4 de julho de 2008

‘As mentiras de Timor’

Depois de aqui ter deixado algumas críticas à linha editorial do jornal Sol, nos últimos meses do ano passado, eis que agora me vergo a uma boa reportagem que a revista Tabu traz à estampa no último sábado. Da autoria de Felícia Cabrita, ‘As mentiras de Timor’ pretende explicar e contextualizar o que originou os atentados a Ramos-Horta e a Xanana Gusmão, bem como justificar a morte do major Alfredo Reinado.
Com testemunhos válidos e fulcrais, trilhando caminhos perigosos e para muitos pouco oportunos, como se de uma selva tropical local se tratasse, a jornalista que nos alertou para o que se passava na Casa Pia deixa-nos uma visão que era pouco perceptível a uma distância superior a 15 mil quilómetros.
Quem são realmente os responsáveis por todo este imbróglio? Que papel tem o petróleo e o gás no meio de tudo isto? E a Austrália, é parte integrante do que se passou? Como agiu a ONU? Dúvidas de uma estória que pode não estar a ser bem contada para figurar na história deste Timor Leste há muito martirizado.
Uma reportagem onde apenas duas pessoas não deram as próprias versões dos factos: o falecido major Reinado e… Xanana Gusmão! Por que será? Um trabalho a não perder.

O major Alfredo Reinado foi acusado de atentados contra Ramos-Horta e Xanana. Documentos e registos telefónicos recolhidos em Timor provam o contrário. E levantam interrogações sobre o papel de Xanana Gusmão.” – lê-se no Sol.

PS: Inserido numa edição onde em destaque também esteve Scolari e o alegado envolvimento na 'Operação Furação', não se percebe o porquê deste trabalho da Tabu não ter tido repercussão nos demais órgãos informativos, que ao invés preferiram abordar as supostas fugas ao fisco do ex-seleccionador nacional. No mínimo, incompreensível!

Sem comentários:

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs