1 de outubro de 2007

Mais uma vitória de Menezes


Já está. Luís Filipe Menezes (LFM) conseguiu o que sempre desejou: chegar a líder do PSD. Ao derrotar Marques Mendes nas eleições internas do partido, o autarca de Gaia deitou por terra alguns dos barões ‘laranjas’ e fez regressar a maior força da oposição ao ‘santanismo’, o mesmo que os portugueses chumbaram e deram a primeira maioria ao PS.

Mas desta vitória há a ressaltar alguns pormenores. Foi notória a forma frontal e de peito aberto com que LFM enfrentou o poder imposto – foi sempre assim que, de baterias apontadas, o político apresentou resultados. Recorrendo ao nome de Ferreira Leite em última instância, para denunciar o que considerava de fraude nos cadernos eleitorais, LFM tirou da cartola o derradeiro trunfo com que o levou à vitória. Agora é necessário arrumar a casa, repescar alguns nomes no Grupo Parlamentar, como Santana Lopes e Duarte Lima. O PSD mudou de figura e de estratégia, agora há que ver quais os resultados que terá no futuro.

Parabéns a LFM, pois, ao contrário do que um dia pensou, não foi preciso chegar a presidente da Câmara do Porto para abraçar a liderança do partido. Parabéns a Gaia, pois nunca antes o presidente da autarquia teve tão alta função de âmbito nacional.

Com duras batalhas pela frente, o PSD tem agora a dura missão de tirar a maioria ao PS nas Legislativas e tentar vencer em 2009. Não será tarefa fácil, até porque muitas das feridas do PSD vieram ao de cima nestas directas, desde logo a falta de organização interna.

PS: Sem LFM, a ver vamos o que o futuro nos reserva na edilidade que representa 3% dos portugueses.

Sem comentários:

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs