30 de abril de 2008
Primeiros tugas em Moscovo
Chelsea e Liverpool são as equipas candidatas à vaga - com Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário em destaque -, num derradeiro jogo totalmente britânico. Hegemonia inglesa no futebol europeu em crescendo.
29 de abril de 2008
Dobradinha à vista...
Fica o registo de mais uma iniciativa do Alto Bola, onde novamente a maioria das preferências recaem nos tricampeões nacionais. Veremos se tal acontece a 18 de Maio próximo.
PS: como ilustração a este texto, deixo a fotografia de mais uma boa coreografia protagonizada pelos Colectivo Ultra XXI no último clássico entre o FC Porto e o Benfica. Sem dúvida que, perante este cenário nas bancadas e bons protagonistas no tapete verde, dá gosto assistir ao vivo a qualquer partida de futebol.
28 de abril de 2008
Champions: Vitória de Guimarães favorito
A ver vamos se assim acontece, numa altura em que o Sporting é segundo, o Vitória de Guimarães terceiro e Benfica o quarto, com os setubalenses em quinto e definitivamente fora desta corrida. Faltam duas jornadas para terminar a Liga e um ponto é a diferença entre estas três equipas com a prova milionária no pensamento.
Mão cheia de profissionalismo
O Sporting é agora segundo (venceu, 2-1, o Marítimo) e o Benfica (superiorizou, 2-0, ao Belenenses) ficou a um ponto da última pré-eliminatória milionária. Emoção ao rubro no topo da tabela para as duas derradeiras jornadas.
Mais abaixo, destaque para a consumada descida da União de Leiria (de regresso à Honra dez anos depois), num jogo com o aflito Leixões (1-3), que com a vitória deixou a posição de despromoção, entregando-a ao Paços de Ferreira, que na abertura da jornada perdeu (2-1) com Sporting de Braga, sem Manuel Machado.
Enquanto que Académica (vitória, 0-3, no Nacional) e Naval (melhor, 1-0, que o Boavista) asseguraram a permanência, o Estrela da Amadora ainda se mantém em alerta, até porque esta segunda-feira desloca-se ao europeu Vitória de Setúbal.
22 de abril de 2008
Pesca turbulenta
Mais: De regresso a terra, da pesca miúda arsenalista que se espera na lota bracarense desde logo salta à vista dois peixes de porte considerável: Carlos Freitas e, pelo que se apregoa, Jorge Jesus. Serão estes os primeiros desempregados da próxima época?
21 de abril de 2008
Sob a sina do 24
À margem do morno jogo entre dragões e águias (2-0), onde foi notória a imposição de ritmo por parte da formação da Invicta, ficamos com a certeza de que estamos a falar de dois clubes que actualmente têm fins bem distintos: uma com índices anímicos em crescendo, com um verdadeiro plantel e equipa, com organização, com resultados, com público, com os 'reis' Lucho, Lisandro, Bosingwa, Paulo Assunção, com quase tudo o que de melhor apraz registar; outra cabisbaixa, sem fio de jogo, completamente partida, com um acumular de erros incompreensíveis, com enorme desorganização desportiva, com adeptos revoltados, com Maxi Pereira, Luís Filipe, Makukula, Adu, com quase nada. Tudo junto só podia dar numa diferença de 24 pontos!
E por falar em pontos, nota para mais um ganho pelo Vitória de Guimarães (0-0, na Académica) aos mais directos adversários, fruto também da surpreendente derrota (4-1) do Sporting com a condenada União de Leiria. Incrível! Depois dos 5-3 da Taça de Portugal… o regresso à normalidade fora das provas a eliminar.
Grande Boavista, num momento delicado, com espírito de grupo (1-0, ao Nacional); péssimo Sporting de Braga (4-1, no Marítimo); e indecisões na cauda da tabela (Paços de Ferreira-Naval, 2-2, e Leixões-Estrela da Amadora, 0-0). Falta o Belenenses-Vitória de Setúbal, dois candidatos à Europa e, a três jornadas do fim, a tirarem Benfica e Sporting do pódio!
Mas, voltando ao início, o 24 pode até deixar de ser notícia, uma vez que, pelo andar da carruagem, os números podem ser outros, bem superiores, claro.
18 de abril de 2008
Menezes (a prazo) em Gaia
Por isto, só dois cenários se me afiguram: Menezes é convencido a recuar pelos apoiantes de peso e a recandidatar-se ao PSD, o que no meu ponto de vista não seria a melhor opção; ou então decide esperar que o novo líder tombe aos pés de Sócrates e do PS nas Legislativas que se seguem e, ai sim, reentrar na ribalta para tentar seguir a história, onde nenhum partido fica no poder mais do que duas legislaturas seguidas. Voltar a ganhar Gaia, entregá-la a Marco António Costa e seguir para Lisboa pela porta grande pode estar ou não no horizonte do político, mas certamente que faz parte do meu pensamento.
Uma coisa é clara: apesar de alguns Velhos do Restelo me terem tentado dissuadir de tal ideia, já o tinha dito neste espaço que o querer e conseguir assumir a liderança do PSD não teve o timing correcto; agora veio-se a provar que tinha razão.
Assim, Gaia volta a ser, para Luís Filipe Menezes, mais uma vez, um projecto a prazo.
17 de abril de 2008
Alvalade em êxtase...
Tudo levava a crer que, depois da humilhação da Académica, o Benfica voltasse aos bons resultados. A dinâmica, o preenchimento dos espaços e as transições rápidas foram conseguidos durante 30 minutos, período este em que o losango das águas anulou por completo o similar sistema dos leões. O murro na mesa dado por Paulo ao intervalo foi determinante, assim como o foi o regresso de Derlei aos relvados. O Ninja, que se notabilizou em Portugal de azul e branco, foi o verdadeiro quebra-cabeças no sector ofensivo, com um Benfica encostado às cordas e à espera que Quim negasse a evidência.
Com este resultado, ficam as notas positiva para um Sporting renascido, novamente, nas partidas a eliminar, em que pode salvar a temporada com uma vitória no Jamor, e a negativa para um Benfica sem alma nem chama, onde os supostos erros de arbitragem mais não servem do que tapar os males que foram sendo incrementados durante toda a época desportiva. Ponto final para o clube da Luz na luta por troféus; resta apenas alcançar o acesso à Champions. Mais: Rui Costa não terá a despedida festiva, em desafios oficiais, que tanto desejava.
Duas perguntas: Onde anda o Vieira director-desportivo que ninguém o ouve na defesa do grupo de trabalho? Onde anda o Vieira presidente responsável por toda esta situação na instituição? Uma certeza: deverá estar a preparar o discurso de promessas para aclamar pelas casas encarnadas no defeso!
Incongruências à parte, para quem não acha que o futebol é o melhor desporto do Mundo, este Sporting-Benfica serve para provar precisamente o contrário. Fossem todos assim…
16 de abril de 2008
Jamor de azul e branco
Esta quarta-feira saber-se-á quem será o último adversário da época do tricampeão. Sporting e Benfica são os candidatos a formarem a grelha de mais um clássico a realizar em Oeiras.
Dinheiro ‘fresco’ no Bessa
Com todo este encaixe, espera-se agora que o Boavista consiga resolver de vez os problemas financeiros e projectar-se verdadeiramente para o futuro, encontrando para tal o rumo desportivo certo para voltar a dar alegrias a quem aprendeu a admirar as prestações da equipa de xadrez em Portugal e na Europa. Pela história centenária, assim o desejo.
15 de abril de 2008
'Rebenta a bomba'
Pela paz e criatividade desta claque, penso que os responsáveis azuis e brancos deveriam rever o espaço que lhe é reservado no Dragão. Sem dúvida que a actual localização não é a melhor. Por vezes mais parecem arredados do espectáculo para o qual muitas vezes se notabilizam como autênticos protagonistas. Por que não a fixação desta claque por trás da baliza do Topo Norte, a exemplo do que acontece noutros palcos?
Resultados que não enganam
Enquanto na luta pela Europa o Marítimo (impôs-se, por 0-3, na Naval) e o Belenenses (ganhou, por 0-2, na Amadora) se aproximam do sensacional Vitória de Setúbal, ao contrário do Sporting de Braga (perdeu, por 0-1, com a condenada União de Leiria), fica o bom registo da fuga do Paços de Ferreira ao lugar abaixo da linha de água (tombou, por 1-2, o Nacional).
Posto isto, tudo normal. Lugares da Champions, da Europa e de permanência em disputa até ao fim.
Sobre a próxima jornada, destaques para o clássico FC Porto-Benfica e para o europeu Belenenses-Vitória de Setúbal, tal como para o Leixões-Estrela da Amadora e o Paços de Ferreira-Naval na resistência à despromoção.
11 de abril de 2008
Resta a Taça de Portugal
Com tudo isto, estão a escassear os créditos dados à prestação leonina desta temporada. Talhada para as provas a eliminar, primeiro foi a final da Taça da Liga perdida, agora a UEFA, restando apenas a Taça de Portugal, pois quanto ao campeonato... 20 pontos de diferença é muito ponto!
Nota: assim se prova que o facto de se conseguir um bom resultado no primeiro desafio fora de portas não significa que tudo esteja encaminhado para permanecer nas competições reguladas por play-off. O Sporting assim o pensou…
Nota2: para provar isto mesmo, tomemos como exemplo os últimos casos de sucesso do FC Porto na Europa: os triunfos na Taça UEFA e na Champions foram concretizados sempre com a primeira-mão das eliminatórias disputadas em casa.
A saga continua…
10 de abril de 2008
Novo amparo no Bessa
Mais: é de forma camuflada que emite opiniões, recorrendo para isso ao Blog da Bola, onde se desresponsabiliza de tais actos, precisamente pelo facto de não assinar todas as atrocidades que consegue espumar, recorrendo constantemente ao insulto fácil (leia-se, por exemplo, o texto intitulado ‘O Triunfo dos Porcos’), ao vocabulário atroz e pouco dignificante de uma classe, mesmo que, repito, arredado dela simplesmente por dificuldades culturais ou de relacionamento.
Por mostrar ter preferência por felinos que lhe dão amparo, tornou-se director do jornal mensal editado actualmente pelo Boavista. E por este emblema merecer muito melhor do que Marinho Neves, Joaquim Teixeira e Álvaro Braga Júnior têm responsabilidades na má escolha desta imprecisa personagem para dirigir um bom projecto renascido das cinzas ao fim de 15 anos, pois este indivíduo - além do que foi dito atrás - ainda é o autor de um livro cheio de dualidades - ‘Golpe de Estádio’ -, no qual tenta falar sobre supostos actos (apenas os que lhe interessam, com os axadrezados à cabeça) de corrupção no futebol português.
Por ter simpatia pela instituição Boavista, para mim tudo isto é, no mínimo, lamentável…
Hegemonia inglesa na Europa
8 de abril de 2008
Dinheiro fácil!
Por este andar, não
ache estranho se um
dia lhe aparecer este
cenário pela frente!!!
7 de abril de 2008
Vídeos do "Tri"
Jogadores eufóricos
Dragão ao rubro
Vídeos do Bessa
Livre de Petit e recarga de Rodriguez
Cardozo falha o alvo
Mérito dos Tricampeões
Posto isto, a festa foi feita, este sábado, no Dragão, para gáudio de milhares de portistas, dentro e fora do estádio. Quando assim é, há que aplaudir aos vencedores e saber pertencer aos vencidos. Por vezes, é difícil. Mas mais vale parabenizar quem o merece, sobe pena de se cair no ridículo. Infelizmente, alguns estão sempre a tropeçar; e a dizer que estão a ser “empurrados” para baixo. Quanto muito, e porque estão em segundo (a 18 pontos do campeão), seriam antes “puxados” por quem lutam directamente e se seguem na tabela classificativa e nunca “empurrados” por quem está acima! Mas até aqui se vê a pequenez de certos agentes, preocupados em limpar uma gestão desportiva tão deprimente quanto as palavras que oram para parte incerta, que mais não servem para espoliar os créditos alheios e esconder os deméritos internos.
Enquanto a festa se faz entre os dragões, os lugares de acesso à Europa e os da permanência estão a ferro e fogo. Quatro equipas para dois lugares na Champions - Benfica, Guimarães, Sporting e Setúbal; cinco emblemas com pensamento no sexto posto que dá acesso à UEFA – Braga, Marítimo, Belenenses, Nacional e Boavista; mais cinco que se negam à única posição que oferece a despromoção – Estrela da Amadora, Naval, Académica, Leixões e Paços de Ferreira.
Grande campeonato este que tem um justo vencedor e onde a competitividade se prevê decorrer até ao “apito final”.
PS: O Alto Bola esteve na 23.ª festa do FC Porto como campeão nacional, assistiu no Dragão à goleada (6-0) imposta ao Estrela da Amadora e, no dia seguinte, ainda passou pelo Estádio do Bessa para testemunhar o empate (0-0) entre o Boavista e o Benfica. Imagens e vídeos destes dois momentos seguem em postagens posteriores.
4 de abril de 2008
Rumo a Manchester...
Ultrapassado este momento de fogo pelos leões, importa confiar nos homens de Paulo Bento rumo às ‘meias’ da competição, até porque tem sido em eliminatórias que o Sporting se sente mais confortável e de onde tem tirado os melhores proveitos para a época desportiva.
Espero que, na próxima quinta-feira, Alvalade esteja cheio de público e de entusiasmo. Tudo para que existam as devidas condições anímicas dentro das quatro linhas que levem o Sporting e o nome do país o mais longe possível na segunda principal prova do Velho Continente. Estou certo de que seria bonito ver Manchester vestir-se de gala para uma final onde o grupo leonino tentaria fazer esquecer a derrota, de 2004/05, com o CSKA de Moscovo. Que assim seja.
3 de abril de 2008
O título visto pelos leitores…
Em suma, o perspectivado por 67% dos participantes vai mesmo acontecer nos próximos dias. Resta saber se será já este sábado, no Dragão, altura em que os dragões recebem o Estrela da Amadora, na 25.ª jornada da Liga.
1 de abril de 2008
Anos a fio…
Foram anos a fio a condenar pessoas na praça pública; anos a fio a atirar pedras por quem tem telhados de vidro; anos a fio a defender terceiros como se de familiares se tratasse; anos a fio a falar de ofertas de apitos dourados - mais recentemente de peças em cristal; anos a fio a acusar fraudes em transferências de jogadores; anos a fio a lembrar jogos alterados geograficamente; anos a fio a defender-se o aliciamento de jogadores amigos e ex-clientes; anos a fio a gastar tinta em vão; anos a fio a zumbir aos ouvidos… Tantos anos a fio para agora se falar na perda de seis pontos e em descida de divisão?! E ainda por cima no dia das mentiras?! É obra!...
A haver punições ou absolvições, então que elas apareçam, com celeridade, pelas vias judiciais. A haver acusações, então que elas sejam para tudo e todos. Se nada disto houver, então que se preserve o bom-nome das pessoas. Paladinos ou pinóquios à parte, ainda bem que neste anos a fio não tenho perdido tempo com isto!
A três pontos…
E a emoção continua na corrida pela sexta posição, que certamente irá carimbar um lugar na UEFA, com o Sporting de Braga (empatou, 0-0, com o Leixões), o Nacional (impôs-se, por 2-0, à condenada União de Leiria), o Belenenses e o Marítimo melhor colocados.
Mais abaixo, o Estrela da Amadora deu passos seguros para permanecer na Liga, uma vez que se superiorizou (3-1, na Reboleira) à instável Académica.
Assim sendo, tudo em aberto no campeonato; à excepção, claro, do campeão e do lanterna vermelho.
Sábado, a partir das 22:30, os portistas podem descer à rua, caso o FC Porto some os desejados três pontos na recepção ao Estrela da Amadora.