30 de maio de 2008
A caminho do Euro II...
Ainda a propósito da permitida (e infeliz) intromissão do Roberto Leal e do filho no estágio da selecção nacional…
Perdão!...
Ainda a propósito da musa venezuelana que invadiu o treino da Itália rumo ao Euro 2008, aqui fica mais uma fotografia da rapariga que tirou do sério os ‘machos’ transalpinos.
Dragãozinho em construção
Minho em destaque
28 de maio de 2008
Enjoadinho?
Neste momento, às portas do Euro 2008, a selecção nacional e todos os portugueses agradecem uma diferente forma de estar de Cristiano Ronaldo. Se assim não acontecer, haja coragem para o colocar no sítio ou então dizer-lhe que em Espanha também serão transmitidos os jogos da Áustria e Suiça via televisão…
27 de maio de 2008
A caminho do Euro...
26 de maio de 2008
Há coisas fantásticas, não há?!
Planificação da época 2008/09 no emblema de Matosinhos: José Mota o treinador escolhido e Vítor Oliveira o novo director-desportivo.
No futebol, também há coisas fantásticas, não há?!
Flores na Luz
Será que em Portugal não havia ninguém com o mesmo ou melhor perfil do que o jovem técnico Espanhol? Peseiro, Toni, Calisto, Cajuda, Humberto Coelho, Carvalhal, Mota, Machado, Pacheco, Jesus, Vítor Oliveira…
O problema é que, sendo portugueses, no Benfica todos 'morriam' praticamente à nascença...
23 de maio de 2008
Futuro de Ronaldo...
Antes da participação no Euro 2008, a indecisão quanto ao futuro, no meu ponto de vista, é pouco benéfica para o próprio e para a selecção nacional. Além de poder existir alguma falta de concentração que pode afectar o coletivo, em termos individuais o que o extremo considera de um “sonho” pode mesmo transformar-se em pesadelo. Não pelo Real Madrid ser de menor dimensão do actual emblema que representa, mas simplesmente pela diferente competitividade dos dois campeonatos em causa. Jogar em Espanha seria dar um passo atrás na evolução técnica e táctica. Estou certo de que se, há uns anos, tivesse saído do Sporting para jogar no país vizinho, as capacidades física e mental não seriam as mesmas que hoje possui. Por isso, o melhor mesmo seria adiar para o fim da carreira uma eventual mudança de país e permanecer até ver em terras de Sua Majestade. Mas como não sou o empresário de Ronaldo…
Champions para Manchester
Depois da Premier League, Alex Ferguson e Carlos Queiroz conquistam a Liga dos Campeões, essencialmente pelo que a equipa fez na primeira parte deste derradeiro jogo da temporada.
21 de maio de 2008
Pontuais descentralizações...
Gasolina... demagogias e mentiras
Este assunto, merece-me algumas reflexões. A primeira sobre os divulgados 175 milhões de euros de lucro da Galp só no primeiro trimestre deste ano! Coitada da empresa, não pode perder lucros, pois vive mal! A segunda sobre os impostos praticados. Aqui o Governo diz não poder mexer. Porquê? Combate ao défice. Como? Novamente sobre as receitas e nunca sobre as despesas. Quem sofre? O povo, o que sofre com a crise. Por último, postos de abastecimento em risco de fechar?! Até dá para rir. É que nunca vi um empresário deste negócio com dificuldades financeiras. O problema é que quem está habituado a muito não quer perder alguma coisa; quem anda de Ferrari já não se contenta guiar um Mercedes!…
Demagogias e mentiras… Eu por cá há muito que não abasteço na Galp, na BP, na Repsol... O meu problema é que, por mais que não queira, o meu carro acaba sempre por ter gasolina refinada e produto Galp. A fronteira com Espanha não justifica a viagem… Pena não poder trazer de lá um camião-cisterna bem cheio só para mim…
20 de maio de 2008
Em nome da região...
Pinto da Costa, na última edição da revista Dragões
19 de maio de 2008
Um domingo diferente
Com a bonita capital ao longe, lembro-me do Sócrates - o 'menino da Maçonaria’. Então não é que vai deixar de fumar?! A partir de hoje, quando for apanhado nalguma infracção, diz-se o mesmo: desculpe, Sr. Guarda, não faço mais isso. Estou desculpado, certo?!
Ainda por Lisboa, novo pensamento: o PSD vai a votos. Sem candidatos naturais do Norte do país, tenho uma certeza: o novo líder não será 'eliminado' à nascença…
De regresso a casa, passagem pela mais recente auto-estrada - recomendada. Com trajecto entre A8, nova A17, N109 e A29 quase oito euros ficam no bolso! O problema maior é a gasolina. Lá se foram os oito euros!...
Já em Gaia, um outro pensamento: Menezes recandidato à Câmara de Gaia (Marco António Costa líder da concelhia). E mais um: desconhecimento dos rostos de cartaz perfilados pela oposição; mas também o que importa são as políticas…
Chego a casa, cansado. 600 quilómetros; montanhismo no Jamor; caminhadas incertas… Um domingo diferente, pior que o da semana passada, onde Espanha mostra outros atributos. Já com a família aqui ao lado, tempo para repousar, até porque amanhã é dia de trabalho, mais um de luta, de esperança por um futuro melhor... Tenho seis horas para esperar que a Regionalização me apareça neste sono…
A Taça é Verde
Num estádio há muito sem condições para desafios desta categoria, o pior elemento em campo acabou mesmo por ser Olegário Benquerença. Era lógico que o vencido deste encontro veria o árbitro como alvo a abater. Actuação péssima, cheia de dualidade de critérios, que em nada abonou no devido ajuizar das regras deste jogo.
Para a história fica a 15.ª Taça de Portugal para os verdes e brancos e mais uma derrota do FC Porto contra os homens de Paulo Bento - Jesualdo Ferreira continua a claudicar nos momentos decisivos e a mexer no grupo quando a pressão atrapalha a razão.
Desafio num palco miserável, num relvado seco e mau para o espectáculo, com umas bancadas em redor tipicamente dos meados do século passado, sem casas de banho para responder a tantas solicitações, com a circulação dos adeptos no exterior do estádio a fazer-se entre mato e pinhal, com poucos bares de apoio para tanta gente, com um espaço pré-histórico para a comunicação social, com falta de segurança no interior, sem nada de atractivo que não a proximidade à capital… Chegou a hora de dizer basta a tanta desresponsabilização…
Venha o Europeu…
16 de maio de 2008
15 de maio de 2008
Taça UEFA para o Zenit
14 de maio de 2008
“Eu é que sou…”
Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga
Paulo Assunção ameaçado
Jornalistas (novamente) agredidos
A pressão à liberdade de expressão continua a ganhar forças e a merecer a impunidade por parte das instituições de supervisão. Se há razões para não se concordar com certos trabalhos de alguns órgãos de informação (muitos deles servidores de interesses adversários), o certo é que nada justifica tal postura das massas nem tão pouco dos responsáveis dos clubes. Mais uma culpa (reprovada) que morrerá solteira…
PS: De registar que situação idêntica à descrita se passou, no mesmo dia (9 de Maio), à porta do Estádio do Bessa. Aqui também não foi a primeira vez que tais lamentáveis actos aconteceram…
PS2: Não esquecer que algo parecido se passou no recente encontro entre dirigentes do Benfica e da Liga num hotel de Lisboa. Mais algumas (cobardes) agressões a profissionais da comunicação social...
13 de maio de 2008
Justiceiros (fracos) do proletariado II
António Boronha, ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Justiceiros (fracos) do proletariado
Nova pergunta: Ao agir de má-fé para com alguns clubes que saldam os compromissos até ao dia 10, por que é que aponta o dedo a todos os agentes que diz viverem do futebol, quando a si ninguém o conhecia para além dele?
E mais uma: Será que não quer seguir as pisadas do seu antecessor (António Carraça)?
"E eu é que sou burro!"
Algumas incompreensões da convocatória:
Ricardo: suplente do Bétis, o homem que tem medo de sair dos postes aos cruzamentos, que continua a ser o menino querido...
Eduardo: o actual melhor guarda-redes português que permanece esquecido.
Beto: o actual terceiro melhor guarda-redes nacional que persiste desconhecido.
Rui Patrício: o guardião nervoso e com potencialidades… que o facto de ser titular do Sporting bastou para ser convidado a fazer as malas.
Caneira: o tal polivalente que se estivesse num grande em Portugal merecia a devida confiança.
Petit: um médio com valor, que nas duas últimas épocas tem andado todo roto; pubalgia, problemas musculares, entorses no joelho, quase 32 anos, são mais-valias...
Maniche: tal como o Petit, o médio que não joga, mesmo sem estar lesionado, mas que, ao contrário do outro, foi preterido.
Pelé: um jovem eternamente remetido para os sub-21, que é apontado em Itália como sucessor de Patrick Vieira.
Perante estas incongruências
e mais algumas,
é caso para dizer:
“E eu é que sou burro!”
12 de maio de 2008
Ciclismo de luto
O ciclismo e o desporto nacional voltam a estar de luto, agora com o fim da corrida para Bruno Neves...
Rio Ave de regresso
Apito final na Liga...
No que respeita ao desfecho dos lugares de acesso à Champions, houve festa entre três emblemas envolvidos nesta luta! O Sporting terminou em segundo, passaporte milionário garantido; o (brilhante) Vitória de Guimarães em terceiro, com direito à terceira pré-eliminatória; e o Benfica em quarto… com a cerimónia de despedida de Rui Costa! “O melhor plantel encarnado dos últimos dez anos”, segundo o presidente das águas, ficou-se pelo simples apuramento para a Taça UEFA, nada mais que a segunda pior classificação do clube no campeonato. Mais palavras para quê?...
Para a história fica o tricampeonato conquistado pelo FC Porto e ainda os apuramentos europeus amealhados pelo Vitória de Setúbal e Marítimo. Quanto a decepções, relevo para o Sporting de Braga, que apenas garantiu a Intertoto.
Com ou sem Boavista, para o ano temos mais Liga…
8 de maio de 2008
Futebol no interior...
É caso para dizer que também há gente que se interessa e vive o futebol no interior. Pena é que os responsáveis federativos não tenham pensado o mesmo aquando da candidatura de Portugal à organização do Euro 2004. O interior sempre a cair no esquecimento e em detrimento do litoral. Ironicamente, hoje quando falamos de esquecimento e abandono, lembramo-nos de alguns dos novos estádio edificados à beira-mar...
5 de maio de 2008
Parabéns Trofense!
Enquanto Rio Ave e Vizela (vantagem de três pontos para o primeiro) ainda procuram tirar igual passaporte para deixar a Honra, aqui ficam os devidos parabéns ao Clube Desportivo Trofense.
Emoção até ao fim...
Ainda na luta pela pré-eliminatória da principal competição de clubes do Velho Continente, o Vitória de Guimarães não fez melhor do que um empate (1-1) no Belenenses e o Benfica foi mau de mais na divisão de pontos (0-0) no Estrela da Amadora.
No adeus à Europa do Sporting de Braga (empatou a zero com o Boavista), destaque ainda para o Académica-Naval (1-1) e para a surpreendente derrota (0-3) dos tricampeões FC Porto com o Nacional; a formação madeirense conseguiu mesmo ser a única equipa que venceu as duas partidas com os azuis e brancos, sem sofrer qualquer golo!
Para a derradeira ronda da Liga, nota para o Leixões-Marítimo, com a formação do Mar a precisar de um ponto para garantir a permanência, para o Sporting-Boavista, com os leões a necessitarem também apenas de um empate, para o Vitória de Guimarães-Estrela da Amadora e Benfica-Vitória de Setúbal (um ponto separa terceiro e quarto classificados), bem como para o reencontro entre os ex-europeus União de Leiria e Paços de Ferreira, com o grupo da Capital do Móvel à procura de um milagre na negação de não acompanhar os homens do Lis rumo à Honra.
A ver vamos qual o desfecho da Liga 2007/08 que nos está reservado...
2 de maio de 2008
Domingo?
Já alguém pensou ver a Assembleia da República aberta aos domingos e com temas urgentes levados à discussão no hemiciclo? Se nos restantes dias da semana aquilo já está às moscas, imagine-se ao fim-de-semana!...
Ganhe-se tempo com conversas sérias...
Russos e britânicos em destaque
A Visão Pinto da Costa
E como sou amigo, uma vez que nem toda a gente teve a possibilidade de ler as mais recentes palavras dissecadas por Pinto da Costa, deixo-vos aqui o link de excertos sonoros da entrevista dada à Visão.
1 de maio de 2008
Blues (finalmente) na final
A 18 de Maio a saga britânica continua, agora com um escaldante Chelsea-Manchester United (os mesmos que lutam pelo título na Premier League). Uma coisa é certa: haverá portugueses a levantar o mais desejado troféu ao nível de clubes na Europa do futebol. Que seja um bom pronúncio para a selecção nacional, com o Euro 2008 à porta.