30 de novembro de 2007
Parabéns Leixões!
Para mais tarde recordar...
PS: O Alto Bola volta a dar-lhe boas imagens já este sábado, a partir do Estádio da Luz, no Benfica-FC Porto. Até lá.
Parabéns Sporting de Braga
Parabéns aos arsenalistas por mais um resultado positivo na Europa e por novamente ter dignificado o futebol nacional.
PS: só tenho pena que o bom trabalho protagonizado pelo Sporting de Braga, esta quinta-feira, não tivesse aberto os alinhamentos dos espaços desportivos da nossa imprensa...
29 de novembro de 2007
Goleada inesperada
1– Stepanov voltou a cometer erros e Torres fez o que quis do central sérvio. Depois dos maus passes e das más transições de bola do sector recuado para o intermediário, o segundo tento surge da inoperância de marcação do defesa e o terceiro de mais uma infantil grande penalidade. Bruno Alves já não estava habituado a tantos deslizes juntos na primeira linha da equipa;
Irónicos abraços
Para a história fica este irónico abraço...
Oportunidade perdida
28 de novembro de 2007
Bombardear sem jeito
PS: voltarei a este assunto...
Venha a Taça UEFA
Averbado mais um infortúnio, o Sporting segue para a Taça UEFA. Na retina da participação da Champions fica a primeira vitória fora de portas (em Kiev,
27 de novembro de 2007
Liga Intercalar arranca esta quarta-feira
Para quem nunca ouviu falar desta competição – eu só tomei conhecimento por alerta de um amigo -, ela surge com a finalidade de acrescentar ritmo competitivo aos jogadores menos utilizados dos plantéis dos dez clubes circunscritos geograficamente e inseridos na Liga e na Liga de Honra. Ou seja: Boavista, Desportivo das Aves, FC Porto, Gondomar, Leixões, Penafiel, Sporting de Braga, Trofense, Varzim e Vitória de Guimarães.
Nostalgia axadrezada
A ganhar por 2-0, os vimaranenses deram a devida resposta e,
Depois deste percalço, espera-se que o Vitória continue a perseguição aos três grandes e que o Boavista se reencontre e regresse o quanto antes ao lugar que merece em Portugal… e na Europa.
26 de novembro de 2007
Sete mortos na Bahia
Desta vez, nem as Mães de Santo do Dique do Tororó – Esculturas da Fonte Luminosa - ajudaram a que o mal não acontecesse na cidade dos Orixás e do Candomble.
PS: fotos de Salvador da Bahia tiradas em Maio de 2007.
Reencontrar a vitória
Assim, é com quatro pontos de vantagem sobre os encarnados que os azuis e brancos irão actuar em Lisboa, de onde sairão sempre como líderes da Liga.
Pinceladas finais
Tranquilidade marítima
22 de novembro de 2007
Outros olhares
Depois dos falhanços do Maniche, aqui fica o bom remate do Nani, o desespero da Finlândia e a festa de Portugal no Dragão...
Impaciência para a crise
Depois de presenciar ao inesperado, perguntei a mim mesmo o que mais iria acontecer nesta noite chuvosa de Outono. Ainda estava longe de saber que já tinha acontecido: a Inglaterra acabava de falhar a qualificação para o Europeu e os jogadores croatas tinham enchido os bolsos com ‘petrodólares’ de magnatas russos!…
Hino e irritação no Dragão
Ouça o nosso hino cantado em uníssono, esta quarta-feira, no Dragão...
... e, já agora, um fragmento da irritação de S(o)colari na sala de imprensa.
PS: a bateria do telemóvel acabou e não consegui gravar tudo... que pena!
Parabéns Portugal!
Pese embora a boa exibição tenha ficado de novo no balneário, o importante foi conseguido. O nulo faz-nos tirar o passaporte para a Áustria e a Suiça, e para colocar o carimbo bem podemos agradecer a uma formação nórdica mais preocupada em defender e há espera que um golito aparecesse no final – uma inspiração tirada de muitas equipas portuguesas.
Em resumo: mesmo com altos e baixos na qualificação, de más escolhas técnico-tácticas, de um ou outro soco (!) mal dado, da estreia do luso-brasileiro Pepe e da saída inesperada de S(o)colari da última conferência de imprensa em jogos oficiais antes do Europeu, o que importa mesmo é que o objectivo foi conseguido. Pelo valor individual, espero agora que os índices colectivos do grupo subam significativamente em Junho próximo. Apesar de tudo, parabéns Portugal!
20 de novembro de 2007
A Nossa Quadradura do Círculo!
Independentemente da preferência ideológica, penso que não se deve menosprezar as intenções do povo e deixar de se chamar a terreiro todas as correntes políticas da nossa praça, (repito) quanto mais não seja aquelas que os portugueses escolheram para o principal hemiciclo do país. No meio desta panóplia de incongruências, safa-se o debate na RTP2, a partir de Estrasburgo, com os eurodeputados dos diferentes partidos representados no Parlamento Europeu.
19 de novembro de 2007
Ajudar a bater palmas
Há quem diga que, em cinco anos em Inglaterra, nunca foi assobiado mas também há quem se esqueça de dizer que em terras de Sua Majestade o futebol tem uma entrega singular por parte dos atletas e que o jogar bem ou mal é secundário. Não sou adepto dos assobios, mas também confesso que no final das partidas não gosto de bater palmas, quando vejo que pouco ou nada foi feito no rectângulo mágico. Vá lá que o árbitro acompanhou a sinfonia desafinada e se esqueceu de marcar uma grande penalidade contra os patrícios.
Com S(o)colari de regresso ao banco no Estádio do Dragão, espero que os intervenientes consigam motivar os espectadores a, pelo menos, baterem palmas. Para isso basta apresentar garra, jogo colectivo e sem vedetismos, não se fixar na defesa da vantagem, tentar suplantar os pontos fracos com a entrega. É isto que vejo no futebol que se pratica
Na Paz dos Anjos
Solução governamental para o problema: “dá-se novo tacho ao Almerindo, agora numa nova empresa que se quer privatizar, e o Santos deixa de estar no Altar dos injustiçados, passando a imperar a Paz dos Anjos".
Enganos que valem a pena!
Mas não faz mal, a crise já passou: já não há atentados, acabou a corrupção, o petróleo deixou de estar controlado, já não há presos políticos, sunitas e xiitas entendem-se às mil maravilhas, a paz impera de dia para dia! Há mesmo enganos que valem a pena!!!
16 de novembro de 2007
Isto é desporto?!
Esta modalidade também se pratica no Norte da Europa, mais concretamente nos países escandinavos, mas claramente de forma bem mais pacífica e desportiva.
Bons é maus exemplos para os mais novos, portanto.
Que sirva de exemplo
Binya é jovem, tem feito faltas típicas de quem tem pujança para dar e vender, mas tem que aprender que não vale tudo no desporto-rei. O médio do Benfica é um jogador com futuro promissor, por isso, que lhe sirva de exemplo…
15 de novembro de 2007
A luta continua
Estou certo de que se isto acontecesse em Espanha, logo aparecia o Rei a dizer: "Por que no te callas!" Mais certo estou de que na Venezuela Hugo Chávez vai contratar um guitarrista para acompanhante!...
PS: quem quiser ver tudo o que se passou no último Homens da Luta junto da selecção, aqui fica o horário onde as cenas passam, sem censura, na SIC Radical: quartas-feiras às 23:oo, com repetições aos sábados (01:00), domingos (24:00) e terças-feiras (01:00). O Alto Bola deixa-lhe algumas cenas, não editadas, do sucedido com o Jel e o Vasco.
13 de novembro de 2007
Alto Bola globalizado
Assim, aqui ficam os países onde, até hoje, alguém se preocupou em saber quais as novas ou opiniões que o Alto Bola publica: Portugal (incluindo Açores e Madeira), Estados Unidos da América, Canadá, Suiça, Roménia, Ilhas Caimão, China, França, Croácia, Chile, Noruega, Lituânia, Alemanha, Espanha (incluindo Canárias), Brasil, Bélgica, Irão, Singapura, Qatar, República Checa, Angola, Polónia, Hong Kong, Peru, Tunisia, Egipto, Moçambique, Irlanda, Austrália, Tailândia, Malásia, Turquia, Luxemburgo, México, Índia, Colômbia, Itália, Holanda, Marrocos, África do Sul, Finlândia, Japão, Inglaterra, Dinamarca, Paquistão e Suécia.
Sem mais palavras de momento sobre o assunto, e na certeza de que a lista vai sendo actualizada, o Alto Bola agradece aos leitores de todo o Mundo.
Pior jogo da época
Mais: mercê do empate do Vitória de Guimarães, o Sporting partilha agora o quatro lugar
Aproveitar deslizes
PS: a entrada de Ricardo Silva, por trás, sobre Cardozo surgiu fora de tempo e merecia ter tido outro desfecho.
Dois erros infantis
PS: pela primeira vez de há uns anos a esta parte ouvimos opiniões distintas do sucedido num jogo entre o grupo de trabalho da equipa da Invicta. Jesualdo Ferreira fala de falta de atitude dos jogadores e estes defendem-se, discordando do timoneiro, vincando que tudo não passou de dois lances infelizes. Este é o resultado de uma política de comunicação mais aberta à imprensa, coisa que não se passou nos últimos tempos. Todavia, para haver esta abertura, impõe-se que os protagonistas sejam preparados (media training) para lidar com os profissionais da comunicação social. Estou certo que o risco de haver desentendimentos públicos pode dar origem ao fatídico blackout...
Violência mafiosa
PS: Aqui fica o link do blogue do jovem morto por um polícia no passado fim-de-semana. A música e a Lázio eram os passatempos de Grabriele Sandri...
8 de novembro de 2007
Sir 21
PS: além de José Mota - que leva nove anos de Paços de Ferreira, com uma passagem fugaz pelo Santa Clara -, alguém sabe quantos treinadores têm mais de três épocas seguidas no mesmo clube a actuar na Liga? Nenhum, claro!
Nova pergunta
Combater a normalidade
O empate (2-2) de Alvalade tem o sabor amargo da derrota, ainda por cima da forma como aconteceu. Mas há que dar os parabéns aos homens de Paulo Bento, que tudo fizeram para contrariar a tendência de actuar perante clubes desta nacionalidade, e que só por um infortúnio de Polga tal não aconteceu.
Mais: com o bis conseguido - podia ser hat-trik, se não lhe fosse anulado um tento -, deve-se continuar a tirar o chapéu ao melhor avançado a actuar
PS: porque estes jogos não servem apenas para ganhar pontos, mas também experiência internacional, impõe-se que o Sporting tenha aprendido a lição e que para a próxima consiga conservar a bola nos derradeiros minutos da partida, quando se encontra em vantagem no marcador.
7 de novembro de 2007
Feito num 8!
A ver vamos se a maior goleada da história da competição assustou Jesualdo o suficiente para o levar a fazer as mesmas asneiras da época passada no Arsenal…
Taça UEFA no horizonte
Com a derrota frente ao Celtic, resta à equipa portuguesa sonhar com a Taça UEFA. Para sair do último lugar no grupo, o Benfica tem que pontuar
PS: Se em Portugal as entradas fora de tempo ameaçam o vermelho, na Champions nada se perdoa. A agressão de Binya é imprópria para o desporto-rei e um castigo exemplar ao jovem camaronês impõe-se. Imperdoável e de arrepiar…
A casmurrice sem Lucho
Todavia, foi só
Dois pontos. Esta é a distância que falta percorrer pelo FC Porto para seguir em frente na Champions e quem sabe ficar em primeiro no grupo.
6 de novembro de 2007
Ainda combalido…
Sem perder muito tempo com o fim-de-semana desportivo, até porque a Champions arranca esta terça-feira, destaque para a aproximação do Benfica e do Sporting ao líder FC Porto no campeonato. Com um treinador algo irregular a partir do banco, os dragões não conseguiram fazer a ‘Prova dos 9’. Novo golo encarnado nos últimos dez minutos e nova inspiração de Liedson entre os leões fizeram com que a Liga passasse a ganhar alguma emoção no topo. Desta jornada, nota positiva também para o Vitória de Guimarães, que foi ganhar ao Marítimo e se cimentou no quarto lugar.
PS: A reaparição de Santana no parlamento acontece esta terça-feira. Vamos rever a troca de palavras com Sócrates, a fazer lembrar os debates entre os dois na RTP… Mas certamente que desta vez estará lá mais gente!
1 de novembro de 2007
Parabéns Fátima!
Parabéns ao Fátima, à humildade e à Crença, mas em futebol tudo é Físico, logo possível!…
Uma pergunta: quem é que salvou o Sporting e Paulo Bento? Liedson, claro!
Mais um grande a cair
Quanto ao Benfica, mais um objectivo se esfumou e mais umas declarações de Camacho que não cairam bem junto dos benfiquistas. No meu ponto de vista, a sinceridade, o pragmatismo e o não falar para agradar as massas são sempre vectores importantes na personalidade de alguém. Vamos ver o que faz o Benfica com todas as armas nos jogos que se avizinham…
PS: O Bonfim esteve praticamente cheio. Porquê? Bilhetes a cinco euros para os sócios dos dois clubes e a dez euros para o público; valores condignos com o nosso futebol e com o nosso país...