7 de abril de 2008

Mérito dos Tricampeões

Está feito. O FC Porto é tricampeão nacional. Líder desta a primeira jornada, melhor plantel, equipa, ataque, defesa, recordes atrás de recordes… Enfim, que mais se pode dizer sobre a justeza do desfecho triunfal desta Liga? Jogos falseados, como alguns apregoam? Não acredito. Inépcia dos principais concorrentes e supremacia azul e branca? Sem dúvida. Se há campeonato límpido nos números, então este é um deles.
Posto isto, a festa foi feita, este sábado, no Dragão, para gáudio de milhares de portistas, dentro e fora do estádio. Quando assim é, há que aplaudir aos vencedores e saber pertencer aos vencidos. Por vezes, é difícil. Mas mais vale parabenizar quem o merece, sobe pena de se cair no ridículo. Infelizmente, alguns estão sempre a tropeçar; e a dizer que estão a ser “empurrados” para baixo. Quanto muito, e porque estão em segundo (a 18 pontos do campeão), seriam antes “puxados” por quem lutam directamente e se seguem na tabela classificativa e nunca “empurrados” por quem está acima! Mas até aqui se vê a pequenez de certos agentes, preocupados em limpar uma gestão desportiva tão deprimente quanto as palavras que oram para parte incerta, que mais não servem para espoliar os créditos alheios e esconder os deméritos internos.
Enquanto a festa se faz entre os dragões, os lugares de acesso à Europa e os da permanência estão a ferro e fogo. Quatro equipas para dois lugares na Champions - Benfica, Guimarães, Sporting e Setúbal; cinco emblemas com pensamento no sexto posto que dá acesso à UEFA – Braga, Marítimo, Belenenses, Nacional e Boavista; mais cinco que se negam à única posição que oferece a despromoção – Estrela da Amadora, Naval, Académica, Leixões e Paços de Ferreira.
Grande campeonato este que tem um justo vencedor e onde a competitividade se prevê decorrer até ao “apito final”.

PS: O Alto Bola esteve na 23.ª festa do FC Porto como campeão nacional, assistiu no Dragão à goleada (6-0) imposta ao Estrela da Amadora e, no dia seguinte, ainda passou pelo Estádio do Bessa para testemunhar o empate (0-0) entre o Boavista e o Benfica. Imagens e vídeos destes dois momentos seguem em postagens posteriores.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Vozes de Burro não chegam ao Céu", lá diz a sabedoria popular...Não vejo ditado mais a propósito para classificar as palavras de LF.Vieira do SLB após mais um desaire frente ao valente Boavista ! Vendo o 2º lugar em sério risco que provavelmente vai perder, clama pela PJ ! Para quê ? Para marcar os golos que os seus jogadores não conseguem ? Nunca vi nada mais ridículo...assim não vai longe não. VIVA O FCP

Anónimo disse...

Chamem a Policiía...ou ou ou! Excelente musica esta. Aconselhava o Presidente do Sport Lisboa e Benfica a contractar uma empresa de consultoria em gestão desportiva, pois de futebol este homem percebe muito pouco. O mesmo não se pode dizer do ramo da Construcção...aí sim é so projectos e muito dinheiro ??? a circular...caso para dizer Vieira o BERDADEIRO TROLHA DA ARIOSA!

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs