31 de janeiro de 2008
Polémica de idades
Adeus às moscas, por 90 minutos
29 de janeiro de 2008
Bom, passar de cinco golos para zero não é fácil. Depois de uma jornada inaugural vitoriosa no Campeonato nacional de Blogs, o Alto Bola conheceu o sabor amargo da derrota. A perder ao intervalo (1-0), através de um tento de Linz, a segunda parte do desafio com o António Raminhos foi muito mais animada; o problema é que o marcador não mais se alterou. Porquê? Treinos à porta fechada, exercícios de finalização, moral e confiança não faltaram. Por isso, as justificações poderão ser dadas à imagem da última partida que se disputou em Alvalade. Golos feitos desperdiçados, bolas na trave e outras tiradas em cima da linha de baliza… Enfim, a sorte não esteve
Posto isto, pouco mais há a dizer. Parabéns ao António Raminhos pelos três pontos conquistados e veremos se a sorte aparece no desafio que se segue. Alguém vai ter que pagar por este desaire. Será o Vedeta ou o Marreta?
Treinar para a Europa?
25 de janeiro de 2008
Os jornalistas insistiram muito na conferência de imprensa para saber se ia manter a equipa vencedora (5-3,
Pois bem, então aqui ficam os 22 homens chamados este fim-de-semana à competição:
Guarda-redes - Helton (FC Porto);
Defesas - Gregory (Marítimo), Paulo Jorge (Braga), Marcelão (Boavista) e Alonso (Nacional);
Médios- Lucho (FC Porto), Quaresma (FC Porto), Raul Meireles (FC Porto) e Fajardo (Guimarães);
Avançados - Lisandro (FC Porto) e Liedson (Sporting).
Guarda-redes - Nilson(Guimarães);
Defesas - Sereno (Guimarães), Adalto (Setubal), Alonso (Nacional) e Marcelão (Boavista);
Médios - Paulo Machado (Leixões), Jorginho (Braga), Diogo Valente (Leixões) e João Alves (Guimarães);
Avançados – Linz (Braga) e Mrdakovic (Guimarães).
Boa sorte a todos os participantes da iniciativa organizada pelo BnRb, menos a um!...
23 de janeiro de 2008
"Baza Correr Com o Paulo Bento"
PS: O Benfica também não foi esquecido!...
PS2: Tal como se passou com Rui Santos, importa agora saber se o Sporting vai também questionar os adeptos se o rap deve dar lugar à música ligeira!...
Tatuagens da bola
O Padrinho
. “Temos que ser uma máfia no bom sentido e ajudar-nos uns aos outros” – Alberto João Jardim, 13 de Abril de 2007.
. “Se os madeirenses quiserem a independência, eu estarei ao lado deles” – Alberto João Jardim, 15 de Janeiro de 2008.
Uma ideia: por que não lançar um referendo na ilha para perceber qual a vontade popular? E os continentais, como veriam o arquipélago fora da soberania portuguesa? A confirmar-se o divórcio, poupavam-se milhões de euros nos cofres nacionais?
Uma certeza: assunto na gaveta pessoal e pronto a ser repescado…
Festa na Sertã
E porque a festa da Taça é isto mesmo, duas questões pertinentes se levantam. Primeira: qual a razão de chegarmos aos oitavos-de-final da prova e ainda haver clubes isentos? Segunda: por que é que os emblemas da Liga não entram em competição logo no arranque do segundo principal troféu nacional? Duas perguntas para a Federação Portuguesa de Futebol meditar…
Imbróglio cerebral
CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35!
R3P4R3 N15TO! NO COM3ÇO 35T4V4 M31O COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 4 TU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C154R D3 P3N54R D3 MU1TO 35FORÇO.
POD35 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! 4 TU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3 P4R4BÉN5!!!
Divórcio adiado
Concluído o processo da aquisição da totalidade do passe de Lisandro, os azuis e brancos matam agora mais dois coelhos com num só tiro: acabam
PS: As palavras menos dignas da SAD dos dragões para com um vice-presidente do FC Porto, neste particular para com Fernando Póvoas e sobre o caso Quaresma, são tão lamentáveis como escusadas. Mais: são reveladoras de que há alguns diferendos de bastidores por resolver entre agentes do clube da Invicta e de que nem sempre o agir a quente revela a devida eficácia interactiva.
"Treta Mextra"
PS: O Sporting fez, esta quarta-feira, mea culpa e retirou o inquérito do suporte digital. A ver vamos o que acontece quando sair para as bancas o periódico leonino.
PS2: a ser verdade o que algumas fontes me dizem, se o Sporting tem atitudes destas com pessoas simpatizantes do Sporting (Rui Santos é uma delas), o que faria com se estivéssemos a falar de comentadores com orientações contrárias.
21 de janeiro de 2008
Irritações e vontades de Quaresma
Pois bem, o número 7 azul e branco não gostou de ser novamente assobiado no Dragão. Dado o teor do desafio e das circunstâncias, não se percebe o porquê da discórdia de alguns dos presentes! A vitória nunca esteve em causa, o adversário era acessível, o extremo tem sido os dos pilares deste FC Porto… Quem não se lembra dos importantes golos conseguidos esta temporada, como o de Braga e
Com quem não se sente não é filho de boa gente, Quaresma deixou no ar que a saída do clube está para breve, uma vez que os adeptos assumem o papel de juízes da discórdia. O cigano refez a carreira de dragão ao peito e é hoje um jogador bem diferente do passado. Alargou as linhas de actuação (principalmente defensivas), joga mais em função da equipa (sempre com a cabeça no ar para servir os companheiros), não se limita a ficar na lateral à espera que a bola lhe chegue. Todavia, por vezes, ainda comete alguns erros individuais e são estes que os adeptos acabam por reter na mente. Dado o potencial que tem, Quaresma pode evoluir muito mais e chegar a patamares já alcançados por outros protagonistas da selecção. Certo é que não é com atitudes negativas, vindas de quem ele sabe que ofereceu muitas vezes felicidade, que o internacional português lá vai.
Repudia-se assim as posturas de alguns dos simpatizantes portistas; que as palmas aparecem em tom de desculpa em jogos futuros. Independentemente da partida, os sons agudos que advêm das bancadas irritam qualquer um, mesmo aqueles que normalmente também lá estão e que não gostam de tal sonoridade.
PS: Apesar de concordar com a tristeza de Ricardo Quaresma e de ter a certeza de que faz falta ao futebol nacional, sou da opinião de que se abra a porta sempre que alguém não se sente bem… Se o próprio deseja sair de Portugal para ser melhor acarinhado noutro sítio, seja feita a vontade do jogador…
18 de janeiro de 2008
Em busca de tomba-gigantes
Incompetências...
15 de janeiro de 2008
Jornalistas em canal fechado
Momento hilariante. Ouça as conversas dos jornalistas da TVI de serviço no último Académica-Sporting em canal fechado. Alguém esteva por perto e gravou o que se dizia no intervalo. Aperceba-se das opiniões que deixam de ser na terceira pessoa para falar dos outros, utilizando-se sempre a primeira pessoa; ou seja, as preferências clubísticas e muito mais!…
14 de janeiro de 2008
Caso Meyong
A pergunta do costume
Apesar de haver títulos a conquistar, a maior visibilidade dos leões está na Liga. E aqui tudo corre mal. Sem director desportivo, Paulo Bento colhe a maioria das críticas negativas e a confiança depositada pela direcção,
Por sermos um povo latino, por cá é assim que as coisas vão acontecendo. Não me lembro de nos anos em que o Manchester United esteve sem ganhar, por exemplo, ouvir os ‘chatos’ do costume lançarem perguntas repetitivas; ou até nos anos em que o Arsenal centrava forças em construir uma equipa e os títulos eram apenas miragens constatar que os amantes do desporto-rei esperavam que o ‘quarto poder’ servisse de juiz para avaliar todo um trabalho definido e votado pelos associados. Será uma questão cultural? Talvez… Por que não imitar o que de melhor se passa lá por fora?
Filipe Soares Franco entra na sala de imprensa para pedir aos profissionais da comunicação social para ‘virarem o disco’. Se houvesse algum tino profissional, nada disto se passava. As respostas estão mais do que dadas e enquanto for este o presidente será este o treinador. Cabe a todos os sportinguistas manifestarem-se apenas no final da época ou então na próxima ida às urnas e dizerem se é este o projecto que querem para o clube de Alvalade. Quanto aos amigos jornalistas, lanço o desafio: fale-se mais de futebol e menos de resultados. Talvez assim os simpatizantes verdes e brancos fiquem com os horizontes mais alargados na altura de fazerem avaliações.
PS: Se tudo isto acontecesse noutras bandas, há muito que imperava o blackout. E depois ninguém percebia o porquê do mesmo!
Fosso cada vez maior
À margem desta competitividade estão os dragões. Sem Tarik, os bicampeões nacionais recuperaram Adriano e deram ‘chapa 4’ ao europeu Sporting de Braga. Os espectadores presentes no Dragão assistiram a um autêntico ‘banho de bola’, a mais dois golos de Lisandro (e vão 13!) e ainda tiveram tempo para festejar o primeiro tento de Farias na prova nacional. Sem fôlego para respirar, os arsenalistas regressaram à Cidade dos Arcebispos
Se no Bessa o Boavista voltou a derrotar (3-1) a condenada União de Leiria, destaque também para as vitórias (0-1) do Nacional no Estrela da Amadora, do Belenenses com a Naval (2-1) e do Paços de Ferreira
Cumprida a primeira jornada da segunda volta, e ao contrário do que muitos por aqui apregoam, é caso para dizer que esta época a Liga está competitiva como poucas vezes se viu - isto sem contar, claro, com a vantagem do líder FC Porto e a desvantagem do lanterna vermelha União de Leiria.
Depois da pausa do próximo fim-de-semana, para a realização da Taça de Portugal, a ronda que se segue terá nada mais, nada menos que quatro clássicos: Sporting-FC Porto, Vitória de Guimarães-Benfica, Marítimo-Boavista e Sporting de Braga-Belenenses. A não perder, portanto...
11 de janeiro de 2008
Autoridade Americana!
Inversão de papéis
Apesar de o maestro ter tentado sempre fugir a esta questão, refugiando-se (e bem) na ideia de que as reais funções no clube da Luz ainda são as de jogador, o certo é que as últimas incidências vieram provar precisamente o contrário. Então vejamos.
Luisão e Katsouranis desentendem-se no Bonfim, uma cena originalmente feia para uma instituição que se diz prezar os valores humanos. Onde estava Rui Costa? Em campo! Com que responsabilidades? As de um experiente atleta, de um líder, de um capitão! Que atitude apaziguadora e de grupo tomou? Nenhuma (pelo menos até ao regresso ao balneário)! Mais: José Veiga não pára nas incursões e ataques aos responsáveis encarnados. Quem vem a terreiro defender o clube e dizer que “não se deve cuspir no prato onde se comeu”? Rui Costa. Que papel assume? A de um director desportivo! A de um presidente!...
Algo não bate certo na atribuição de papéis no reino das águias e só não vê quem é cego ou não quer ver.
10 de janeiro de 2008
Postiga, o incompreendido
Aos 25 anos, Postiga continua a ser uma eterna esperança. Esperemos agora que na Grécia, ao lado de José Peseiro, o internacional português possa encontrar o melhor fio condutor para prosseguir a carreira, até porque o Euro 2008 está aí à porta.
PS: A inclusão de Pedro Mendes no regresso de Postiga à Invicta, corria o Verão de 2004, foi algo que deixou algumas incompreensões entre os adeptos portistas. Mais uma vez se prova que o negócio foi um autêntico erro de cálculo da SAD do FC Porto, mesmo correndo o risco de ver o atacante num dos rivais de Lisboa.
9 de janeiro de 2008
Pontapé de saída!
E porque a real competição do campeonato português parece ter cada vez mais o fim previsto, a ver vamos se esta prova virtual consegue dar alguma animação ao futebol que por cá se pratica!...
Guarda-redes: Helton (FC Porto);
Defesas: Bosingwa (FC Porto), Marcelão (Boavista), Bruno Alves (FC Porto) e Alonso (Nacional);
Médios: Raul Meireles (FC Porto), Lucho (FC Porto), Quaresma (FC Porto) e Rui Costa (Benfica);
Avançados: Lisandro (FC Porto) e Liedson (Sporting)
A todos os participantes boa sorte!
Para quê tanto interesse no BCP?
8 de janeiro de 2008
Sim ao Referendo do Tratado Europeu
7 de janeiro de 2008
A indisciplina e os Velhos do Restelo
. Depois do incidente entre Vukcevic e Liedson, na deslocação ao Marítimo, a indisciplina nos clubes lisboetas da Segunda Circular reflecte tão só a constatação de uma inferioridade e após toda uma panóplia de protagonismo endereçados pelos agentes mediáticos e directivos do nosso pequeno país, nomeadamente sempre que pára a competição ou quando as vitórias acabam por sorrir.
Vídeos do FC Porto-Naval (1-0)
Naval entra bem na partida
FC Porto intensifica o ataque
Golo dos dragões - Raul Meireles
Adriano tenta convencer que (ainda) é solução
PS: o único tento da partida surgiu de uma jogada bastante rápida, após deslize de Taborda e da persistência de Lisandro. O facto de ninguém estar à espera que o lance desse em golo fez com que pouco tempo restasse para apanhar o momento. Vai daí e pronto: mais um conjunto de imagens impróprias de serem vistas correctamente, pois estão de pernas para o ar, mas que de novo o Alto Bola pede desculpa e apresenta soluções: faça o pino ou então vire o monitor :)
Vídeos do Boavista-Sporting (2-0)
Livre de Ronny quase dá o empate
Remate de Purovic ao poste
Segundo golo do Boavista - Jorge Ribeiro
Xeque-mate ao ‘tri’ avizinha-se
4 de janeiro de 2008
Toca a Mudar
Sem confirmação
PS: Qual será agora a ocupação do tempo livre dos excêntricos meninos ricos europeus?!
Reentré da Liga
Por isso, para assinalar esta reentré, o Alto Bola deixa a promessa de estar presente no Boavista-Sporting e no FC Porto-Naval e mostrar-lhe os alguns momentos destes dois jogos.
Não perca as melhores imagens e vídeos em postagens posteriores.
3 de janeiro de 2008
Dúvidas sobre a Taça da Liga?!
Novo Estereótipo Social
E foi com um ar purificado que tive de acompanhar a minha tribo a uma varanda para matar o vício. Estou certo e conformado da necessidade de aderir ao mais recente estereótipo social.
Passada a experiência, uma interrogação se me levantou: em época de saldos e por altura de trocas de prendas de Natal, será que é por o tabaco ser interdito que o dito centro comercial estava despido de gente? Sem acreditar nesta teoria, mas com resquícios de dúvidas, uma coisa é certa: há males que vêm por bem, quanto mais não seja pelo facto de aqui fazer o que tinha agendado sem apertos inoportunos. Para já vale a boa disposição, a risota geral e a partilha do recente hábito colectivo, o qual muita boa gente agradece. A ver vamos quais as reacções futuras e as leis de comportamento exigidas pela minha tribo.
2 de janeiro de 2008
Chico-espertices...
Tabaco ao relento
Aqui fica a primeira imagem captada, logo no dia 1 de 2008, pelo Alto Bola à porta de uma confeitaria. Quatro cadeiras ao relento, duas delas ocupadas…