17 de setembro de 2007

Os tabus


Gaia nunca antes esteve tantas vezes na agenda política nacional. O facto de Luís Filipe Menezes (LFM) concorrer à liderança do PSD assim o obriga. Com as eleições 'laranjas' agendadas para o final deste mês, importa saber o que fará LFM caso leve a melhor sobre a candidatura de Luís Marques Mendes. Irá abandonar o cargo de presidente da autarquia? Sem querer desfazer o tabu, e refugiando-se nos políticos que regressaram à vida privada e no que chegou a Presidente da República (o pai do tabu), importa lançar a terreiro algumas questões. Será Marco António Costa o sucessor previsto a médio prazo e o cabeça de lista do partido no concelho nas próximas Autárquicas? Terá o vice-presidente da edilidade oposição interna? Guilherme Aguiar e Firmino Pereira perfilam-se para o lugar? Onde cabe Cancela Moura no meio de tudo isto?
Estas e outras dúvidas seriam retardadas caso LFM não avançasse de forma abrupta na intenção de ser o timoneiro nacional do PSD. Não seria melhor ter esperado por nova derrota de Marques Mendes nas próximas Legislativas e aí sim entrar pela porta grande? Eu por cá penso que sim. A aguardada continuação do PS no Governo e o facto das Autárquicas serem posteriores às Legislativas faziam com que LFM tivesse todo o tempo do Mundo para agir em conformidade. Rodeado dos habituais conselheiros, a decisão foi diferente. Veremos se foi um erro de cálculo e ou uma acertada posição que me faça ver que estava errado.
Der olhos postos na capital, a empresa alfacinha de Cunha Vaz tem tratado da imagem do político no Sul do país (importa convencer Lisboa), pois a Norte há muito que, com resultados, a equipa de comunicação que o acompanha o tinha conseguido. Mas, pelo visto, esta não chegava para as encomendas necessárias... Há sondagens que ditam LFM como o futuro líder do PSD e outras que nem por isso? A ver vamos o que o futuro nos reserva.
Uma palavra final ainda para Gaia. Perante o espectro político aqui registado na força partidária que lidera Gaia há dez anos, estará a aposição concelhia a munir armas e unir tropas para aproveitar o momento de indecisão política que pode estar aí a vir?

Vitória de Menezes
Pela sondagem lançada no Alto Bola, LFM é o líder certo para o PSD, mas também há quem considere que devia ter esperado por nova derrota de Mendes. Certo é que, tal como eu, a maioria pensa que o ainda líder nacional 'laranja' não é de todo o homem desejável no maior partido de oposição.

Sem comentários:

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs