21 de maio de 2008

Gasolina... demagogias e mentiras

Diz a Galp que é impossível não aumentar o preço dos combustíveis. Perante a discórdia social ao monopólio da petrolífera nacional, a assessoria de comunicação da empresa achou por bem realizar uma conferência de imprensa para colocar alguma 'água na fervura'. Os alertas ao não abastecimento nas bombas mais caras multiplicam-se e lá apareceu a necessidade de justificações, de limpar a imagem. Sacudir responsabilidades o objectivo; direccionar a tónica do discurso e das críticas para “os elevados impostos praticados pelo Estado”, sob pena de haver “bombas de gasolina a fechar portas”.
Este assunto, merece-me algumas reflexões. A primeira sobre os divulgados 175 milhões de euros de lucro da Galp só no primeiro trimestre deste ano! Coitada da empresa, não pode perder lucros, pois vive mal! A segunda sobre os impostos praticados. Aqui o Governo diz não poder mexer. Porquê? Combate ao défice. Como? Novamente sobre as receitas e nunca sobre as despesas. Quem sofre? O povo, o que sofre com a crise. Por último, postos de abastecimento em risco de fechar?! Até dá para rir. É que nunca vi um empresário deste negócio com dificuldades financeiras. O problema é que quem está habituado a muito não quer perder alguma coisa; quem anda de Ferrari já não se contenta guiar um Mercedes!…
Demagogias e mentiras… Eu por cá há muito que não abasteço na Galp, na BP, na Repsol... O meu problema é que, por mais que não queira, o meu carro acaba sempre por ter gasolina refinada e produto Galp. A fronteira com Espanha não justifica a viagem… Pena não poder trazer de lá um camião-cisterna bem cheio só para mim…

Sem comentários:

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs