30 de março de 2009

De Madrid…

A pedido de várias famílias, eis um vídeo do último Atlético Madrid-FC Porto, primeira-mão dos ‘oitavos’ da Champions, jogado na capital espanhola.
Alertamos para o vocabulário susceptível de ferir as pessoas mais sensíveis. É que isto de filmar ao lado do Vasco…

Destino de Veloso

Não joga no Sporting. Os problemas disciplinares acentuam-se. Deixou de ser convocado para a selecção. A família e o empresário amparam-no e aconselham: "o melhor é deixar Portugal". Resultado: parece que Espanha é o destino de Miguel Veloso!...

Fragmentos (possíveis) no Dragão

Conforme o prometido, aqui fica uma fotografia e dois vídeos do último empate de Portugal frente à Suécia. Lamento a fraca qualidade dos momentos, pois os mesmos foram captados no Estádio do Dragão através do telemóvel. E a razão é simples: ao Alto Bola foi negada a recolha de imagens com a habitual máquina de serviço.
PS: Além do nulo, fica a lamecha pelo comportamento dos responsáveis destacados (funcionários do FC Porto ao serviço da federação), até porque desta vez o Alto Bola tinha tripé (de mesa) e tudo!!!...
Vídeos

Nulidade táctica

O apuramento de Portugal para o Mundial 2010 está cada vez mais complicado. Terceiro empate a zero seguido, desta vez em casa com a Suécia. O fraco aproveitamento ofensivo é, sem dúvida, a principal dor de cabeça nacional. Todavia, há outros factores operativos da máquina das quinas com os quais pouco ou nada me identifico. É que isto de ter de ganhar e acabar o desafio com quatro centrais (!) em campo tem muito que se lhe diga.
Debruçando-me apenas nos jogadores seleccionados e constatando que Portugal alinhou no habitual 4x3x3, com Pepe a trinco e sem ponta-de-lança, logo percebemos o conservadorismo de Carlos Queiroz. Se somarmos a isto a lesão de Bosingwa e a entrada de Rolando… a precisar dos três pontos…
Assim sendo, atendendo aos atletas que temos, seria muito mais interessante ver uma defesa a três (Pepe, Carvalho e Alves a segurar o duo sueco), com quatro médios (dois deles abertos – Bosingwa e Duda a fazer toda a ala – e dois box-to-box) e um trio ofensivo irrequieto, sempre em constante mutação. Ou seja: um homem a mais no sector recuado, uma intermediária sólida com dois velozes falsos laterais e técnica quanto baste no ataque. Aliás, penso mesmo que o 3x4x3 ou o 3x5x2 seriam as melhores tácticas para o perfil da actual selecção.
Sou suspeito por trazer à relação este fundamento, até porque é desta forma táctica que mais me identifico com o futebol. Contudo, e repito, vendo o momento e os atletas escalonados, seria esta a forma mais eficaz de atacar o prejuízo.
Quanto ao apuramento, veremos…

24 de março de 2009

A caminho do Mundial

Última hora: o Alto Bola vai estar presente no próximo compromisso de Portugal. Não perca algumas imagens e vídeos do importante jogo frente à Suécia, este sábado, rumo ao Mundial da África do Sul.

Bruno Alves certo no Barcelona

Há muito se tem falado da saída de Bruno Alves do FC Porto. Pois bem, ao Alto Bola chegou, este sábado, a confirmação. Fontes próximas do defesa confessam que o negócio está feito, que o destino de final de época é o Barcelona e que 30 milhões de euros é a verba acordada com os dragões. Mais: para assegurar a transferência, com a chancela requisitada a Jorge Mendes, o clube da Catalunha já acordou os trâmites do pagamento referente a 20 milhões, ficando os restantes 10 para Junho próximo
Com Lucho a não querer representar um clube que apenas lute por lugares europeus, mesmo que em campeonatos mais apetecíveis, será Lisandro o próximo a deixar os azuis e brancos? Veremos...

O que começa mal...

Lucílio Baptista no melhor que sabe! O pior árbitro do futebol português foi a melhor coisa que aconteceu na pior competição nacional. O que começa mal tarde ou nunca se endireita. Uma prova (até bem-vinda) pessimamente organizada, cheia de anormalidades, com iresponsável definição dos moldes competitivos, só podia acabar desta maneira… Agradece o Benfica, para pena do Guimarães, Belenenses e, agora, do Sporting…

21 de março de 2009

Tranquilidade milionária

O sorteio dos ‘quartos’ da Champions ditou o Manchester United no caminho do FC Porto e deste rescaldo conclui-se que a tarefa dos dragões será complicada, mas não pode deixar de ser encarada com tranquilidade. Os campeões da Europa têm o melhor jogador do Mundo, actuam no melhor campeonato… esta equipa azul e branca é menos experiente que a de 2003/04, continua a “ganhar títulos no supermercado” (como disse Ferguson na altura), mas a ânsia de triunfar além-fronteiras mantém-se intacta.
E é perante esta energia que os tricampeões nacionais têm de se debruçar. Partir como não favoritos, apontado como o menos provável a vencer a competição, o que dá mais dinheiro nas casas de apostas, quase que considerado como o ‘bombo a festa’… Resta-lhe manter-se fiel à postura, não alterar a dinâmica ofensiva (aproveitar as conhecidas debilidades da defesa contrária), ajustar um quarto médio nas movimentações defensivas (ganhar o meio campo com Rodriguez, sem se abdicar de um avançado) e contar com um treinador ambicioso, à imagem de um campeão que, com menos poderio, tem melhor currículo internacional que o opositor e que com ele reparte a liderança de presenças na prova milionária.

Bracarenses de parabéns

Apesar de eliminado dos ‘oitavos’ da UEFA, aqui ficam os merecidos parabéns ao Sporting de Braga. Jesus mostrou ambição, teve o pássaro na mão, mas o sonho caiu por terra. Alguma falta de experiencia internacional, traduzida por uma certa ansiedade colectiva, acabou por ser fatal. Todavia, excelente é o adjectivo que se pode aplicar a este Braga europeu.

PS: Já agora, parabéns também a todos os bracarenses que quase encheram a Pedreira. Mais uma vez se prova que quando os pequenos entram no topo da agenda medática, a adesão tende a ser maior. Que assim fosse para todos os clubes durante toda a época. Descolorar o futebol português… Lembra-se?

17 de março de 2009

Sem comentários…

Não se pode resolver o problema da sida com a distribuição de preservativos; pelo contrário, a sua utilização agrava o problema”, palavras do Papa Bento XVI, esta terça-feira, horas antes de aterrar em África (!).
Perante tal conservadorismo secular, registo mais uma lamentável postura e não perco mais tempo em comentários...

16 de março de 2009

Em tempo de crise...

E porque em tempo de crise tudo serve para criar uma oportunidade, eis uma boa iniciativa comercial captada em Faro.

13 de Março de 2009

Dois anos completados. Três dias de festa: primeiro com os pais, depois com os amigos, mais tarde com toda a família. Uma jornada em cheio, com o bom tempo a ajudar. Mais uma vez: parabéns Mafalda.

12 de março de 2009

Entre os oito melhores

Ora aqui está mais um feito do FC Porto; de regresso aos ‘quartos’ da Champions, depois de eliminar o Atlético de Madrid.
Quatro inglesas, duas espanholas, uma alemã e outra portuguesa. Este é o figurino que se segue no panorama das oito melhores equipas da Europa. Agora que venha o diabo e escolha. Uma coisa é certa: perante a disparidade de valores (a equipa de Jesualdo é inferior à de Mourinho), vale a camisola azul e branca para colocar em sentido qualquer adversário, tendo sempre Roma no horizonte.

PS: Se tivesse poder de escolha, evitaria Manchester United, Chelsea, Liverpool e Barcelona. Sobram três. Arsenal e Villarreal estão ao alcance; mas giro seria reeditar a final de Viena com o Bayern de Munique e mostrar que o futebol português é bem diferente quando em causa está o símbolo do dragão.

11 de março de 2009

Inexperiência

Inexperiência. Assim se pode adjectivar a humilhação (12-1) vivida pelo Sporting aos pés do Bayern de Munique nos ‘oitavos’ da Champions. Uma postura a fazer lembrar os duelos internacionais das décadas de 70 e 80. Entrar em campo com medo, desconfiança, com complexos de inferioridade. Pensava que este pensamento há muito tinha sido varrido dos intervenientes nacionais.
Sem ou com apitos, sem ou com jogadas de bastidores para liquidar marcas de clubes ou homens do futebol, valho-nos pelo menos as prestações e o nome FC Porto na Europa para engrandecer o desporto-rei português.

6 de março de 2009

Descolorar a bola


Em Portugal só existem três cores. Ao centrar-se a informação exclusivamente aos olhos do Benfica, Porto e Sporting, estamos a hipotecar o futuro do futebol nacional. Há mais futebol para além deste...
Carlos Queiroz, esta quinta-feira, durante uma entrevista dada à RTPN, onde mostrou, entre outras boas ideias, a preocupação pelo desporto-rei português, tendo como perspectiva uma visão de médio e longo prazo.
Será que não chegou a altura de descolorar a bola em Portugal?

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs