1 de junho de 2011

Deficitário país de valores

Há uns tempos de não teço aqui comentários. Aliás, há muito que apenas dirijo o pensamento para as pessoas que me são mais próximas. Por isto, a semana passada perguntei-me: por que será que isto acontece? Andei estes dias a tentar arranjar resposta. Acontece que não cheguei a uma razão concludente. Várias surgiram no pensamento. O bombardeamento da necessária (?) ajuda do FMI, as notícias sobre um escândalo de um tipo da Escola de Chicago (à imagem de Friedman) que tentou tirar de esforço algo íntimo de uma fulana (há semanas atrás alguém sabia quem era este senhor? Será ele assim tão democraticamente importante para abrir telejornais e encher páginas?) , a fatídica crise (de valores, certamente) e ainda o casamento de um inglês com uma ex-amiga de turma…

Tantos temas que juntamente com outros não fazem a razão de voltar aqui. Mas como a consciência já começava a pesar, apenas quero deixar duas reflexões: a pré-campanha para as Legislativas e os feitos históricos do grande FC Porto.

Sobre a primeira situação, espero que os dias que faltam para 5 de Junho sejam de esclarecimento, de discussão de pontos de vista, de aprofundamento de modos de vida colectivos que levam ao bem-estar individual. Certamente que há culpados pela situação a que chegamos. Mas não menos certo é que os erros há muito se atropelam; não começaram há um par de anos. E não são os tropeções burgueses de três décadas de liberdade que fazem apagar a memória de um respeitável povo ocidental da Europa. É tempo de convocar todos os cidadãos a expressarem nas urnas o que lhes vai na mente. Convencer quem nunca votou, falar com quem vive de preconceitos, fazer observar que o nome das siglas pouco representam para a razão a que se lhes assiste. Lutar contra esta crise de valores, de ganância, de profissionalismo político, da busca desenfreada pelo poder, do desrespeito pelo ser humano em nome do crescimento económico. Quando a política se coloca de joelhos perante esta “neo-economia”, então algo vai muito mal nesta sociedade, pois não há segurança que segure a desejada flexibilidade. Nem que seja em branco, vote! É que a utopia do nosso sonho, felizmente, ainda ninguém conseguiu dar-lhe uma valor monetário para cobrar créditos financeiros.

Por fim, o grande FC Porto! Será este o maior exemplo de como se constrói algo de positivo? Talvez. Um clube que tão bem representa uma região. Um emblema de paixão, de feitos colectivos, que tem como base uma liderança com as mesmas três décadas que atrás abordei. Um FC Porto que vence títulos, que destrói corporativismos. Um FC Porto que se impõe em termos nacionais e a partir de uma das regiões mais pobres da Europa. Que não se rebaixa ao centralismo (um bem haja ao nosso querido Eça) que atrofia este país. Um FC Porto que se ergue e chega ao topo do Mundo. Um FC Porto que cria escola e que já serve de exemplo a outros congéneres do Noroeste Peninsular (parabéns Sporting de Braga). Um FC Porto que faz com que milhares de cidadãos se esqueçam dos problemas que diariamente se debatem para conseguir colocar os bens básicos necessários à sobrevivência dentro de casa e ao dispor da família. Por tudo isto, e porque muitas mais palavras teriam de ser tidas em conta para descrever esta colectividade que não pára de ser um caso de estudo, apenas termino convidando-o a sonhar (é gratuito!) perante esta frase: que enorme FC Porto para tamanho deficitário país de valores…

31 de julho de 2009

Um bicampeão nacional que parte...
Um senhor do futebol...
Até sempre sir. Bobby Robson...

26 de julho de 2009

Só ouvido...

Aqui fica a qualidade do jornalismo desportivo e da opinião dos canais privados portugueses. Se já não bastava o péssimo trabalho da TVI e do seguidismo na investigação da Sport TV, eis que somos brindados com este apanhado da SIC.

Acompanhado por José Augusto Marques (o tal que berra por tudo e por nada, mesmo que seja por um pontapé de baliza), Jorge Baptista (benfiquista de alma e coração) é um dos protagonistas. Depois de dizer que Vítor Baía era o maior flop do futebol nacional e de opinar em feição das amizades e sempre circunscrito aos gostos pessoais, esta figurinha consegue, além do gozo para com determinadas pessoas, dizer que desconhece o defesa Ujfalusi - central checo, de cabelo comprido e fita, que diversas vezes defrontou Portugal e que na última edição da Champions defendeu as cores do Atlético de Madrid frente ao FC Porto.

As vozes foram gravadas na apresentação do Benfica aos associados e quando figuras públicas adeptas dos encarnados subiam ao palanque. Enquanto Augusto Marques lança críticas aos meios técnicos da SIC, Jorge Baptista demonstra o amargo de boca por não ter sido convidado pelo clube para subir ao palco; a única coisa que lhe salva e que tem bom gosto no apreciar das belezas naturais femininas.

Só ouvido…

21 de julho de 2009

Atentados à liberdade...

A TVI foi impedida, esta segunda-feira, de fazer a cobertura da apresentação de Ramirez como novo jogador do Benfica. Ao que aparenta, o clube da Luz repete uma atitude mais vezes vivida a Norte, concretamente no FC Porto. Eu próprio já o senti na pele, enquanto jornalista do extinto Sportugal.

A queixa da estação de José Eduardo Moniz já seguiu e aguarda-se posição da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Certamente que o resultado será mais do mesmo; ou seja, mais uma deliberação e nunca sanção. Menos advertente para interior e mais interventiva para o exterior é algo que se pede a uma instituição deste cariz, na defesa do sector, sob pena de cair no marasmo operante, questionando-se apenas o porquê da própria existência.

Mas tão preocupante quanto o atentado à liberdade de expressão é o facto de o Benfica não olhar a meios para copiar o que vai sendo perpectuado no seio do Dragão. Pena é que as imitações sejam sempre pelos piores motivos.

16 de junho de 2009

Anedota do Ano


Sabem por que é Luís Filipe Vieira e Manuel Vilarinho tanto querem contratar Jesus?
Porque só ele consegue transformar a água em vinho!!!
:)

9 de junho de 2009

O Verdadeiro artista

Grande artista! Quando todos pediam eleições antecipadas, para melhor e atempadamente preparar a nova época, disse “nem pensar”. Acusava tudo e todos de “oportunistas”; de quererem “usar o Benfica para auto-promoção”. Vai daí e despede treinador e tem tudo tratado com outro. Logo de seguida, a par de toda e direcção, demite-se; agora sim, marca a ida às urnas.
Isto é que é saber gerir um clube! Isto é que é defender os interesses da agremiação. Quem vier a seguir que fique com a batata quente. Mas também se for reconduzido, tudo se resolve, até porque só o Apito Dourado, pensa ele, não o deixa ganhar!
Vieira, o grande artista! O homem que vê em Veiga o ex-amigo e que não pretende reconhecer em Setembro…
Assim vai o clube da águia… cada vez mais depenado de pessoas altruístas, de bem, com personalidade, que trabalhem em nome do colectivo -leia-se Benfica.

1 de junho de 2009

Directo de Oeiras

Mais uma… Com pouca história… Um jogo para adormecer… Primeira parte com o corpo a servir para fritar umas febras e para ser refrescado com uma cervejinha… Segundo tempo nublado, propício para fumar uns cigarritos…
Uma viagem a Oeiras que vale mesmo pelos dois dias passados entre amigos. Excelente hotel, não menores vistas, a dois passos do miserável e terceiro-mundista estádio municipal local, óptimo jantar,
passagem pelo Hard Rock, subida ao Bairro Alto… e amanhecer a apreciar a foz do Tejo.
Quanto ao jogo, pouco me lembro dele, até porque Lisandro encarregou-se de selar a 14.ª Taça de Portugal para o FC Porto, logo
aos seis minutos, a pedido de Raul Meireles e para desespero do Paços de Ferreira.

29 de maio de 2009

E o exemplo é...


Aqui está a bandeira de cartaz de um dos candidatos à presidência do Benfica.
Vá lá que Bruno Carvalho - ironicamente o director do Porto Canal - assume o exemplo e a superioridade azul e branca no panorama do futebol português.
Pelo menos o discurso é inovador é bem diferente daquele que vê nas alegadas jogadas de bastidores a justificação para os sucessivos fracassos internos...

23 de maio de 2009

Até que enfim que alguém conseguiu calar esta figurinha animada... uma vergonha para o jornalismo e para toda a comunicação.

18 de maio de 2009

Grande Olhanense!

E pronto… Com a chancela do bom trabalho de Jorge Costa, voltamos a ter uma equipa do Algarve na Liga. Mais do que dar os parabéns ao grande Olhanense, por se sagrar campeão da Liga de Honra, devemos também agradecer-lhe o facto de possibilitar com que termine o argumento de que a final da Taça da Liga e a Supertaça se deve disputar no Estádio do Algarve, para que o futebol chegue também ao Sul do país!
Posto isto, que tal olhar agora mais para Trás-os-Montes?

12 de maio de 2009

Dois séculos de FC Porto!

A data de fundação do FC Porto parece que continua a dar que falar. Uns dizem que a responsabilidade se deve a António Nicolau d'Almeida, corria o ano de 1893 (a versão oficial), outros que o clube tripeiro apenas se apresentou nos primeiros anos do século XX.
Pois bem, o Alto Bola foi mais longe no estudo e conclui que, a ver pela imagem, nenhuma das duas teses parece ser a mais correcta. É que as cidades de Gaia e Porto decidiram recriar, este fim-de-semana, as segundas invasões francesas de Março de 1809 e, pelo visto, na altura já existiam camisolas dos dragões junto das vestes militares de há 200 anos!!!

11 de maio de 2009

Tetra vs Treta

Está feito. Com maior ou menor oposição, o desfecho é o esperado: o FC Porto volta a sagrar-se campeão nacional. O 17.º título da era Pinto da Costa é ainda coroado com o primeiro tri seguido de um treinador português, neste caso Jesualdo Ferreira.
Habituados a tantos festejos, a tradição da folia nas ruas do Porto já não é o que era, a não ser que se trate de uma conquista europeia. Apesar de tudo, ainda há quem resista aos inúmeros feitos e diga presente na hora da chamada.
Sem querer entrar em grandes pormenores acerca da temporada, dos jogos nem tão pouco deste último ante o Nacional, até porque o fim do filme é sempre o mesmo - os artistas sobrevivem e são os verdadeiros heróis -, de uma coisa não tenho duvidas: os campeonatos não se celebram no Inverno, à saída de jactos particulares nem tão pouco diariamente nas primeiras páginas dos jornais.
Enquanto uns preferem trabalhar e lutar por objectivos, outros há que dão privilégio à imagem, às passarelas da fama e ao infotainement. Enquanto uns levantam taças, outros há que preferem apresentar jogadores à porta de hotéis, sob a batuta de que “para o ano é que vai ser”. Uns celebram o tetra, outros a treta... Quando assim é, há alguém que duvide que o penta para os dragões é uma questão de meses? Alguém estranha que a euforia das vitórias no Porto seja diferente da dos anos 80 e 90?
Como nota de rodapé, aqui fica o registo de que, com mais este feito, os azuis e brancos estão apenas a sete títulos do Benfica (24 para 31) e que ultrapassam mesmo os encarnados na soma de campeonatos em todos os escalões, desde os infantis aos seniores (75 para 74).
Parabéns à organização do FC Porto, com a chancela Pinto da Costa – o dirigente desportivo com maior sucesso no mundo e, por que não dizê-lo, o melhor de todos os tempos em Portugal.

16 de abril de 2009

De cabeça erguida...

Eliminados mas de cabeça erguida. O bom-nome de Portugal voltou a ser dignificado pelo FC Porto além fronteiras. Chegou aos ‘quartos’ da Champions, colocou em sentido o campeão do Mundo e só não o deitou por terra por pormenores.
Depois de uma excelente primeira-mão forasteira, onde a vitória ditava a justeza, até pelo domínio conseguido no meio-campo, o desafio do Dragão revelou-se totalmente o oposto. O 4x2x4 inglês, com Rooney na direita, Giggs na meia esquerda, Ronaldo colocado nos centrais e Berbatov entre a segunda e terceira linha confundiu por completo o miolo. Fernando andou 45 minutos atarantado, à procura de quem marcar, ficando a situação agravada pela lesão de Lucho e pela falta de um treinador no banco (castigo irrisório no tempo, a 24 horas do encontro e já depois da conferência de imprensa de antevisão efectuada; mais uma machadada dada nos azuis e brancos pelo órgão disciplinar da UEFA…).
A perder ao intervalo – golaço do número 7 português -, Jesualdo deve ter falado com quem de direito, por vias alternativas, e Rodríguez foi recurso para o meio, dando agressividade ofensiva e aclamando ao bom momento do extremo Mariano. O pior aconteceu com a retirada do 10 portista para a entrada de Farias - seria preferível trocar o desinspirado Hulk, dando a esquerda a Lisandro -, até porque o coração ganhava espaço à razão na forma de jogar.
Verificada a superioridade táctica e técnica do Manchester United, o resultado (0-1) acaba por ser justo, decidido pelos tais pormenores do futebol, ficando o amargo de boca pelo FC Porto não ter ido mais longe, perante o público que enchia o estádio em noite de Inverno, e, repito, após a brilhante exibição em Old Trafford.
Ficam os parabéns ao FC Porto; para o ano há mais…

8 de abril de 2009

Regresso às noites mágicas

Fantástico! O FC Porto provou em Inglaterra o porquê de ser uma das equipas mais temidas na Europa, pese embora o discurso de alguns dos protagonistas, que mais não serviram do que meros ‘mind games’ para colocar alguma pressão na formação portuguesa.
Pela primeira vez em três anos tiro o chapéu ao treinador azul e branco. Não inventou, apenas retocou movimentações face ao adversário, e saiu de Manchester com um empate (2-2), que bem podia ter sido uma vitória. Mais do que isto, demonstrou que as evoluções técnicas e tácticas de Fernando, Cissoko, Mariano e do próprio Hulk não podem ser obra do acaso; aqui também há trabalho de Jesualdo Ferreira.
Depois do regresso às noites mágicas europeias, a eliminatória está em aberto… Agora que se tente vencer no Dragão, até porque o FC Porto já não ganha na Champions há três jogos. Para isto, nada melhor do que voltar a encarar o opositor com a mesma bitola: tentar jogar bem para impor o próprio futebol, até porque todos os caminhos vão dar a Roma.

7 de abril de 2009

Este grande golo pertence a Grafite, no último Wolfsburg Bayern de Munique (5-1), e é, sem dúvida, candidato a melhor do ano... na categoria Individual.

http://videos.sapo.pt/gjFUpFzBa0Bjo7wQ2RfS

4 de abril de 2009

Apito final... parágrafo

E agora? Que legitimidades têm as sanções disciplinares impostas ao presidente do FC Porto perante a conclusão em sede própria do famigerado caso do apito? Não seria esta uma boa altura para se criar um real tribunal desportivo - a imagem do que existe, por exemplo, em Itália -, para que não surgissem, sobre o mesmo assunto, decisões jurídicas tão dispares de conteúdo? Com juízes equidistantes de interesses coloridos, corporativistas ou simplesmente que agem em nome de colectividades?
Assim, evitar-se-ia interrogar sobre a legitimidade desta Comissão Disciplinar da Liga no futebol português. Mais: já agora, evitar-se-ia apelidar um assunto sério de Apito Final, quando no fim vemos que ele não passou de um mero parágrafo!
Tal como os ordenados em atraso, este sim devia ser um dos assuntos na linha na frente quando se fala em pugnar pela verdade desportiva. E esta necessidade até nem precisa de aval do (conservador) International Board da FIFA.


PS: foto retirada do blog Brigada Azul

3 de abril de 2009

Preocupante...

"O castigo aplicado a Lisandro abre um precedente"; todos o dizem. Mas mais importante do que o precedente é lembrar o antecedente. E, pelo visto, o que antecede não é equiparado ao que agora é julgado - isto recordando apenas o que se passou esta temporada em alguns estádios.
A falta de percepção sobre o jogo e a
atroz 'clubite' nos órgãos jurídicos e disciplinares do nosso futebol são preocupantes… para não dizer outra coisa…

30 de março de 2009

De Madrid…

A pedido de várias famílias, eis um vídeo do último Atlético Madrid-FC Porto, primeira-mão dos ‘oitavos’ da Champions, jogado na capital espanhola.
Alertamos para o vocabulário susceptível de ferir as pessoas mais sensíveis. É que isto de filmar ao lado do Vasco…

Destino de Veloso

Não joga no Sporting. Os problemas disciplinares acentuam-se. Deixou de ser convocado para a selecção. A família e o empresário amparam-no e aconselham: "o melhor é deixar Portugal". Resultado: parece que Espanha é o destino de Miguel Veloso!...

Fragmentos (possíveis) no Dragão

Conforme o prometido, aqui fica uma fotografia e dois vídeos do último empate de Portugal frente à Suécia. Lamento a fraca qualidade dos momentos, pois os mesmos foram captados no Estádio do Dragão através do telemóvel. E a razão é simples: ao Alto Bola foi negada a recolha de imagens com a habitual máquina de serviço.
PS: Além do nulo, fica a lamecha pelo comportamento dos responsáveis destacados (funcionários do FC Porto ao serviço da federação), até porque desta vez o Alto Bola tinha tripé (de mesa) e tudo!!!...
Vídeos

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs