30 de maio de 2008

A caminho do Euro II...


Ainda a propósito da permitida (e infeliz) intromissão do Roberto Leal e do filho no estágio da selecção nacional…
Perdão!...
Ainda a propósito da musa venezuelana que invadiu o treino da Itália rumo ao Euro 2008, aqui fica mais uma fotografia da rapariga que tirou do sério os ‘machos’ transalpinos.

Dragãozinho em construção

Em fase adiantada de construção, o Dragãozinho continua a ganhar forma. Paredes-meias com a VCI e com o Estádio do Dragão, o futuro pavilhão para as modalidades amadoras vai acabar com uma fase nómada e pouco exemplar, devolvendo aos desportos extra-futebol a dignidade que merecem.
Com a piscina a ficar para segundo plano, o sucessor do pavilhão Américo de Sá terá o nome de Dragão Caixa e é mais um projecto da era Pinto da Costa. Resta saber se os 2007 lugares do recinto, desenhado por Manuel Salgado, não serão poucos para tantas solicitações. A obra estará pronta no final deste ano.



Minho em destaque

A seguir às campanhas agressivas de marketing dos três grandes em épocas anteriores, eis que surgem mais duas de captação de novos públicos. Com o defeso em marcha e já a antever a temporada que se avizinha, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga tudo fazem para mover os adeptos até aos estádios. O Minho está em destaque nesta pré-época, a bem do futebol e de toda uma região.

28 de maio de 2008

Enjoadinho?

Alguém anda muito enjoadinho por estas bandas. Espera-se que a falta de humildade (cada vez maior) não aumente à medida que vai crescendo a conta bancária e os elogios da crítica. Para quem quer ser o melhor do mundo – e já o é seguramente – exige-se uma postura mais consonante com aquela a que estávamos habituados (por exemplo, a alegria demonstrada no Euro 2004 e a tristeza das lágrimas derramadas na final, onde todos nós nos revimos nelas).
Neste momento, às portas do Euro 2008, a selecção nacional e todos os portugueses agradecem uma diferente forma de estar de Cristiano Ronaldo. Se assim não acontecer, haja coragem para o colocar no sítio ou então dizer-lhe que em Espanha também serão transmitidos os jogos da Áustria e Suiça via televisão…

27 de maio de 2008

A caminho do Euro...

Enquanto em Itália os jogadores transalpinos são brindados com beldades deste tipo no estágio para o Euro 2008, por cá tudo é diferente; é Roberto Leal e o filho que furam as portas da serenidade dos atletas portugueses!…
É tudo uma questão de mentalidade!

Não é que seja adepto da violência, mas lá que alguns actores sociais, desportivos e políticos da nossa praça mereciam igual tratamento ao registado neste vídeo, lá isso que ninguém tenha dúvidas!...

26 de maio de 2008

Golo de Pelé, na final da Taça de Itália. Apesar do 2-1 final favorável à AS Roma, vale a pena rever este brilhante remate do grande médio português do Inter de Milão… que S(o)colari deixou de fora do Euro 2008!...



Há coisas fantásticas, não há?!

Vítor Oliveira sobe o Leixões e despede-se do clube. Ao mesmo tempo, época 2006/07, José Mota leva o Paços de Ferreira à Europa e permanece na Capital do Móvel. Um ano depois, José Mota desce de divisão, frente à União de Leiria de Vítor Oliveira, que não consegue salvar a formação do Lis da Honra, mas ajuda indirectamente o Leixões, clube do coração.
Planificação da época 2008/09 no emblema de Matosinhos: José Mota o treinador escolhido e Vítor Oliveira o novo director-desportivo.
No futebol, também há coisas fantásticas, não há?!

Flores na Luz

Fumo branco. Já há treinador. Terceira escolha. Às recusas de Queiroz e Erikson, Quique Flores foi a opção certa para o Benfica.
Será que em Portugal não havia ninguém com o mesmo ou melhor perfil do que o jovem técnico Espanhol? Peseiro, Toni, Calisto, Cajuda, Humberto Coelho, Carvalhal, Mota, Machado, Pacheco, Jesus, Vítor Oliveira…
O problema é que, sendo portugueses, no Benfica todos 'morriam' praticamente à nascença...

23 de maio de 2008

Futuro de Ronaldo...

Peça fulcral no onze do Manchester United, esta foi a época de consagração de Cristiano Ronaldo. Premier League e Liga dos Campeões na mesma temporada; melhor marcador das duas mais difíceis competições da Europa; jogador mais valioso da final de Moscovo; atleta do ano em Inglaterra. Tudo somado dará, certamente, o título de melhor futebolista do mundo.
Antes da participação no Euro 2008, a indecisão quanto ao futuro, no meu ponto de vista, é pouco benéfica para o próprio e para a selecção nacional. Além de poder existir alguma falta de concentração que pode afectar o coletivo, em termos individuais o que o extremo considera de um “sonho” pode mesmo transformar-se em pesadelo. Não pelo Real Madrid ser de menor dimensão do actual emblema que representa, mas simplesmente pela diferente competitividade dos dois campeonatos em causa. Jogar em Espanha seria dar um passo atrás na evolução técnica e táctica. Estou certo de que se, há uns anos, tivesse saído do Sporting para jogar no país vizinho, as capacidades física e mental não seriam as mesmas que hoje possui. Por isso, o melhor mesmo seria adiar para o fim da carreira uma eventual mudança de país e permanecer até ver em terras de Sua Majestade. Mas como não sou o empresário de Ronaldo…

Champions para Manchester

Ainda não foi desta que o Chelsea conseguiu ser campeão europeu. Num jogo de nervos e de muitas incertezas, o empate a uma bola (Ronaldo e Lampard) prevaleceu durante os 120 minutos e tudo ficou decidido na lotaria das grandes penalidades (5-4). O Manchester United foi mais feliz e nem o desperdício do número 7 da selecção nacional moralizou John Terry. Ao capitão dos blues seguiu-se a falha de Anelka e pelo meio os sucessos de Nani e Anderson. Em Moscovo, os red devils amealharam a terceira taça da melhor equipa da Europa, num desafio em que Ricardo Carvalho esteve do outro lado do campo, ao contrário de Paulo Ferreira e Hilário, que não foram utilizados por Avram Grant.
Depois da Premier League, Alex Ferguson e Carlos Queiroz conquistam a Liga dos Campeões, essencialmente pelo que a equipa fez na primeira parte deste derradeiro jogo da temporada.

21 de maio de 2008

Pontuais descentralizações...

Em Viseu vive-se futebol. Mais de três mil pessoas presentes no Fontelo para ver de perto os craques da selecção nacional! Um autêntico mar de gente, a provar que o interior deve passar a ser olhado com outros olhos… Se há entraves e interesses corporativos que não deixam certas regiões entrarem no mapa do desenvolvimento, que se deixe pelo menos os agentes regionais criarem políticas concertadas, em nome da terra que representam, sem que dependam sempre do poder central. Como se vê com este exemplo da presença dos melhores jogadores portugueses de futebol no estágio preparatório para o Euro 2008, a população local (à falta de uma desejada regionalização) agradece sempre que há uma pontual descentralização. Portugal não começa e termina no litoral.

Gasolina... demagogias e mentiras

Diz a Galp que é impossível não aumentar o preço dos combustíveis. Perante a discórdia social ao monopólio da petrolífera nacional, a assessoria de comunicação da empresa achou por bem realizar uma conferência de imprensa para colocar alguma 'água na fervura'. Os alertas ao não abastecimento nas bombas mais caras multiplicam-se e lá apareceu a necessidade de justificações, de limpar a imagem. Sacudir responsabilidades o objectivo; direccionar a tónica do discurso e das críticas para “os elevados impostos praticados pelo Estado”, sob pena de haver “bombas de gasolina a fechar portas”.
Este assunto, merece-me algumas reflexões. A primeira sobre os divulgados 175 milhões de euros de lucro da Galp só no primeiro trimestre deste ano! Coitada da empresa, não pode perder lucros, pois vive mal! A segunda sobre os impostos praticados. Aqui o Governo diz não poder mexer. Porquê? Combate ao défice. Como? Novamente sobre as receitas e nunca sobre as despesas. Quem sofre? O povo, o que sofre com a crise. Por último, postos de abastecimento em risco de fechar?! Até dá para rir. É que nunca vi um empresário deste negócio com dificuldades financeiras. O problema é que quem está habituado a muito não quer perder alguma coisa; quem anda de Ferrari já não se contenta guiar um Mercedes!…
Demagogias e mentiras… Eu por cá há muito que não abasteço na Galp, na BP, na Repsol... O meu problema é que, por mais que não queira, o meu carro acaba sempre por ter gasolina refinada e produto Galp. A fronteira com Espanha não justifica a viagem… Pena não poder trazer de lá um camião-cisterna bem cheio só para mim…

20 de maio de 2008

Em nome da região...

"(…) todas as agremiações, associações e grupos desportivos e sócio-culturais nos merecem igual distinção, neles se consubstanciando muito da alma do Porto, residindo nesses grupos de cidadãos uma boa parte da nossa consciência colectiva, algo que é muito nosso e que ninguém conseguirá roubar. E quando alguma dessas instituições atravessa ocasionalmente dificuldades que, por força da sua natureza, ferem os seus membros, também nós nos sentimos atingidos, tocados, tristes, mas sempre solidários. Por tudo isto é que neste momento de reflexão, apetece-me apenas dizer duas palavras: FORÇA BOAVISTA!"
Pinto da Costa, na última edição da revista Dragões

19 de maio de 2008

Com a gasolina a aumentar todos os dias (15.ª vez em cinco meses), haja ainda um pouco de boa disposição na altura de recorrer à bomba! Neste regresso de Oeiras, a cadeira foi cedida pelo Alto Bola e o personagem é o Vasco… Estou certo de que se ri não pela situação, mas antes porque este atestar do depósito é a dividir pelos viajantes de ocasião…

Um domingo diferente

Mais uma vez, oportunidade de assistir ao vivo a uma final da Taça de Portugal. Novamente sentado numa cadeira do Estádio Nacional. Outra vez a constatar as péssimas condições do recinto. Talvez seja por má habituação. Talvez seja esquecimento de como, há uns anos atrás, eram as condições dos estádios portugueses. Talvez seja por rever crianças com sede sem que os pais consigam dar a premente resposta. Talvez seja por rever os urinóis improvisados em tudo o que é canto; de difícil acesso para as mulheres, claro. Talvez seja o facto de rever pessoas a andar pelo pinhal, a subir colinas com os mais novos às costas, só porque alguém do outro lado do estádio as espera. Sem entrar na enorme falta de segurança dentro e fora do palco de Oeiras, só por mera desresponsabilização federativa é que aqui continuam a decorrer eventos desportivos de massas. Vá lá que tudo acaba em festa. Mas o cenário típico de países não civilizados ou do terceiro mundo permanece na retina…
Com a bonita capital ao longe, lembro-me do Sócrates - o 'menino da Maçonaria’. Então não é que vai deixar de fumar?! A partir de hoje, quando for apanhado nalguma infracção, diz-se o mesmo: desculpe, Sr. Guarda, não faço mais isso. Estou desculpado, certo?!
Ainda por Lisboa, novo pensamento: o PSD vai a votos. Sem candidatos naturais do Norte do país, tenho uma certeza: o novo líder não será 'eliminado' à nascença…
De regresso a casa, passagem pela mais recente auto-estrada - recomendada. Com trajecto entre A8, nova A17, N109 e A29 quase oito euros ficam no bolso! O problema maior é a gasolina. Lá se foram os oito euros!...
Já em Gaia, um outro pensamento: Menezes recandidato à Câmara de Gaia (Marco António Costa líder da concelhia). E mais um: desconhecimento dos rostos de cartaz perfilados pela oposição; mas também o que importa são as políticas…
Chego a casa, cansado. 600 quilómetros; montanhismo no Jamor; caminhadas incertas… Um domingo diferente, pior que o da semana passada, onde Espanha mostra outros atributos. Já com a família aqui ao lado, tempo para repousar, até porque amanhã é dia de trabalho, mais um de luta, de esperança por um futuro melhor... Tenho seis horas para esperar que a Regionalização me apareça neste sono…

A Taça é Verde

Terminou a época. Na última competição em agenda foi o Sporting que saiu vencedor. Perante um FC Porto com pouca inspiração, a equipa de Alvalade levou a melhor (2-0) e tudo ficou decidido no prolongamento, quando os dragões há muito jogavam com 10 unidades. Este resultado eleva a formação leonina como a melhor entre nós nas provas a eliminar, juntando a Supertaça à conquista da Taça de Portugal. Por isso, parabéns Sporting!
Num estádio há muito sem condições para desafios desta categoria, o pior elemento em campo acabou mesmo por ser Olegário Benquerença. Era lógico que o vencido deste encontro veria o árbitro como alvo a abater. Actuação péssima, cheia de dualidade de critérios, que em nada abonou no devido ajuizar das regras deste jogo.
Para a história fica a 15.ª Taça de Portugal para os verdes e brancos e mais uma derrota do FC Porto contra os homens de Paulo Bento - Jesualdo Ferreira continua a claudicar nos momentos decisivos e a mexer no grupo quando a pressão atrapalha a razão.
Desafio num palco miserável, num relvado seco e mau para o espectáculo, com umas bancadas em redor tipicamente dos meados do século passado, sem casas de banho para responder a tantas solicitações, com a circulação dos adeptos no exterior do estádio a fazer-se entre mato e pinhal, com poucos bares de apoio para tanta gente, com um espaço pré-histórico para a comunicação social, com falta de segurança no interior, sem nada de atractivo que não a proximidade à capital… Chegou a hora de dizer basta a tanta desresponsabilização…
Venha o Europeu…

16 de maio de 2008

Final da Taça de Portugal. Sporting-FC Porto. Independentemente das (más) condições do Jamor (ou Estádio Municipal de Oeiras, como alguns lhe apelidam), o Alto Bola vai lá estar este domingo. Imagens e vídeos do último jogo da época seguem em postagens posteriores.

E que tal uma boa mariscada como esta?! Em Baiona, Espanha!? Metade do preço praticado em Portugal?! Eu provei! E fartei!...

15 de maio de 2008

Para descontrair...

"Porque no páras de fumar?!"

Taça UEFA para o Zenit

Três anos depois, o futebol russo está de novo em destaque. O Zenit sucede ao CSKA de Moscovo como o mais recente detentor da Taça UEFA deste país. Na (pobre) final de Manchester, desta quarta-feira, a formação de São Petersburgo conseguiu dar uma autêntica lição de futebol ao Rangers. Os azuis e Glasgow, com um jogo amorfo, despersonalizado e pouco moderno, foram presa fácil para uma equipa bem orientada por Dick Advocaat. Vencedor justíssimo, não por este desafio, mas também pela brilhante prestação em toda a competição, desde as pré-eliminatórias.

PS: apesar de Denisov e Zyrianov ficarem para a história como os marcadores dos dois golos desta final, há um jogador que fica na retina: tem 27 anos, é um autêntico número 10, apresenta-se com o nome de Andrey Arshavin e por ele passou toda a dinâmica de jogo do Zenit. Um atleta a reter…

14 de maio de 2008

“Eu é que sou…”

“Eu é que sou o verdadeiro jurista! Eu é que sou o grande juiz! Eu sou o melhor, desculpem, a minha equipa é a melhor! Nós é que fizemos estes relatórios de milhares de páginas. Sem mim, desculpem, sem nós, não havia justiça! Sou de Vila Nova de Gaia, do Benfica desde pequenino, e nas várias conversas em privado (entre elas, com alguns directores de jornais, dias antes de divulgar os castigos) já havia prometido este Apito Final. Palmas para mim, desculpem, para a minha equipa!...”
Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga

Paulo Assunção ameaçado

Na sequência das atitudes baixas e violentas que vêm sendo perpetuadas no mundo do futebol chega-me agora o eco de que Paulo Assunção foi ameaçado à saída do Olival por quatro indivíduos que o esperavam num Mercedes. A questão era simples: ou o brasileiro renovava pelo FC Porto até esta quinta-feira ou tinha a integridade física em causa. Assustado, o médio azul e branco apresentou queixa no posto da PSP mais perto.
Depois do que aconteceu com Co Adriaanse no mesmo local (talvez pelas mesmas pessoas), a instituição FC Porto deveria voltar a demarcar-se de tais actos e defender quem sempre deu tudo em campo pelo clube. Até agora nada disto se passou… Até quando esta ‘ralé’ fica impune?

Jornalistas (novamente) agredidos

Voltou a acontecer algo inadmissível num estado democrático como é Portugal. Tudo porque, mais uma vez, houve jornalistas agredidos à porta do quartel-general do FC Porto. Quando os profissionais se aprontavam para cobrir a conferência de imprensa da SAD azul e branca, onde marcou presença Pinto da Costa, os ânimos à entrada do Estádio do Dragão exaltaram-se e houve quem sofresse na pele a ira dos adeptos portistas pelos recentes factos derivados do Apito Final. Os responsáveis do FC Porto assistiram a todo este cenário e em nada contribuíram no serenar dos rebeldes ímpetos. Resultado: empurrões, ameaças e algumas agressões à mistura feitas a jornalistas que muitas vezes nada têm a ver com os critérios editorias e pessoais definidos por quem estão a representar.
A pressão à liberdade de expressão continua a ganhar forças e a merecer a impunidade por parte das instituições de supervisão. Se há razões para não se concordar com certos trabalhos de alguns órgãos de informação (muitos deles servidores de interesses adversários), o certo é que nada justifica tal postura das massas nem tão pouco dos responsáveis dos clubes. Mais uma culpa (reprovada) que morrerá solteira…

PS:
De registar que situação idêntica à descrita se passou, no mesmo dia (9 de Maio), à porta do Estádio do Bessa. Aqui também não foi a primeira vez que tais lamentáveis actos aconteceram…

PS2: Não esquecer que algo parecido se passou no recente encontro entre dirigentes do Benfica e da Liga num hotel de Lisboa. Mais algumas (cobardes) agressões a profissionais da comunicação social...

13 de maio de 2008

Justiceiros (fracos) do proletariado II

Ainda a propósito do novo justiceiro (fraco) do proletariado, camuflado na pele do antecessor (António Carraça), que mais não queria do que um tacho no mundo do futebol (como se veio a verificar, ao ir para gestor da formação do Benfica) e depois de, também ele, criticar os ‘homens da bola’, deixo aqui um pequeno texto de quem bem conhece este tipo de oportunismo pessoal e usa instituições do futebol mais à mercê como meio de promoção futura.

"Perguntou-me um leitor, a propósito de ter escrito que antónio carraça 'sacava' 20 % sobre o valor dos prémios que a 'federação' pagava aos jogadores, o que é que eu queria dizer com isso?...era isto: no primeiro dia de concentração das selecções 'a' e de 'esperanças', o presidente do sindicato de jogadores, antónio carraça, passava pela tesouraria da 'fpf', na praça da alegria, e levantava...por exemplo, 6000 contos, na moeda da época. seguidamente, dirigia-se ao hotel onde a equipa das quinas estava concentrada, utilizava uma cadeira e uma mesinha, geralmente situada em frente à porta dos elevadores, no andar onde os jogadores tinham os quartos, e pagava-lhes, sem qualquer precaução fiscal,...5000 contos!!!...depois regressava a quartéis com 1000 contitos no bolso.tão simples quanto isso! como a prática (só foi interrompida por mim a partir do primeiro dia em que comecei a exercer o cargo) já vinha, ao que me disseram, desde há alguns tempos atrás, imaginem quanto a 'carraça' não chupou!!!..."
António Boronha, ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Justiceiros (fracos) do proletariado

Uma pergunta para Joaquim Evangelista: Se apenas dois clubes da Liga (FC Porto e Benfica) e cinco da Honra (Trofense, Vizela, Olhanense, Freamunde e Feirense) tinham no início do mês os ordenados em dia, por que se refugia apenas no Boavista (o elo mais fraco) para ter projecção mediática?
Nova pergunta: Ao agir de má-fé para com alguns clubes que saldam os compromissos até ao dia 10, por que é que aponta o dedo a todos os agentes que diz viverem do futebol, quando a si ninguém o conhecia para além dele?
E mais uma: Será que não quer seguir as pisadas do seu antecessor (António Carraça)?

"E eu é que sou burro!"

Estão escolhidos os 23 jogadores para o Euro 2008. Com algumas surpresas (minhas, claro), S(o)colari seleccionou a ‘turminha’ para o campeonato da Áustria e Suiça.

Algumas incompreensões da convocatória:
Ricardo: suplente do Bétis, o homem que tem medo de sair dos postes aos cruzamentos, que continua a ser o menino querido...
Eduardo: o actual melhor guarda-redes português que permanece esquecido.
Beto: o actual terceiro melhor guarda-redes nacional que persiste desconhecido.
Rui Patrício: o guardião nervoso e com potencialidades… que o facto de ser titular do Sporting bastou para ser convidado a fazer as malas.
Caneira: o tal polivalente que se estivesse num grande em Portugal merecia a devida confiança.
Petit: um médio com valor, que nas duas últimas épocas tem andado todo roto; pubalgia, problemas musculares, entorses no joelho, quase 32 anos, são mais-valias...
Maniche: tal como o Petit, o médio que não joga, mesmo sem estar lesionado, mas que, ao contrário do outro, foi preterido.
Pelé: um jovem eternamente remetido para os sub-21, que é apontado em Itália como sucessor de Patrick Vieira.

Perante estas incongruências

e mais algumas,
é caso para dizer:
“E eu é que sou burro!”


12 de maio de 2008

Histórico...

Em pleno Santiago Barnabéu, o Barcelona recebeu o campeão espanhol Real Madrid nas quatro linhas. Histórico, sem dúvida...


Ciclismo de luto

Mais um acidente mortal no ciclismo. Na clássica de Amarante, o azar bateu à porta de Bruno Neves. O atleta português da LA/MSS, natural de Oliveira de Azeméis, faleceu perto do Alto da Lixa, na zona de S. Gens, após uma queda colectiva no pelotão e que nada fazia prever este fim.
O ciclismo e o desporto nacional voltam a estar de luto, agora com o fim da corrida para Bruno Neves...

Rio Ave de regresso

Depois de na época passada ter ‘morrido na praia’ e de ter visto o Vitória de Guimarães passar nas duas últimas jornadas, o Rio Ave está de regresso à Liga. Mas não se pense que foi tarefa fácil. O facto de estar a perder com o Feirense a cinco minutos do fim da prova fazia com o Vizela se aprontasse para festejar a subida, junto do campeão Trofense. Todavia, num ‘golpe de teatro’, Evandro fez o empate e ofereceu a festa aos vilacondenses. Parabéns Rio ave!

Apito final na Liga...

Terminou a Liga. Com poucas surpresas na derradeira jornada, nota de destaque desde logo para as duas descidas: Paços de Ferreira e União de Leiria; duas equipas que estiveram envolvidas nas competições europeias e que sofreram na pele a responsabilidade internacional dentro de portas. Com isto beneficiou o Leixões, que mesmo perdendo, em casa, com o Marítimo, contou com a 'terna' ajuda de Vítor Oliveira, ao fazer com que a formação de Matosinhos garantisse a permanência apenas nos últimos minutos da prova.
No que respeita ao desfecho dos lugares de acesso à Champions, houve festa entre três emblemas envolvidos nesta luta! O Sporting terminou em segundo, passaporte milionário garantido; o (brilhante) Vitória de Guimarães em terceiro, com direito à terceira pré-eliminatória; e o Benfica em quarto… com a cerimónia de despedida de Rui Costa! “O melhor plantel encarnado dos últimos dez anos”, segundo o presidente das águas, ficou-se pelo simples apuramento para a Taça UEFA, nada mais que a segunda pior classificação do clube no campeonato. Mais palavras para quê?...
Para a história fica o tricampeonato conquistado pelo FC Porto e ainda os apuramentos europeus amealhados pelo Vitória de Setúbal e Marítimo. Quanto a decepções, relevo para o Sporting de Braga, que apenas garantiu a Intertoto.
Com ou sem Boavista, para o ano temos mais Liga…

8 de maio de 2008

Futebol no interior...

Viseu já se prepara para receber o estágio da selecção nacional rumo ao Euro 2008. ‘Viseu rima com europeu; selecção rima com coração’. Esta é a frase dos cartazes de boas-vindas colocados um pouco por toda a cidade.
É caso para dizer que também há gente que se interessa e vive o futebol no interior. Pena é que os responsáveis federativos não tenham pensado o mesmo aquando da candidatura de Portugal à organização do Euro 2004. O interior sempre a cair no esquecimento e em detrimento do litoral. Ironicamente, hoje quando falamos de esquecimento e abandono, lembramo-nos de alguns dos novos estádio edificados à beira-mar...

5 de maio de 2008

Parabéns Trofense!

Está encontrado o primeiro clube promovido à Liga. A estreia do Trofense entre os grandes do futebol português acontece ao fim de 71 anos de história da colectividade e é um prémio para todos os que defendem as cores vermelha e azul do emblema da Trofa.
Enquanto Rio Ave e Vizela (vantagem de três pontos para o primeiro) ainda procuram tirar igual passaporte para deixar a Honra, aqui ficam os devidos parabéns ao Clube Desportivo Trofense.

Emoção até ao fim...

Para quem dizia que o campeonato pouca emoção tinha, a 29.ª jornada provou precisamente o contrário. Com os jogos a decorrer quase todos à mesma hora, as disputas pelos lugares da Champions, da Europa e da permanência decorreram até aos últimos minutos das partidas e prometem prolongar-se até ao fim da competição. Vencedores: Sporting (0-1, no Paços de Ferreira), Vitória de Setúbal (2-0, na recepção ao Leixões) e Marítimo (2-0, à União de Leiria); o primeiro manteve o segundo lugar de acesso directo à liga milionária, enquanto os dois restantes regressam às competições europeias.
Ainda na luta pela pré-eliminatória da principal competição de clubes do Velho Continente, o Vitória de Guimarães não fez melhor do que um empate (1-1) no Belenenses e o Benfica foi mau de mais na divisão de pontos (0-0) no Estrela da Amadora.
No adeus à Europa do Sporting de Braga (empatou a zero com o Boavista), destaque ainda para o Académica-Naval (1-1) e para a surpreendente derrota (0-3) dos tricampeões FC Porto com o Nacional; a formação madeirense conseguiu mesmo ser a única equipa que venceu as duas partidas com os azuis e brancos, sem sofrer qualquer golo!
Para a derradeira ronda da Liga, nota para o Leixões-Marítimo, com a formação do Mar a precisar de um ponto para garantir a permanência, para o Sporting-Boavista, com os leões a necessitarem também apenas de um empate, para o Vitória de Guimarães-Estrela da Amadora e Benfica-Vitória de Setúbal (um ponto separa terceiro e quarto classificados), bem como para o reencontro entre os ex-europeus União de Leiria e Paços de Ferreira, com o grupo da Capital do Móvel à procura de um milagre na negação de não acompanhar os homens do Lis rumo à Honra.
A ver vamos qual o desfecho da Liga 2007/08 que nos está reservado...

2 de maio de 2008

Domingo?

A Assembleia da República discute a abertura dos hipermercados aos domingos de tarde... Que tal discutir o encerramento destes ao domingo de manhã? Que tal devolver o dia de descanso, o dia da família, ao maior número possível de pessoas?
Já alguém pensou ver a Assembleia da República aberta aos domingos e com temas urgentes levados à discussão no hemiciclo? Se nos restantes dias da semana aquilo já está às moscas, imagine-se ao fim-de-semana!...
Ganhe-se tempo com conversas sérias...

Russos e britânicos em destaque

Ingleses na Rússia; russos em Inglaterra. Este é o desfecho das duas provas europeias de clubes. Enquanto Chelsea e Manchester United jogam, em Moscovo, o derradeiro desafio da Champions, o sensacional Zenit de St. Petersburg, orientado pelo experiente Dick Advocaat - eliminou o colossal Bayern Munique, pelo concludente 5-1! - estreia-se na final da Taça UEFA, em Manchester, com os (muitos!) protestantes do Glasgow Rangers – superiorizaram-se (2-4) aos italianos da Fiorentina, na marcação de grandes penalidades. Duas partidas a não perder, com britânicos e russos em destaque…

A Visão Pinto da Costa

Esgotada! A revista Visão desta semana desapareceu das bancas. Razão: entrevista a Pinto da Costa. Goste-se ou não, o presidente do FC Porto continua a ser um comunicador nato e a transportar multidões. Se entrevistado na televisão, bate audiências; se presente na rádio, multiplicam-se os ouvintes; se conversa via imprensa, os títulos esgotam! Claro que também não é todos os dias que o líder de um clube com mais troféus em todo o mundo se disponibiliza para revelar alguns dos segredos do sucesso
E como sou amigo, uma vez que nem toda a gente teve a possibilidade de ler as mais recentes palavras dissecadas por Pinto da Costa, deixo-vos aqui o link de excertos sonoros da entrevista dada à Visão.

1 de maio de 2008

Blues (finalmente) na final

Seis portugueses em Moscovo. Primeira final na Champions para o Chelsea... Sem José Mourinho. Liverpool finalmente afastado (4-3) nas meias-finais pelos blues. Lampard concretizador, numa semana de pesar com a morte da mãe. Grande eliminatória milionária.
A 18 de Maio a saga britânica continua, agora com um escaldante Chelsea-Manchester United (os mesmos que lutam pelo título na Premier League). Uma coisa é certa: haverá portugueses a levantar o mais desejado troféu ao nível de clubes na Europa do futebol. Que seja um bom pronúncio para a selecção nacional, com o Euro 2008 à porta.

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs