27 de março de 2008

Assim não vamos longe...

Após a derrota com a Itália, a expectativa em ver como corre a preparação de Portugal para o Euro 2008 era muita. Saber como vai uma equipa que não se consegue superiorizar a formações de melhor ou de nível idêntico; saber como S(o)colari arruma uma casa onde os pilares parecem escassear; saber como reagiria a selecção perante uma Grécia moralizada pela última final do Euro 2004. Se a estrutura já pouco se faz equilibrar, pior ficaria sem jogadores de eleição, como são Ronaldo, Nani, Deco, Maniche, Petit, Bosingwa, pensava eu. Todavia, o mais grave não é arranjar alternativas, mas antes quais as opções de recurso delineadas por um treinador cada vez mais casmurro e inoportuno. Com o sector defensivo e as alas do ataque com várias escolhas, tornou-se cómico os atletas escalonados para o meio-campo: Meira consagra-se como um dos melhores centrais da Bundesliga, Miguel Veloso actua sempre a trinco e de quando em vez não sai do banco do suplentes (jogou descaído para a esquerda), salvando-se aqui o crédito dado a Carlos Martins (na posição 10). É caso para perguntar ao mister S(o)colari se a grande época de Raul Meireles não o convence e se João Moutinho não esteve tempo demais no banco (17 minutos) até Simão sair lesionado? Manuel Fernandes e Pelé nos sub-21? Que intermediária esta tão fraca!
Como disse, a expectativa era muita e o problema é que novamente a mesma saiu gorada. Outra derrota (2-1) com os helénicos; outro mau resultado com uma selecção mais avantajada; outro jogo para esquecer; outro mau teste para o Euro 2008; outro desafio que prova que este treinador mais se preocupa em fazer uma equipa como se de um clube se tratasse e não um grupo dos melhores jogadores portugueses (incluindo os guarda-redes) dos vários emblemas que representam… Assim, tenho a certeza, não vamos longe…

PS: Que acabe rapidamente o Euro 2008 para ver se será desta que Portugal passa a ter, além de um bom condutor de homens, um verdadeiro treinador. E, já agora, que venha também uma nova Direcção como outro presidente para a Federação Portuguesa de Futebol.

26 de março de 2008

Ainda sobre as grandes penalidades desperdiçadas pelo Sporting na final da Taça da Liga… Será que o álcool oferecido pelo patrocinador da competição teve alguma coisa a ver com a falta de concentração leonina?

25 de março de 2008

Sadinos em festa

Fez-se história. O vencedor da primeira edição da Taça da Liga ficou gravado com o nome do Vitória de Setúbal. Numa final onde o verde foi a cor predominante – até o patrocinador da prova prima pelos tons da esperança! -, os sadinos beneficiaram da inspiração do melhor guarda-redes a actuar em Portugal (Eduardo) e da falta de criatividade dos jogadores do Sporting na marcação das grandes penalidades. Carlos Carvalhal, todo o grupo do Vitória de Setúbal e as gentes do Sado estão de parabéns.

PS: Além da excelente época e do brilhante quarto lugar à entrada para a 24.ª jornada da Liga, aqui ficam mais dois dados de registo sobre o plantel sadino: Janício, o segundo melhor lateral-direito a jogar entre nós, logo a seguir a Bosingwa; e Pitbull, um avançado criativo que desce a linhas recuadas para dar jogo aos rápidos alas do conjunto de Carlos Carvalhal.

18 de março de 2008

Vieira chumbado!

Com a saída de Camacho e perante a desastrosa planificação da época desportiva 2007/08, o Alto Bola lançou a questão: deveria o presidente do Benfica acompanhar o treinador espanhol para lá dos portões da Luz? As respostas não podiam ser mais concludentes. Dos 12 participantes na iniciativa, não houve um que defendesse a causa de Luís Filipe Vieira. Portanto, 100% no chumbo às políticas desportivas encarnadas protagonizadas pelo ex-responsável do Alverca! Por que será?

Rodriguez: o melhor reforço da Liga

Está escolhido. Christian Rodriguez foi escolhido pelos leitores do Alto Bola como o melhor reforço da Liga 2007/08. O jovem médio uruguaio do Benfica foi o jogador que mereceu mais votos desde o início da temporada (23), superiorizando-se ao companheiro de equipa Cardozo (21), aos sportinguistas Vukcevic (16) e Ismailov (9), aos portistas Leandro Lima (12) e Mariano (2), bem como ao avançado vitoriano Mrdakovic (12).
Christian Rodriguez: uma mais-valia para o campeonato; uma enorme perda se dar de actuar em Portugal.

Tibete livre!

Onde anda o Ocidente perante tamanhas atrocidades em território tibetano? Com a inclusão da China na Organização Mundial do Comércio, não há ninguém que consiga fazer pressão diplomática para que o gigante Oriental deixe em paz os pacíficos dos espirituais budistas do Tibete?...

O pormenor do 'tri'

Está quase. A atribuição do tricampeonato ao FC Porto pode já acontecer na próxima jornada, caso Benfica e Vitória de Guimarães não vençam as partidas agendadas e os azuis e brancos somem mais três pontos. Este é o rescaldo da 23.ª jornada no topo da tabela da Liga. Tudo porque os dragões foram a Matosinhos derrotar (1-2) o Leixões, os encarnados empataram (1-1) no Marítimo e os vitorianos superiorizaram-se (0-1) à condenada União de Leiria, passando a dividir com as águias o segundo lugar que dá acesso directo à Champions.
Mais abaixo, o Sporting alcançou o Vitória de Setúbal no quarto posto, fruto da excelente vitória (4-1) sobre o Nacional e da derrota (2-1) dos sadinos no aflito Paços de Ferreira, onde os castores ainda tentam fugir à despromoção. Nesta luta, a Naval foi goleada (3-0) pelo Sporting de Braga, o Estrela da Amadora perdeu (2-1) no sensacional e cada vez mais europeu Boavista e a Académica dividiu pontos (0-0) com o Belenenses.
Se o colocar das faixas no FC Porto é apenas uma questão de tempo e de pormenor, o mesmo já não se pode dizer quanto à definição final dos clubes que terão acesso à Liga dos Campeões e à Europa, bem como o emblema que seguirá com os leirienses para a Honra.
Depois de uma semana de paragem pascal - com a final da Taça da Liga pelo meio -, a corrida final do campeonato inicia-se com os escaldantes Estrela da Amadora-Académica (na luta pela permanência) e Vitória de Setúbal-Boavista (na guerra pela Europa), além dos importantes desafios que envolvem os três primeiros classificados.

14 de março de 2008

Falso Nicolas Cage em Madrid

O que tem Nicolas Cage a ver com o Real Madrid? À partida nada. Mas o actor norte-americano tem andado nas bocas dos espanhóis, principalmente aqueles que detestam o clube da capital. Tudo porque o actor cómico italiano Paolo Calabrese se fez passar pela conhecida personalidade cinematográfica para assistir, no camarote presidencial, à partida da Champions entre os madrilenos e a AS Roma.
Acompanhado por assessores e seguranças, Paolo Calabrese – o falso Nicolas Cage – chegou ao Santiago Barnabéu com honras de Estado, foi recebido pelos altos representantes da instituição, no intervalo o presidente Ramón Calderón ofereceu-lhe duas camisolas do clube (uma com número 10 e nome de Robinho e outra com o número 1 e o nome do actor), e um cartão se sócio, assistiu a todo o encontro, deu autógrafos, foi convidado a tirar fotografias, teve acesso à zona dos balneários, onde cumprimentou Robinho e Totti. Foi aqui que o jogador transalpino lançou um sorriso maroto para a situação, uma vez que já tinha assistido a episódio idêntico no AC Milan-AS Roma, com Galliani a ser a vítima, não desmascarando todavia o falso Nicolas Cage.
De regresso a casa, tempo para rir de toda este caricato momento de boa disposição, onde os responsáveis do Real Madrid caíram que nem uns patinhos e ainda viram o Real Madrid ser eliminado da competição.
Aqui fica alguns fragmentos do sucedido:


Talhado para as eliminatórias

Alguém tem dúvidas quanto ao facto de esta época o Sporting estar apenas talhado para competições a eliminar? Final da Taça da Liga, ‘meias’ da Taça de Portugal e ‘quartos’ da UEFA… Uma dinâmica de resultados que contrasta totalmente com a prestação e o quinto lugar no campeonato.
Apesar da menor qualidade individual e colectiva relativamente a outros anos, espera-se agora que esta equipa dos leões consiga derrubar os escoceses do Glasgow Rangers na segunda principal prova europeia. Além de bom para o clube de Alvalade, seria sobretudo fastástico para Portugal.
PS: Grande jogo de Pereirinha no segundo jogo frente ao Bolton (1-2), coroada com um golo de belo efeito.

13 de março de 2008

Passou um ano. De alegria. De emoção. De concretização. De satisfação pessoal. De homem. De vida. Da vontade de ser alguém. Da certeza de cá continuar para ver. Da paixão. Da natureza. Da cumplicidade. Do ser mais lindo do mundo... A ti, Mafalda, a nós, parabéns!

Um fracasso

Para aqueles que não concordaram com a ideia por mim lançada de que a prestação deste ano do Benfica na Europa, além de outras competições, foi “um fracasso”, a prova disso mesmo foi dada esta quarta-feira. Uma equipa desmoronada, sem ambição, sem grupo, sem coração, sem futebol, sem nada, que cai (1-3) na UEFA aos pés de uma formação do meio da tabela espanhola; uma autêntica anomalia desportiva. Que a época acabe rapidamente e se pense na temporada que aí vem...

11 de março de 2008

À margem das ‘chicotadas’

Rica no que a ‘chicotadas psicológicas’ diz respeito, que o diga o Benfica com Camacho e o Leixões com Carlos Brito, a 22.ª jornada da Liga fica de novo marcada pelos bons momentos dos dois Vitórias: o de Guimarães derrotou (2-0) o Sporting, cimentou-se no terceiro lugar e está a dois pontos dos encarnados, que empataram (2-2) em casa com a condenada União de Leiria; e o de Setúbal, que venceu (1-0) o Marítimo, preservou o quarto posto e ainda pensa na Liga dos Campeões! Com isto, o Sporting não arreda pé da quinta posição e vê os lugares milionários cada vez mais longe.
Outro dos destaques desta ronda vai para o Boavista. Depois do empate caseiro com o líder FC Porto – que agora se superiorizou (1-0) à Académica -, os axadrezados foram a Belém somar três pontos (2-3), que permitem manter viva a (bonita) esperança do regresso à Europa. Tal como a equipa do Bessa, o Sporting de Braga também continua a luta pelo objectivo dos lugares cimeiros, ao sair vencedor (0-1) no duelo com o Nacional.
A terminar, nota para os jogos dos aflitos: no Estrela da Amadora-Paços de Ferreira e no Naval-Leixões saíram vencedoras as formações que actuaram em casa (1-0 e 2-1, respectivamente).
Vitórias em grande; primeiro e último encontrados; restantes lugares da tabela por definir. Nada de novo, portanto.

10 de março de 2008

Aqui está uma prova bem representativa do porquê da existência do Alto Bola. 'Uma expressão nostálgica da nossa mocidade, para quando o jogo fica confuso'. Neste caso uma imagem que vale mais do que mil palavras. Aqui fica a pose de um bom portista, de um amigo de infância, de uma excelente pessoa, que se apronta para seguir o clube do coração num dos muitos palcos por este país fora.


PS: Fotografia do (grande) Óscar cedida pelo (não menor) Zé Beto.

Adeus Brito

Inspirados pela demissão de Camacho do Benfica, o Leixões e Carlos Brito chegaram a acordo para cessarem o vínculo laboral vigente. Mais duas chicotadas psicológicas à 22.ª jornada da Liga.
A posição da formação de Matosinhos na tabela classificativa – primeiro acima da linha de água – é preocupante e agora espera-se que se encontre um homem que se preocupe mais em colocar a equipa a jogar para ganhar e menos em não perder e depois logo se vê. A equipa rainha dos empates, campeã da Liga de Honra na época passada, sob o magistral comando de Vítor Oliveira, tem todas as condições para ficar na Liga. Assim o espero…

Adiós... Vieira

Era inevitável. Com problemas familiares bastante graves, com uma vida profissional pouco produtiva e com um corpo directivo, no mínimo, frágil, Camacho não tinha outro caminho que não regressar a Espanha. Mais do que dizer Adiós ao homem que em Portugal venceu o único troféu na carreira de treinador, importa fazer um balanço da falhada época delineada por Luís Filipe Vieira. Desde logo à primeira jornada, quando despediu Fernando Santos; desde logo quando mal soube gerir os casos Simão e Miccoli; desde logo quando se contrataram jogadores (promissores, sem dúvida) à última da hora e com a temporada competitiva em andamento; desde logo quando ficou sem director desportivo; desde logo quando se embrulhou no namoro antecipado a Rui Costa; desde logo quando o campeonato passou a ser uma miragem; desde logo quando as provas europeias foram um fracasso; desde logo quando disse que este Benfica era o melhor de há dez anos! Salva-se, para já, a presença nas meias-finais da Taça de Portugal...
Perante esta desastrosa gestão desportiva num dos principais emblemas do futebol português (o equilíbrio das finanças não justifica tudo), há perguntas que ficam no ar: Quem deveria pedir realmente a demissão? Onde estão as explicações do presidente para tamanho insucesso desportivo? Voltará a servir o Apito Dourado de refúgio? Ou então o aniversário do Eusébio? Ou então as novas funções de Rui Costa? Ou então um novo kit que transforma o clube da Luz no maior do Mundo? E títulos, onde estão?

7 de março de 2008

Erro de Cardozo

O que é que passou pela cabeça de Cardozo para bater com o cotovelo na cara do central do Getafe, logo aos nove minutos de jogo? Será que o paraguaio ainda estava a pensar que o homem da marcação se chamava Tonel? Quando tudo fazia querer que estavam reunidas as condições para haver união do grupo, derivado do facto do momento de pesar vivido por Camacho, com o falecimento do pai, eis que o avançado cometeu um tremendo erro e deitou tudo a perder. Reduzido a dez, pouco restava ao Benfica que não correr quilómetros, tentar não sofrer golos e suster o ímpeto contrário para decidir a eliminatória da Taça UEFA em Espanha.
Todavia, tal não aconteceu. Quim foi ao fundo da baliza buscar o primeiro, depois o segundo e o terceiro ainda pairou. Vá lá que Mantorras apareceu e deu alguma réstia de esperança aos (poucos) encarnados presentes na Luz para sonharem com os ‘quartos’ da prova. O resultado de 1-2 não é impossível de ser anulado, mas certamente que a tarefa será extremamente complicada.

‘Quartos’ à vista

Excelente resultado. O empate (1-1) conseguido pelo Sporting no Bolton abre boas expectativas para os leões continuarem na Taça UEFA. Em ambiente difícil e contra um adversário britânico que actua em futebol directo, a formação portuguesa viu-se a perder, mas na segunda parte assentou jogo e chegou ao golo. Vukcevic encarregou-se do tento rumo aos ‘quartos’. A melhor contratação deste ano em Portugal continua a ser determinante, mesmo com o ombro direito ainda em recuperação.
Mais uma vez repito: esta equipa do Sporting está talhada para competições a eliminar, pois no que respeita ao campeonato mais vale esquecer o quinto lugar e começar a planear a próxima época.

6 de março de 2008

Para descontrair da derrota do FC Porto na Champions e manter a calma para os desafios do Sporting e Benfica na Taça UEFA, aqui fica um momento de boa disposição. Relaxe e aproveite para rir!


Balde de água fria

Há noites assim. Por mais que se tente destronar uma muralha, as tropas aguentam a calçada. Oportunidades desperdiças, tremeliques impensáveis, superioridade notória, lesões a atrapalhar, inferioridade numérica pouco perceptível, público fantástico, falta de sorte, balde de água fria… Tudo aconteceu, esta quarta-feira, no Dragão. O futebol é lindo precisamente pela incerteza de todos estes factores.

Segue em frente a equipa a quem saiu a lotaria, a do jogo corrido e a dos penáltis; segue em frente um Schalke frio e calculista, que teve no guarda-redes (o tal apanha bolas da final da Champions de 2004) a grande arma da eliminatória milionária.

De cabeça erguida, acabou a Europa para o FC Porto, na certeza de que algo mais podia ter sido feito. Mas uma coisa é certa: se não se consegue eliminar esta formação germânica, quem mais se poderia eliminar?...

4 de março de 2008

Preço baixo, casa cheia, espectáculo...

Aqui está uma prova de que as pessoas acabam por aderir ao fenómeno desportivo, neste particular ao futebol, quando o preço dos bilhetes é convidativo (5 euros). Estádio do Bessa bem preenchido e dinheiro facturado para as contas do clube. Se o valor dos ingressos tivesse sido o normal - na média dos 20 euros -, certamente de que não teríamos nem um quarto da moldura humana presente no último dérbi da Invicta. Além da verba que entra em caixa, assim dá prazer ser parte integrante de um espectáculo.
Será que a fórmula de copiar o posicionamento no mercado das empresas de aviação de low cost é para repetir futuramente e noutros palcos?

Um grande em Oeiras

Sem tomba-gigantes, a edição deste ano da Taça de Portugal acaba por ser amorfa no que a surpresas diz respeito. Quatro dos cinco primeiros classificados da Liga estão nas meias-finais e é certo que um dos três grandes marcará presença em Oeiras. Isto porque o Sporting defende o título, em Alvalade, com o Benfica e o Vitória de Setúbal regressa ao Bonfim para discutir a eliminatória com o (tri-campeão) FC Porto.
Posto isto, e uma vez concluída mais uma época desportiva, espera-se que sejam introduzidas algumas alterações ao figurino desta prova, principalmente no que toca ao facto de as formações da Liga entrarem em competição aquando das restantes.
PS:
Será que este ano o Estádio do Jamor voltará a ter cerca de 20 contentores/casas de banho para aproximadamente de 30 mil espectadores?!

Jornada de empates

Dérbis atípicos; empates a imperar; dois deles sem golos. Este é o resultado dos três principais jogos da 21.ª jornada da Liga. Enquanto que em Braga o Vitória de Guimarães manteve o terceiro lugar (0-0), o FC Porto não conseguiu novamente sair vencedor do Bessa (0-0) – mesmo que com uma equipa de segunda linha - e o Sporting afundou-se na classificação (quinto!) diante do Benfica (1-1). Quem aproveitou os deslizes foi mesmo o Vitória de Setúbal, que foi vencer (0-2) a condenada União de Leiria, à cidade do Liz, e regressou ao quarto posto.
Na luta pela manutenção, o Paços de Ferreira assumiu-se como candidato à descida, ao perder (1-2), em casa, com o ferido Belenenses. Pelo contrário, a Naval somou mais um ponto na recepção ao Nacional (1-1) e o Estrela da Amadora fez o mesmo no Marítimo (1-1). A terminar, mais um empate (2-2), desta feita entre o Leixões e a Académica.

Resumida mais uma ronda do campeonato, é caso para dizer que a competição pelo acesso à Europa e à Champions ainda vai dar muito que falar e que poucos são os que estão a salvo de acompanharem os leirienses rumo à Honra.

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs