31 de janeiro de 2008

Polémica de idades

Polémica no FC Porto e no Brasil! Leandro Lima é acusado de ter falsificado os documentos de identidade, que lhe conferem 20 e não 22 anos! Se pudéssemos avaliar a idade pela complacência física, diríamos que o jogador canarinho, reforço azul e branco para esta temporada, teria à volta de 12 ou 15 anos!!!

Adeus às moscas, por 90 minutos

Já estão encontrados os dois finalistas da primeira edição da Taça da Liga. Vitória de Setúbal e Sporting lutarão no Estádio do Algarve pela conquista do mais recente troféu do futebol português. O palco escolhido deixará de estar às moscas por 90 minutos, tempo suficiente para voltar a reflectir na estupidez da construção de certos recintos desportivos aquando do Euro 2004. Lembremo-nos, por exemplo, da média de mil espectadores aderentes aos jogos da União de Leiria no Magalhães Pessoa e ainda ao facto do Beira-Mar regressar este fim-de-semana ao Mário Duarte devido às péssimas condições de jogabilidade no Municipal de Aveiro. Enfim… Por agora, mais concretamente a 22 de Março, a festa do desporto-rei transfere-se para Faro/Loulé…

29 de janeiro de 2008

Bom, passar de cinco golos para zero não é fácil. Depois de uma jornada inaugural vitoriosa no Campeonato nacional de Blogs, o Alto Bola conheceu o sabor amargo da derrota. A perder ao intervalo (1-0), através de um tento de Linz, a segunda parte do desafio com o António Raminhos foi muito mais animada; o problema é que o marcador não mais se alterou. Porquê? Treinos à porta fechada, exercícios de finalização, moral e confiança não faltaram. Por isso, as justificações poderão ser dadas à imagem da última partida que se disputou em Alvalade. Golos feitos desperdiçados, bolas na trave e outras tiradas em cima da linha de baliza… Enfim, a sorte não esteve com o Alto Bola, até porque o Lucho figurava no onze escolhido e foi ele um dos mais perdulários desta ronda. Como dizia o outro: “Perdemos o jogo mas ganhámos uma equipa”.
Posto isto, pouco mais há a dizer. Parabéns ao António Raminhos pelos três pontos conquistados e veremos se a sorte aparece no desafio que se segue. Alguém vai ter que pagar por este desaire. Será o Vedeta ou o Marreta?

Treinar para a Europa?

Tenho por teoria que o vencedor de um clássico sai sempre da equipa que aparenta estar mais fraca. E foi precisamente o que aconteceu em Alvalade. O FC Porto entrou moralizado, desperdiçou oportunidades, viu ser-lhe anulado um golo e, como quem não marca sofre, os leões chegaram à vantagem, ampliaram o marcador e souberem sofrer para conservar o proveito. Todavia, o 2-0 final não demonstra o que se passou dentro do campo; mas o futebol é isto mesmo. Para se ganhar tem que se marcar golos. Quando isto não acontece, fica difícil somar pontos. Assim, os dragões permanecem tranquilos na liderança e o Sporting recupera a dignidade que parecia perdida e o terceiro lugar na prova, fruto da derrota (1-3) do Vitória de Guimarães com o Benfica.

Ainda sobre a partida grande desta jornada 17, algumas dúvidas: qual a razão que levou Jesualdo Ferreira a mexer na táctica e a introduzir um 4x1x4x1, relegando para segundo plano o clássico 4x3x3? Ensaiar os desafios que se avizinham na Champions? Este Sporting pode ser comparado com os colossos do desporto-rei do Velho Continente que os azuis e brancos poderão reencontrar? Em Portugal, precisa o FC Porto de jogar noutro sistema por precaução? Penso que não! Mas como não sou eu quem assume as responsabilidades… Se não se vence, pelos menos que se ganhe uma equipa… Pelo que vi, há condições para tal acontecer no emblema da Invicta…

Se no topo da classificação a animação volta a ganhar nova forma, mais a baixo os destaques vão para os empates do Vitória de Setúbal no Nacional (0-0), do Estrela da Amadora na Naval e do Belenenses em Braga (1-1), bem como para as vitórias caseiras da União de Leiria com Académica (3-1), do Leixões com o Paços de Ferreira (1-0) e do Marítimo com o Boavista (2-0). Ainda há lugares disponíveis no acesso à Europa, tal como a posição que fará companhia à equipa do Lis na descida à Honra.

25 de janeiro de 2008

Depois dos treinos à porta fechada, estou em condições para avançar com o onze do Alto Bola para o desafio da segunda jornada do Campeonato Nacional de Blogs frente ao António Raminhos, que vem de uma vitória com O Zé Bitaite, por 1-3.
Os jornalistas insistiram muito na conferência de imprensa para saber se ia manter a equipa vencedora (5-3, com o Blog do Belenenses) da última ronda e sempre respondi que num grupo vencedor nunca se mexe. Claro que o que disse foi só para enganar, já que os cinco golos conseguidos são fruto de muito suor dentro das quatro linhas, mas também de alguma inoperância de certas peças. Ou seja, se todos os atletas estivessem ao nível que o Alto Bola deseja, muitos mais algarismos ao marcador seriam acrescentados.
Pois bem, então aqui ficam os 22 homens chamados este fim-de-semana à competição:

Equipa Alto bola:
Guarda-redes - Helton (FC Porto);
Defesas - Gregory (Marítimo), Paulo Jorge (Braga), Marcelão (Boavista) e Alonso (Nacional);
Médios- Lucho (FC Porto), Quaresma (FC Porto), Raul Meireles (FC Porto) e Fajardo (Guimarães);
Avançados - Lisandro (FC Porto) e Liedson (Sporting).

Equipa António Raminhos:
Guarda-redes - Nilson(Guimarães);
Defesas - Sereno (Guimarães), Adalto (Setubal), Alonso (Nacional) e Marcelão (Boavista);
Médios - Paulo Machado (Leixões), Jorginho (Braga), Diogo Valente (Leixões) e João Alves (Guimarães);
Avançados – Linz (Braga) e Mrdakovic (Guimarães).

Boa sorte a todos os participantes da iniciativa organizada pelo BnRb, menos a um!...

23 de janeiro de 2008

"Baza Correr Com o Paulo Bento"

Aqui está o último trabalho sobre o Sporting. Depois do Gato Fedorento, agora chega a vez da música rap produzida pelo Valete criticar o trabalho que vem sendo feito em Alvalade pelos agentes leoninos...

PS: O Benfica também não foi esquecido!...
PS2: Tal como se passou com Rui Santos, importa agora saber se o Sporting vai também questionar os adeptos se o rap deve dar lugar à música ligeira!...


Tatuagens da bola

A moda pegou nos jogadores de futebol. Com Lucho González a liderar no número de tatuagens (mais de dez) entre os profissionais do desporto-rei, também há portugueses que se rendem a esta causa. Quaresma, Simão e Raul Meireles são bons exemplos e agora chega a vez de Beto também seguir o mesmo caminho. Estes são os últimos desenhos (os dois filhos) corporais do defesa-central, ex-Sporting, que aos 31 anos actua no Recreativo de Huelva.

O Padrinho

Cartaz do PND espalhado pela Ilha da Madeira

. Temos que ser uma máfia no bom sentido e ajudar-nos uns aos outros” – Alberto João Jardim, 13 de Abril de 2007.

. Se os madeirenses quiserem a independência, eu estarei ao lado deles” – Alberto João Jardim, 15 de Janeiro de 2008.

Uma ideia: por que não lançar um referendo na ilha para perceber qual a vontade popular? E os continentais, como veriam o arquipélago fora da soberania portuguesa? A confirmar-se o divórcio, poupavam-se milhões de euros nos cofres nacionais?
Uma certeza: assunto na gaveta pessoal e pronto a ser repescado…

Festa na Sertã

Quis o destino que o Sertanense fosse a equipa sensação da edição da Taça de Portugal deste ano. Depois de eliminar cinco clubes na competição (Marinhense, Fazendense, Fayal, Portimonense e Penafiel), a formação da III Divisão foi premiada com a recepção ao FC Porto na ronda que se segue. Apesar do presidente do clube preferir defrontar o Benfica, a Vila da Sertã está em festa, mas em tons de azul e branco! Se em termos desportivos a vida se complica, as questões financeiras desta época no Sertanense serão resolvidas num só jogo!...

E porque a festa da Taça é isto mesmo, duas questões pertinentes se levantam. Primeira: qual a razão de chegarmos aos oitavos-de-final da prova e ainda haver clubes isentos? Segunda: por que é que os emblemas da Liga não entram em competição logo no arranque do segundo principal troféu nacional? Duas perguntas para a Federação Portuguesa de Futebol meditar…

Imbróglio cerebral

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO 4 NO554 C4B3Ç4
CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35!
R3P4R3 N15TO! NO COM3ÇO 35T4V4 M31O COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 4 TU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C154R D3 P3N54R D3 MU1TO 35FORÇO.
POD35 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! 4 TU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3 P4R4BÉN5!!!

Divórcio adiado

Ponto final na novela Quaresma. Depois do extremo mostrar descontentamento com os assobios dos adeptos e de deixar no ar a ideia de que podia decidir rumar a outras paragens, a SAD azul e branca tomou a decisão de prolongar o contrato com o jogador até 2011. Quaresma jurou amor à camisola, referiu mesmo “Amo o Porto” e o divórcio ficou adiado!

Concluído o processo da aquisição da totalidade do passe de Lisandro, os azuis e brancos matam agora mais dois coelhos com num só tiro: acabam com o mal-estar interno proporcionado por esta eventual crise e ainda ficam com a globalidade dos direitos desportivos do extremo.

Com o mercado de Inverno voltado em cimentar os pilares do plantel e em projectar novos talentos vindos da formação (que rodavam por emblemas de menor dimensão), o FC Porto mostra à concorrência o que é produzir uma boa gestão de activos, fazendo ainda ver que a conturbada fase de ferozes e incompreendidas contratações pós-Mourinho já fazem parte de um passado recente negativo.

PS: As palavras menos dignas da SAD dos dragões para com um vice-presidente do FC Porto, neste particular para com Fernando Póvoas e sobre o caso Quaresma, são tão lamentáveis como escusadas. Mais: são reveladoras de que há alguns diferendos de bastidores por resolver entre agentes do clube da Invicta e de que nem sempre o agir a quente revela a devida eficácia interactiva.

"Treta Mextra"

Aqui está uma atitude de como mal comunicar. O Sporting colocou no site oficial do clube um inquérito para os leões lançarem um nome para substituir Rui Santos no papel de comentador desportivo da SIC e colocar os resultados no jornal oficial verde e branco! Independentemente de gostar ou não da forma de ver o futebol da referida personagem – até acho que tem alguma visão do sector, mas que de futebol e cheiro de balneário pouco percebe –, o certo é que os responsáveis do emblema de Alvalade desceram ao mais baixo nível. O critério editorial da estação de Carnaxide é este e quem é o Sporting para o colocar em causa? O desespero e a não aceitação da crítica leva a atitudes destas; só as encara a sério quem quer. Eu por cá vou-me rindo com tamanha mesquinhez de "treta mextra"...

PS:
O Sporting fez, esta quarta-feira, mea culpa e retirou o inquérito do suporte digital. A ver vamos o que acontece quando sair para as bancas o periódico leonino.

PS2: a ser verdade o que algumas fontes me dizem, se o Sporting tem atitudes destas com pessoas simpatizantes do Sporting (Rui Santos é uma delas), o que faria com se estivéssemos a falar de comentadores com orientações contrárias.

21 de janeiro de 2008

Irritações e vontades de Quaresma

Sem tomba-gigantes, a última eliminatória da Taça de Portugal fica marcada apenas pela vitória do Sertanense, em Penafiel, e pelas palavras de Ricardo Quaresma, no final da recepção ao Desportivo das Aves. E é precisamente este o assunto que se ressalva de uma competição que passou ao lado da maioria dos espectadores habituais dos nossos estádios.

Pois bem, o número 7 azul e branco não gostou de ser novamente assobiado no Dragão. Dado o teor do desafio e das circunstâncias, não se percebe o porquê da discórdia de alguns dos presentes! A vitória nunca esteve em causa, o adversário era acessível, o extremo tem sido os dos pilares deste FC Porto… Quem não se lembra dos importantes golos conseguidos esta temporada, como o de Braga e o da Luz, que fez somar seis pontos para o emblema da Invicta?

Com quem não se sente não é filho de boa gente, Quaresma deixou no ar que a saída do clube está para breve, uma vez que os adeptos assumem o papel de juízes da discórdia. O cigano refez a carreira de dragão ao peito e é hoje um jogador bem diferente do passado. Alargou as linhas de actuação (principalmente defensivas), joga mais em função da equipa (sempre com a cabeça no ar para servir os companheiros), não se limita a ficar na lateral à espera que a bola lhe chegue. Todavia, por vezes, ainda comete alguns erros individuais e são estes que os adeptos acabam por reter na mente. Dado o potencial que tem, Quaresma pode evoluir muito mais e chegar a patamares já alcançados por outros protagonistas da selecção. Certo é que não é com atitudes negativas, vindas de quem ele sabe que ofereceu muitas vezes felicidade, que o internacional português lá vai.

Repudia-se assim as posturas de alguns dos simpatizantes portistas; que as palmas aparecem em tom de desculpa em jogos futuros. Independentemente da partida, os sons agudos que advêm das bancadas irritam qualquer um, mesmo aqueles que normalmente também lá estão e que não gostam de tal sonoridade.

PS: Apesar de concordar com a tristeza de Ricardo Quaresma e de ter a certeza de que faz falta ao futebol nacional, sou da opinião de que se abra a porta sempre que alguém não se sente bem… Se o próprio deseja sair de Portugal para ser melhor acarinhado noutro sítio, seja feita a vontade do jogador…

18 de janeiro de 2008

Em busca de tomba-gigantes

Este fim-de-semana há Taça de Portugal. Além dos clubes da Liga, 14 são os emblemas dos escalões inferiores ainda em competição. A festa do futebol entra em vários palcos nacionais e veremos se aparecem os milagrosos tomba-gigantes. Eu por cá espero por eles!

Feirense, Desportivo das Aves, Lagoa, Beira-Mar, Moreirense, Gil Vicente, Juventude, Abrantes, Oliveirense, Anadia, Rio Ave, Olhanense, Penafiel e Sertanense são as equipas candidatas a terem alguns minutos de fama no nosso viciado panorama mediático…

Incompetências...

Depois do Carlos Janela, agora foi Cabral Ferreira quem bateu com a porta do Belenenses. Ao contrário do director desportivo, o presidente dos azuis do Restelo poucas culpas assumiu no caso Meyong e alegou motivos se saúde para abandonar o cargo. A vitalidade demonstrada na ‘guerra’ do processo Mateus, onde esbateu argumentos jurídicos com o Gil Vicente e com a Liga, do então amigo Cunha Leal, cai assim por terra numa situação onde a culpa reside precisamente nos responsáveis do clube português. É certo que o Levante e o agente do jogador agiram de má-fé; é certo que a Liga e a Federação aceitaram a inscrição do atleta sem nada advertirem. Mas não nos esqueçamos que o interesse estava do lado do emblema da Cruz de Cristo; e como comprador tem que saber quais as condições em que vai adquirir um bem.

Com poucas justificações para assumir o erro, pelo menos ficava bem a Cabral Ferreira uma palavra de cumplicidade. Estou certo de que no meio disto tudo também não ficava mal à Liga e à Federação a oferta de um alerta para o imbróglio que se avizinhava. Sobre incompetências estamos falados…

15 de janeiro de 2008

Jornalistas em canal fechado

Momento hilariante. Ouça as conversas dos jornalistas da TVI de serviço no último Académica-Sporting em canal fechado. Alguém esteva por perto e gravou o que se dizia no intervalo. Aperceba-se das opiniões que deixam de ser na terceira pessoa para falar dos outros, utilizando-se sempre a primeira pessoa; ou seja, as preferências clubísticas e muito mais!…



Mas que grande estreia no Campeonato Nacional de Blogs. O Alto Bola bateu, por 5-3, o Blog do Belenenses no melhor jogo da jornada. Lisandro (FC Porto) fez o gosto ao pé para os dois lados, mas o Jorge Ribeiro (Boavista) foi impotente para fazer esquecer os momentos de glória de Marcelão (Boavista) e de Alonso (Nacional). Assim, parabéns ao adversário incial, pois foi um justo vencido nesta partida; desejo-lhe toda sorte para o futuro, até porque não mais me vai defrontar!

Quanto à ronda que se segue, ela será especial. Primeiro porque o António Raminhos venceu fora (1-3) e depois porque será a primeira vez que estarei frente a frente com o homem que me fazia rir enquanto trabalhava no Sportugal. Por tudo isto, estão reunidas todas as condições para ser um bom espectáculo.


Por fim, quanto à competição, só mesmo o meu amigo Gouveia (BnRb) seria capaz de organizar tamanha iniciativa. Posto isto, parabéns a todos e até já.

PS: O meu próximo onze será apenas divulgado minuto antes de terminar o prazo; tudo para que os Srs. jornalistas possam especular quanto baste e para que o opositor fique com as dúvidas necessárias.

Classificação:

14 de janeiro de 2008

Caso Meyong

Meyong estreou-se no regresso ao Belenenses e marcou o golo que deu a vitória ao clube da Cruz de Cristo sobre a Naval (2-1). Até aqui tudo bem. O pior é que o avançado representou neste jogo a terceira equipa esta temporada, depois do Levante e do Albacete. Perante a irregular inscrição para a FIFA, teremos um novo Caso Mapuata, versão Meyong, ou a perda de pontos (seis) será o caminho a seguir?

PS: Todos sabemos que o Belenenses sabe bem como sair dos momentos de crise no que a questões de secretaria diz respeito. Lembremo-nos desta referida irregularidade (corria a época 1987/88 e que originou num alargamento do campeonato) e ainda do Caso Mateus (há duas temporadas e que ditou a descida do Gil Vicente por troca com os azuis do Restelo)!

A pergunta do costume


O Sporting não se encontra, não atinge os objectivos traçados nas partidas agendadas, o grupo sofre alguns dissabores de ‘bocas’ internas e externas, o sonho do campeonato acaba e resta apenas as participações nas taças da Liga, de Portugal e UEFA.

Apesar de haver títulos a conquistar, a maior visibilidade dos leões está na Liga. E aqui tudo corre mal. Sem director desportivo, Paulo Bento colhe a maioria das críticas negativas e a confiança depositada pela direcção, com o aval da maioria dos sócios, é abalada pelos jornalistas. Porque também já andei por estas andanças, sei do que falo e de como as coisas de processam. A busca de informação assim o obriga e faz com que, semana após semana, a mesma pergunta persista: “Paulo Bento tem condições para continuar no Sporting?É uma questão legítima, sem dúvida. Agora, torna-se ridícula quando é a própria Administração quem diz que o treinador está de pedra e cal e quando é o próprio técnico quem defende as condições que tem e quem vira as atenções para os responsáveis directivos.

Por sermos um povo latino, por cá é assim que as coisas vão acontecendo. Não me lembro de nos anos em que o Manchester United esteve sem ganhar, por exemplo, ouvir os ‘chatos’ do costume lançarem perguntas repetitivas; ou até nos anos em que o Arsenal centrava forças em construir uma equipa e os títulos eram apenas miragens constatar que os amantes do desporto-rei esperavam que o ‘quarto poder’ servisse de juiz para avaliar todo um trabalho definido e votado pelos associados. Será uma questão cultural? Talvez… Por que não imitar o que de melhor se passa lá por fora?

Filipe Soares Franco entra na sala de imprensa para pedir aos profissionais da comunicação social para ‘virarem o disco’. Se houvesse algum tino profissional, nada disto se passava. As respostas estão mais do que dadas e enquanto for este o presidente será este o treinador. Cabe a todos os sportinguistas manifestarem-se apenas no final da época ou então na próxima ida às urnas e dizerem se é este o projecto que querem para o clube de Alvalade. Quanto aos amigos jornalistas, lanço o desafio: fale-se mais de futebol e menos de resultados. Talvez assim os simpatizantes verdes e brancos fiquem com os horizontes mais alargados na altura de fazerem avaliações.

PS: Se tudo isto acontecesse noutras bandas, há muito que imperava o blackout. E depois ninguém percebia o porquê do mesmo!

Fosso cada vez maior

Nova jornada, novos percalços dos dois grandes de Lisboa, maior o fosso para o líder FC Porto. É este o cenário da Liga à medida que a competição vai decorrendo. Os empates do Sporting na Académica (1-1) e do Benfica com o Leixões (0-0) deixam tudo em aberto para o segundo lugar e abrem expectativas milionárias para as equipas que se seguem – Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães -, que apenas medem forças esta segunda-feira.

À margem desta competitividade estão os dragões. Sem Tarik, os bicampeões nacionais recuperaram Adriano e deram ‘chapa 4’ ao europeu Sporting de Braga. Os espectadores presentes no Dragão assistiram a um autêntico ‘banho de bola’, a mais dois golos de Lisandro (e vão 13!) e ainda tiveram tempo para festejar o primeiro tento de Farias na prova nacional. Sem fôlego para respirar, os arsenalistas regressaram à Cidade dos Arcebispos com o pesar de não terem, pelo menos, feito o merecido golo de honra.

Se no Bessa o Boavista voltou a derrotar (3-1) a condenada União de Leiria, destaque também para as vitórias (0-1) do Nacional no Estrela da Amadora, do Belenenses com a Naval (2-1) e do Paços de Ferreira com o Marítimo (3-1).

Cumprida a primeira jornada da segunda volta, e ao contrário do que muitos por aqui apregoam, é caso para dizer que esta época a Liga está competitiva como poucas vezes se viu - isto sem contar, claro, com a vantagem do líder FC Porto e a desvantagem do lanterna vermelha União de Leiria.

Depois da pausa do próximo fim-de-semana, para a realização da Taça de Portugal, a ronda que se segue terá nada mais, nada menos que quatro clássicos: Sporting-FC Porto, Vitória de Guimarães-Benfica, Marítimo-Boavista e Sporting de Braga-Belenenses. A não perder, portanto...

11 de janeiro de 2008

Autoridade Americana!

Eis uma cena caricata que não tinha lugar nos filmes de hollywood! E ainda falam mal da nossa polícia...

Inversão de papéis

Quando as novidades são poucas, há que construir notícias. Quando as massas se diluem, há que tentar unir as mentalidades da tribo. Quando algo vai mal, há que enfraquecer as forças de bloqueio. Quando existe mercado, é assim que se entretém. Vem isto a propósito do perfil de Rui Costa para presidente do Benfica, anseio aclamado e futuro desenhado pelo actual detentor do cargo, Luís Filipe Vieira.

Apesar de o maestro ter tentado sempre fugir a esta questão, refugiando-se (e bem) na ideia de que as reais funções no clube da Luz ainda são as de jogador, o certo é que as últimas incidências vieram provar precisamente o contrário. Então vejamos.

Luisão e Katsouranis desentendem-se no Bonfim, uma cena originalmente feia para uma instituição que se diz prezar os valores humanos. Onde estava Rui Costa? Em campo! Com que responsabilidades? As de um experiente atleta, de um líder, de um capitão! Que atitude apaziguadora e de grupo tomou? Nenhuma (pelo menos até ao regresso ao balneário)! Mais: José Veiga não pára nas incursões e ataques aos responsáveis encarnados. Quem vem a terreiro defender o clube e dizer que “não se deve cuspir no prato onde se comeu”? Rui Costa. Que papel assume? A de um director desportivo! A de um presidente!...

Algo não bate certo na atribuição de papéis no reino das águias e só não vê quem é cego ou não quer ver.

10 de janeiro de 2008

Postiga, o incompreendido

Hélder Postiga deixa o FC Porto pela terceira vez. Vendido ao Tottenham na era Mourinho, cedido ao Saint-Étienne sob o comando de Co Adriaanse, o avançado teve agora guia de marcha de Jesualdo Ferreira rumo ao Panathinaikos. Três treinadores que não compreenderam a fórmula certa para o avançado poder ajudar o grupo azul e branco.
Aos 25 anos, Postiga continua a ser uma eterna esperança. Esperemos agora que na Grécia, ao lado de José Peseiro, o internacional português possa encontrar o melhor fio condutor para prosseguir a carreira, até porque o Euro 2008 está aí à porta.

PS: A inclusão de Pedro Mendes no regresso de Postiga à Invicta, corria o Verão de 2004, foi algo que deixou algumas incompreensões entre os adeptos portistas. Mais uma vez se prova que o negócio foi um autêntico erro de cálculo da SAD do FC Porto, mesmo correndo o risco de ver o atacante num dos rivais de Lisboa.

9 de janeiro de 2008

Pontapé de saída!

Na viragem para a segunda volta da Liga, o Alto Bola começa a participação no Campeonato Nacional de Blogs, soberanamente organizado pelo nosso amigo BnRb. Por ordem alfabética, ao Alto Bola foi destinado o calendário do FC Porto, ou seja, o primeiro adversário será o Blog do Belenenses, que apanhou com o calendário Sporting de Braga.

E porque a real competição do campeonato português parece ter cada vez mais o fim previsto, a ver vamos se esta prova virtual consegue dar alguma animação ao futebol que por cá se pratica!...

Aqui fica o primeiro onze escolhido pelo Alto Bola, obrigatoriamente composto tacticamente por um 4x4x2, para a jornada inaugural:
Guarda-redes: Helton (FC Porto);
Defesas: Bosingwa (FC Porto), Marcelão (Boavista), Bruno Alves (FC Porto) e Alonso (Nacional);
Médios:
Raul Meireles (FC Porto), Lucho (FC Porto), Quaresma (FC Porto) e Rui Costa (Benfica);
Avançados: Lisandro (FC Porto) e Liedson (Sporting)

A todos os participantes boa sorte!

Para quê tanto interesse no BCP?

Para quem ainda não percebeu os porquês de haver tanto interesse público e privado no BCP, aqui fica um link de um texto enviado a vários órgãos de comunicação social, que, mais uma vez, fez uso da censura para desinformar e tentar colher os frutos deste seguidismo empresarial. Para quando a total independência das Redacções face ao poder imperial das Administrações?


8 de janeiro de 2008

Sim ao Referendo do Tratado Europeu

Controverso ou não, o certo é que a maioria dos leitores do Alto Bola gostaria que o Tratado Reformador da União Europeia, assinado em Lisboa, se submetesse a referendo popular. Esta foi a opinião de 73% dos votantes, contra 26% dos que preferem que o diploma vá avante à revelia do povo ou mesmo que este nem sequer devesse existir.

Com o PSD inclinado para a defesa da colocação do referendo na gaveta, a ver vamos se José Sócrates cumpre a promessa feita a todos os portugueses ou se vai voltar a enganá-los, tal como o fez com a subida de impostos… com o combate ao centralismo… com a ideia de que o país está melhor… e de que este ano é que vai ser…

7 de janeiro de 2008

A indisciplina e os Velhos do Restelo

. Luisão e Katsouranis provaram que o clima no emblema da Luz continua frio como poucas vezes se sentiu. As ameaças físicas, as agressões verbais e os empurrões ocorridos entre o brasileiro e o grego, no Bonfim, parecem querer dizer muita coisa… e mais não são que o espelho de toda uma péssima gestão no que ao futebol profissional encarnado diz respeito. Verificado mais um episódio negativo entre as águias e no meio disto tudo isto safa-se a atitude do treinador… que na pele do árbitro Paulo Paraty (impunham-se sanções disciplinares) mandou os dois jogadores tomar banho mais cedo, apesar de ter deixado (mal) o médio sentar-se no banco.

. Depois do incidente entre Vukcevic e Liedson, na deslocação ao Marítimo, a indisciplina nos clubes lisboetas da Segunda Circular reflecte tão só a constatação de uma inferioridade e após toda uma panóplia de protagonismo endereçados pelos agentes mediáticos e directivos do nosso pequeno país, nomeadamente sempre que pára a competição ou quando as vitórias acabam por sorrir.

. Dada a superioridade de qualidade do FC Porto em Portugal para os demais concorrentes, ainda por cá persistem os opinion makers que defendem a ideia de que os bicampeões nacionais deviam estar a jogar em Espanha e que a nossa Liga não tem qualidade! Quanto à primeira questão, lanço a ideia de uma movimentação precisamente contrária; ou seja, que mais valia alguns clubes espanhóis (preferia ingleses!) passarem a fronteira para o lado de cá, para ver se isto animava!... No que toca à proclamada fraca competição, pergunto: será que a Liga era vaticinada de má, se Benfica ou Sporting liderassem o campeonato?! Os Velhos do Restelo ainda andam por aqui - a ganhar bom dinheiro com o mau futebol que classificam - e o pior é que tardam em desaparecer!

Vídeos do FC Porto-Naval (1-0)

Naval entra bem na partida



FC Porto intensifica o ataque


Golo dos dragões - Raul Meireles


Adriano tenta convencer que (ainda) é solução


PS: o único tento da partida surgiu de uma jogada bastante rápida, após deslize de Taborda e da persistência de Lisandro. O facto de ninguém estar à espera que o lance desse em golo fez com que pouco tempo restasse para apanhar o momento. Vai daí e pronto: mais um conjunto de imagens impróprias de serem vistas correctamente, pois estão de pernas para o ar, mas que de novo o Alto Bola pede desculpa e apresenta soluções: faça o pino ou então vire o monitor :)


Vídeos do Boavista-Sporting (2-0)

Primeiro golo do Boavista – Marcelão


Livre de Ronny quase dá o empate


Remate de Purovic ao poste


Segundo golo do Boavista - Jorge Ribeiro

Xeque-mate ao ‘tri’ avizinha-se

Tal como havia anunciado, o Alto Bola esteve presente nas duas partidas da Liga que este fim-de-semana decorreram na Cidade Invicta (ver fotos e vídeos em postagens posteriores). Conhecedor do empate (1-1) do Benfica em Setúbal, com o surpreendente Vitória local, o Sporting entrou mal no encontro do Bessa, perante uma equipa que se nota algo ferida na personalidade, mas que dentro do campo ainda consegue transpirar a camisola. Suportado, talvez, por uma das melhores duplas de centrais da Liga (Ricardo Silva e Marcelão, que, além da defesa, também se entendem no ataque), com um meio-campo aguerrido (pincelado com o futebol pautado de Jorge Ribeiro) e com dois alas bem rápidos – Zé Kalanga e Mateus -, os axadrezados impuseram-se aos leões, venceram o desafio (2-0) e participaram activamente em mais uma jornada positiva para o líder FC Porto, que no dia seguinte havia de derrotar (1-0), no Dragão, a bem organizada Naval e entrar em 2008 a ganhar, coisa que não aconteceu a abrir e a fechar o ano que acabou de expirar.

Assim, no topo da tabela, os dragões fixam agora em nove pontos a vantagem para o segundo classificado, o Benfica, e em 12 para o terceiro, o Sporting, que só não perdeu a posição porque o Vitória de Guimarães escorregou inexplicavelmente (4-1) na Amadora. Com o Boavista a subir na geral, destaque ainda para mais uma derrota (2-1) da União de Leiria, agora em Paços de Ferreira, para o fantástico empate (3-3) entre o Sporting de Braga na deslocação à Académica e para a vitória (2-1) caseira do Marítimo com o Leixões.

Concluída a primeira volta do campeonato, o Alto Bola adverte para o facto de a jornada dois da segunda volta da prova puder servir para o FC Porto fazer o xeque-mate no que ao título diz respeito. Se as faixas já estavam encomendadas, caso vença o Sporting em Alvalade, os azuis e brancos podem mesmo passar desde logo a festejar o ‘tri’.

4 de janeiro de 2008

Toca a Mudar

Que país este que emita tudo o que de mau se vai fazendo por outras estações televisivas europeias. Primeiro foi a TVI, com o Toca a ganhar, depois a SIC, com o Quando o Telefone Toca… Jogos de azar que rendem milhões… que me fazem deambular sistematicamente por canais temáticos internacionais... que circunscrevem todos aqueles menos afortunados que não têm hipóteses de manusear as alternativas dos sinais via cabo...

Em apenas alguns dias de férias natalícias deu para perceber que as madrugadas dos canais privados portugueses são ainda piores que os horários nobres das ditas empresas, ocupados com novelas alucinogénias de ficção ou da vida real, algumas disfarçadas mesmo de concursos musicais ou vocais!

Parece que em 2009 vai surgir um novo canal no pequeno ecrãn… Se for para fazer a diferença, venha ele! Agora, se for para ser mais do mesmo, então peço (exijo!), por favor, para que o sinal não seja sequer aberto. Agora digo eu: Toca a Mudar!

Sem confirmação

Dacar anulado! Aqui está uma notícia que afecta centenas de participantes, patrocinadores e organizadores da prova. Como mero espectador, lamento este possível desfecho, ainda por cima derivado do facto de terem sido assassinados alguns franceses na Mauritânia...

PS: Qual será agora a ocupação do tempo livre dos excêntricos meninos ricos europeus?!

Reentré da Liga

A Liga está de regresso este fim-de-semana. Finalmente! Depois de dias (estúpidos) a seco, onde valeu o Boxing Day em Inglaterra, a emoção desportiva volta aos relvados nacionais.
Por isso, para assinalar esta reentré, o Alto Bola deixa a promessa de estar presente no Boavista-Sporting e no FC Porto-Naval e mostrar-lhe os alguns momentos destes dois jogos.
Não perca as melhores imagens e vídeos em postagens posteriores.

3 de janeiro de 2008

Dúvidas sobre a Taça da Liga?!


Para quem defende a ideia de que a Taça da Liga é um fiasco, aqui ficam umas Boas imagens que provam precisamente o contrário!...






PS: Depois deste cenário, alguém ainda se lembra quais são os clubes que ainda estão em competição?!

Novo Estereótipo Social

Uma passagem momentânea por um centro comercial, esta quarta-feira, deu para observar novos hábitos e sentir cheiros originais. O facto de o fumo ficar à porta, por obrigatoriedade, assim o ditou. Cheguei mesmo à conclusão que o problema não estava no fumo que fazia - e que me sabia tão bem em determinadas ocasiões, como logo após a refeição e respectivo café -, mas antes no fumo que os outros produziam. Este sim é que era inoportuno! Mas como não me posso dissociar dos demais…
E foi com um ar purificado que tive de acompanhar a minha tribo a uma varanda para matar o vício. Estou certo e conformado da necessidade de aderir ao mais recente estereótipo social.

Passada a experiência, uma interrogação se me levantou: em época de saldos e por altura de trocas de prendas de Natal, será que é por o tabaco ser interdito que o dito centro comercial estava despido de gente? Sem acreditar nesta teoria, mas com resquícios de dúvidas, uma coisa é certa: há males que vêm por bem, quanto mais não seja pelo facto de aqui fazer o que tinha agendado sem apertos inoportunos. Para já vale a boa disposição, a risota geral e a partilha do recente hábito colectivo, o qual muita boa gente agradece. A ver vamos quais as reacções futuras e as leis de comportamento exigidas pela minha tribo.

2 de janeiro de 2008

Chico-espertices...


Quando os lugares de estacionamento em meios urbanos são parcos, tudo vale para fazer repousar os veículos. Eis mais uma boa imagem da realidade da chico-espertice que vigora em Portugal...

Tabaco ao relento

Terminou o ataque feroz aos não fumadores. Agora impera apenas a batalha entre os que fazem do tabaco um bem essencial e os responsáveis dos cafés e restaurantes (com funções policiais).

Aqui fica a primeira imagem captada, logo no dia 1 de 2008, pelo Alto Bola à porta de uma confeitaria. Quatro cadeiras ao relento, duas delas ocupadas…

Bom 2008

E pronto, já estamos em 2008! Depois de uns dias de férias festivas, o Alto Bola está de regresso ao activo. Assim, deseja-se a todos um feliz ano, se possível bem melhor do que o que agora findou.

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs