30 de janeiro de 2009

Lamentos mediáticos

Há uns tempos arredado do jornalismo desportivo, continuo atento ao que o sector vai produzindo diariamente. É certo que muito de bom se vai fazendo, mas não menos verdade é o persistir dos atropelos à informação e o desrespeito pelos próprios parceiros de profissão. Vem este comentário a propósito de três situações que ocorreram esta quinta-feira:

1 – O Diário de Notícia, pela mão do meu amigo Bruno Pires, traz à estampa que Quim esteve nas cogitações do Getafe e que o guardião via com bons olhos a saída do Benfica - garantiu-lhe o presidente do clube espanhol (boa, Bruno; mais uma vez, andaste à frente dos demais). Pois bem, o que fez a Rádio Renascença, no programa Bola Branca? Picou a matéria, fê-la como se fosse cacha própria, ouviu a referida personagem e não revelou a fonte de tal trabalho jornalístico (postura que não é original). No mínimo, lamentável…
2 –O Benfica não perde mais esta época”. Foi desta forma que Yebda respondeu a uma criança, durante a visita a uma escola, que lhe havia perguntado como reagia o treinador Quique Flores à derrota. A frase inocente deixou de ter como receptor os mais pequenos, transformando-se em termos mediáticos e como se fosse produzida para todos os portugueses. Descontextualizada. No mínimo, lamentável…
3 – O sensacional Atlético de Valdevez foi eliminado da Taça de Portugal. A formação do Alto Minho apenas caiu nos penáltis perante o Nacional. Imagens e resumo do jogo em canal aberto? Nada. Alguma coisa na estação pública? Nada. Só nesta sexta-feira. Será que isto acontecia se tivesse em causa um dos três grandes? Claro que não. Por isso, no mínimo lamentável…

28 de janeiro de 2009

Grande(s) sistema(s)

Sempre me trataram por Sr. Coluna, sempre fui respeitado. Por exemplo, lembro-me bem quando Salazar me convidou para, ao lado dele, cortar a fita de inauguração da ponte [na altura com o nome do chefe de Estado e mais tarde rebaptizada de 25 de Abril]. No meu tempo, o Benfica nunca teve problemas com a arbitragem... ”. Palavras de Mário Coluna, ex-capitão das águias, esta terça-feira, no programa Trio de Ataque da RTPN.
Conclusão: O ‘sistema’ sempre existiu ou não? São ou não sempre os 'grandes' a dominar os bastidores? Quem se f… é ou não eternamente o mexilhão?!

PS: apesar da dúvida pender sempre para os mesmos, a Liga deste ano continua, ao nível da classificação, interessante. Pena os da frente serem interminavelmente os mesmos.

20 de janeiro de 2009

Novo atropelo ao jornalismo

Mais 122 jornalistas despedidos! Desta vez é a Controlinveste (DN, JN, O Jogo, 24 Horas, Sport TV, TSF, Açoriano Oriental, Jornal do Fundão, DN Madeira...) que acciona um processo de despedimento colectivo. Este é o resultado, por ventura, de uma má gestão dos órgãos de informação que o grupo tutela; pode ser mais um de reflexo da crise; ou apenas uma justificação depois de (ab)usado o novo Estatuto do Jornalista
Aqui fica o lamento para mais um desrespeito por esta classe, pelo desprezo pela profissão e uma palavra de incentivo para com os mais recentes desempregos. Bem-vindos à realidade que, há ano e meio, também a mim me afectou. Deixo o conselho de procurarem alternativas, pois o jornalismo do século XXI está praticamente morto, silenciado, negociado, onde se contam pelos dedos os que têm condições para resistir.

"Cismas" religiosos…

Cautela com os amores. As mulheres cristãs que pensem duas vezes em casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meter-se num monte de sarilhos”.
Estas (infelizes) palavras são de D. José Pelicarpo.
Eu respondo: Que os homens tenham cuidado quando se metem com a religião; a história assim nos diz. Se para muitos a fé não deixa de ser um factor importante numa sociedade cada vez mais individualizada, maior importância tem a razoabilidade. Cautelas devemos ter todos – homens e mulheres, brancos ou pretos, baixos e altos, de olhos grandes ou em bico -, quando alguém ou algo novo conhecemos e passamos a interagir. O ser humano está acima de qualquer “Cisma”…

13 de janeiro de 2009

Convites (i)legais

Engraçado este Governo... Se com 150 mil euros há adjudicações de obras (e afins) pouco transparentes entre autarquias e empresas, o que dizer quando o intervalo desta cumplicidade aumenta para os cinco milhões de euros… em altura de (infindável) crise e em ano de (três determinantes) eleições?...
Haja paciência para tamanha falta de respeito pela maioria dos portugueses, longe dos grandes palcos de decisão e de corrupção…

O melhor do Mundo

Está feito. Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo!
Aquilo que perspectivei desde que o vi a dar os primeiros toques na bola, no Sporting, consumou-se. Estava certo quando disse que este miúdo ia atingir tal meta e numa altura em que os olhos de todos apontavam para Ricardo Quaresma...
Parabéns a Ronaldo, pela persistência no aperfeiçoar das inatas capacidades. Parabéns ao futebol português...

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs