27 de fevereiro de 2008

Vermelho fora do Dragão

Se já não bastasse o facto de os extintores do auditório do Estádio do Dragão serem prateados em vez de vermelhos (obrigação legal), eis mais uma situação caricata no reino do FC Porto. Como as placas de proibição de fumar em Portugal são vermelhas e as de permissão são azuis, o clube da Invicta deu a volta ao texto nos corredores do estádio; ou melhor… à cor!!!
O vermelho fica mesmo à porta do Dragão!

Até espanhóis?!

O país está cada vez pior. Com o poder de compra dos portugueses a diminuir e as dívidas a aumentar, circulam entre nós várias empresas nacionais dedicadas às cobranças. Mas como isto está mesmo mau, até os espanhóis já andam por cá a pedir o que têm direito. Por este caminho, qualquer dia estamos de rastos…

26 de fevereiro de 2008

Dragão de Ouro abandona FC Porto

Bosingwa vai abandonar o FC Porto no final da temporada. O lateral-direito tem sido um dos jogadores mais cobiçados entre os azuis e brancos e o início da despedida começou a ser dado esta segunda-feira, através da oferta do Dragão de Ouro.

O negócio da venda está feito e tudo indica que o destino de Bosingwa seja o Manchester United, onde será companheiro de Ronaldo, Nani e Anderson. 30 milhões de euros é o valor envolvido na transferência.

A notícia lançada pelo
Alto Bola em primeira-mão só deverá ser confirmada pelos dragões no final da temporada.


Rescaldo jornada 20

Tal como na jornada anterior, o Vitória de Setúbal voltou a ser o grande destaque na ronda 20 da Liga. Com apenas 16 jogadores disponíveis, a equipa do Bonfim somou mais três pontos, derrotou (1-0) o Sporting e regressou aos lugares de acesso à Europa. Para uma formação apontada à partida como um dos candidatos à descida, o trabalho que tem sido feito no Bonfim é obra!
À margem deste encontro, nota também para a brilhante vitória (1-3) do Marítimo frente ao Belenenses, para o empate (1-1) caseiro do Benfica na recepção ao Sporting de Braga e para mais uma goleada (3-0) do FC Porto ao Paços de Ferreira.
Com a União de Leiria a rubricar o passaporte rumo à Honra com a derrota (4-2) no Estrela da Amadora, o Nacional levou de vencido (1-0) o Leixões, a Naval (1-0) perdeu em Guimarães e o Boavista dividiu (1-1) pontos com a Académica.
A dez jornadas para o fim do campeonato, volto a dizer que apenas o primeiro e o último lugar estão atribuídos; as restantes posições estão em aberto.
Sporting-Benfica
, Boavista-FC Porto e Sporting de Braga-Vitória de Guimarães são os três dérbis agendados para o próximo fim-de-semana. Duelos emotivos e aguerridos é o que se espera da ronda 21.

Advogado do diabo

Rui Santos foi alvo de tentativa de agressão física, este domingo, à saída da SIC. Apesar de se condenar, de forma veemente, tal acto e de se defender a descoberta dos prevaricadores, torna-se também importante reflectir sobre os porquês do sucedido.
Rui Santos tem carteira profissional de jornalista (com o número 702) e a credibilidade ganha no mundo do futebol fez com que deixasse de ter o papel distante entre os agentes que se defende para a classe para passar a assumir a função de comentador desportivo. E é aqui que este claudica. A separação das águas não é bem medida e as críticas lançadas roçam algumas vezes a agressão verbal.
Sem pretender ser o advogado do diabo, uma coisa é certa: numa sociedade onde impera a liberdade de expressão, nada justifica que qualquer pessoa passe por tal situação, mas também não é menos certa a necessidade do retratamento da posição profissional e de personalidade.

PS: Espera-se que este seja um caso isolado e que as lamentáveis agressões a jornalistas do passado não sejam repescadas.

Informação publicada

Quando há dérbis que têm pouco interesse em termos desportivos, quando não têm o proveito previsto, quando as vendas não são as desejadas, eis que aparecem primeiras páginas como esta.
De facto, não há nada mais importante em termos desportivos em Portugal que uma eventual rixa de café de bairro entre adeptos de clubes diferentes da mesma cidade!

PS: Esta segunda-feira o Boavista empatou com a Académica e o FC Porto entregou os Dragões de Ouro...

PS2: A informação publicada ganha cada vez mais força perante a imperativa informação pública. Assim vai o nosso jornalismo.

22 de fevereiro de 2008

Futebol de sorte

Bom, como poderei descrever o que se passou com o Benfica em Nuremberga? Fácil! O péssimo jogo conseguido e a eliminação iam fazer mossa pelos lados da Luz. Os lenços brancos seriam convocados para a recepção da Liga ao Sporting de Braga. A humilhação esteve perto de acontecer, mas a sorte não pairou no emblema germânico. Desta vez, a fortuna sorriu ao conjunto português. Quase de braços caídos, a perder por 2-0, Cardozo atrapalhou a bola para a baliza contrária – num dos poucos remates até aí vistos pelo Benfica – e o tento necessário apareceu. Atordoado com tamanha malvadez, o Nuremberga subiu com todas as armas no terreno e Di Maria aproveitou para ‘matar’ a eliminatória.
O que parecia totalmente perdido, acabou por se emendar. E como o que conta é o resultado, espera-se que a sorte volte a bater à porta do Benfica nos ‘oitavos’ da UEFA, desta feita com o Getafe, pois futebol vê-se muito pouco…

Ar para respirar

Está visto que eu tinha razão. Ao contrário das actuações na Liga, este Sporting está talhado para triunfar nas competições a eliminar. Está na final da Taça da Liga, nos ‘quartos’ da Taça de Portugal e fuzilou o Basileia rumo aos ‘oitavos’ da UEFA. Dois tentos em Alvalade e três na Suiça fazem com que o grupo de Paulo Bento volte a ganhar ar para respirar às críticas dos adeptos e, principalmente, às dos opinadores residentes. Venha o Bolton...

Nova ementa em Braga!

Duas grandes penalidades desperdiçadas e três golos sofridos no jogo da primeira-mão foram determinantes para a saída do Sporting de Braga da Taça UEFA. Com Hugo Almeida no onze, o Werder Bremen voltou a derrotar a formação portuguesa, desta feita por 0-1. O adeus às competições europeias e as más prestações nas competições internas leva-me a dizer que esta será uma época para esquecer para o clube de António Salvador.
Por tudo isto,
está na altura de o presidente oferecer a Manuel Machado uma ementa com os pratos de carne, pois está visto que com as doses de peixe não vai lá!

21 de fevereiro de 2008

Ainda acerca do Tour Alto Bola por Gelsenkirchen, eis mais algumas imagens...

Aspecto da Bancada Central


Entrada das Equipas


Livre de Quaresma



Aspecto da Bancada Superior

20 de fevereiro de 2008

Que treta de país!!!

O secretário de Estado do Turismo afirmou, esta quarta-feira, na Assembleia da República, que o Governo vai fazer alterações ao Porta 65 - Arrendamento Jovem, nomeadamente no que diz respeito aos tectos máximos e à taxa de esforço. Até aqui tudo bem; mais vale tarde do que nunca. Mas outro dos problema é como serão dadas as devidas respostas a todos os que beneficiam ou beneficiavam do Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ), que tinham obrigatoriamente de concorrer ao novo subsídio até Dezembro, mas que não deram andamento ao processo dado que as verbas das habitações ocupadas não cabiam nos limites delineados pelo Governo! Isto porque agora surge a impossibilidade de ninguém poder concorrer nesta segunda fase do Porta 65, ainda para mais depois de todo um esforço para encontrar casa com tectos apropriados! Quer dizer: se os papéis fossem metidos a tempo, seriam indeferidos; se os papéis forem metidos agora, são deitados ou lixo! Sem saídas, o abismo é o caminho escolhido a seguir!...

Dúvidas:
Que desgoverno é este que se cria todos os dias em Portugal? Até quando esta disparidade entre os magnatas dos tachos estatais e o povo em dificuldades vai continuar!? Será que isto só acaba quando o poder da argumentação cair por terra e der origem ao recurso a outras formas de luta menos próprias em sociedades civilizadas!?
Certezas: Se for este o caso, não tenho pejo de estar na linha da frente! A paciência está a esgotar-se! Mas que grande treta de país!!!

Tour Alto Bola em Gelsenkirchen



Tal como prometido, o Alto Bola deixa-lhe duas imagens da noite desta terça-feira vividas no palco onde, em 2004, o FC Porto se sagrou, pela segunda vez na história, Campeão Europeu de clubes. As fotografias foram tiradas precisamente do outro lado do estádio onde há quatro anos os portugueses presentes festejaram mais um feito azul e branco. O melhor do tour Alto Bola (David, Ginho e Vasco) prossegue em postagens posteriores, com a apresentação de mais momentos em Gelsenkirchen.


Tudo em aberto

O regresso a Gelsenkirchen foi tudo menos feliz. Perante uma equipa habituada a outro tipo de competitividade no campeonato interno, o FC Porto entrou mal na partida e o golo consentido foi o espelho da má colocação e da inoperância entre o meio-campo e a defesa azul e branca – Helton também não ficou bem na fotografia ao defender a bola para a frente, coisa que não aconteceu minutos depois, em mais uma veleidade dada pelo flanco esquerdo. João Paulo foi chamado para fazer esquecer Bosingwa, mas as deambulações dos dois avançados do Schalke 04 fizeram com que o ex-leiriense trocasse de lugar com Fucile, após 25 minutos de futebol totalmente perdidos. Com isto a formação portuguesa passou a acertar as marcações, os médios começaram a assentar jogo, mas faltava a tal mobilidade e dinâmica na ala direita que o atleta pretendido pelo Manchester United consegue dar.

Depois de equilibrar a contenda, a segunda parte pertenceu por inteiro ao grupo portista. O empate esteve perto, as transições ofensivas e defensivas melhoraram, pese embora as trocas de posições no ataque não se processassem da mesma forma. Apesar do resultado negativo (1-0), o conjunto de Jesualdo Ferreira deixou tudo em aberto para a segunda-mão dos oitavos-de-final, provou que tem todas as condições para ultrapassar os germânicos no Dragão e seguir em frente na Champions.

PS: Uma última nota para o melhor jogador em campo: Paulo Assunção. O médio brasileiro não se remeteu às tarefas defensivas, pois desta feita contava a fixação de João Paulo
no sector mais recuado; ganhou terreno sempre que tinha a bola nos pés e tentou ser mais uma peça na hora de procurar o golo.

19 de fevereiro de 2008

Nostalgia

Quase quatro anos depois, o FC Porto regressa com nostalgia a Gelsenkirchen, palco da última conquista da Liga dos Campeões. Depois de ter visto este cenário ao vivo, em 2004, junto do emblema da Invicta e num dos lugares da bancada do Arena AufSchalke, o Alto Bola está de volta à Alemanha e em breve irá mostrar algumas imagens do jogo milionário com o Schalke 04. Até breve...

Notas da jornada 19 da Liga

A nota de destaque desta 19.ª jornada da Liga recai na surpreendente derrota (2-3) do Sporting de Braga, na Pedreira, com o Vitória de Setúbal. Manuel Machado permanece com a vida difícil na Cidade dos Arcebispos e o bacalhau continua ser o prato favorito do treinador! Após a goleada sofrida na Taça UEFA em Bremen, mais três pontos perdidos no campeonato para uma das equipas sensações da prova. Carlos Carvalhal provou a António Salvador que o despedimento da época passada foi mesmo um erro de cálculo, que acabaria por não se tornar no único perpetuado por esta figura local.
Enquanto os três grandes se superiorizaram aos adversários desta ronda – o FC Porto ao Marítimo (0-3), o Benfica à Naval (0-2) e o Sporting ao Estrela da Amadora (2-0) -, referência ainda para o grande jogo entre o Leixões e o Boavista, que terminou num empate (2-2), para a divisão de pontos (1-1) entre os aflitos Paços de Ferreira e Académica, para nova derrota (1-2) da União de Leiria com o Belenenses e também para a vitória (1-0) do Nacional imposta ao Vitória de Guimarães, num jogo disputado em dois dias, devido ao mau tempo na Madeira, tempo suficiente para Jokanovic se passar da cabeça

A luta pelos lugares de acesso à Champions e à Europa continuam ao rubro, tal como o facto de se saber quem será o companheiro da União de Leiria rumo à Liga de Honra.

18 de fevereiro de 2008

Apanhados...

Enquanto a equipa do FC Porto se preparava para voltar a vencer na Liga, desta feita na Madeira com o Marítimo, houve quem não seguisse viagem por motivos físicos. O Alto Bola esteve atento e apanhou um dos dragões que se ficou pelo continente. Alguém consegue adivinhar quem é este jogador que gosta de comer McDonald's num Shopping da Invicta em dia de folga?

Surreal...

Aconteceu numa rua de Gaia, mas bem podia ser o cenário de uma qualquer artéria citadina portuguesa. Mais palavras para quê?

Castigo exemplar exige-se

Vergonha! Que mais se pode dizer sobre o que se passou no último desafio entre o Nacional e o Vitória de Guimarães?
Na primeira metade da época, a equipa da Madeira perdeu duas vezes, no continente, com a formação minhota – uma delas para a Taça de Portugal -, o que levou Jokanovic a dizer que assumia o pagamento do prémio de jogo aos atletas, caso derrotasse a equipa de Manuel Cajuda na Madeira. Com o resultado final de 1-0, o treinador sérvio não gostou de ficar com a carteira vazia e vai daí toca a imitar S(o)colari! No mínimo, lamentável! Como do lado do clube pouco deverá ser feito, uma vez que o caso surge à imagem do próprio presidente, exige-se, pelo menos, um castigo exemplar por parte da Liga...

15 de fevereiro de 2008

Incertezas na Luz

Vitória magra. Três pontos para Portugal. Estreia de Makukula nos golos pelo Benfica. Este é o rescaldo do jogo dos encarnados com o Nuremberga na Taça UEFA. A vantagem é curta e o segundo desafio em solo germânico será complicado. Pela posição que ocupa na Bundesliga, seria péssimo a equipa portuguesa ‘morrer’ aos pés deste adversário e nesta altura da competição. Para tal não acontecer e para se dissiparem as incertezas no clube da Luz, será necessário uma nova atitude, melhor clarividência táctica, entendimento mais colectivo e menos individual, actuar com a cabeça e não com o coração. A ver vamos o que acontece e se Camacho voltará a repescar a ideia de que, para seguir em frente na prova, “o Benfica precisa de jogar à Porto’...

Ligações perigosas

Ora aí está mais um atentado perpetuado por um jovem numa universidade dos EUA que causou feridos e vítimas mortais. Infelizmente, a repetição destes crimes parece não ter fim à vista. Será que não seria altura de surgirem leis que proibissem o livre acesso e a compra de armas de fogo em qualquer esquina? E que tal normas para a população entregar pacificamento pistolas e caçadeiras, sendo ressarcidos monetariamente por depor tais bens? Será que a não incrementação destas prioridades não terá a ver com o facto de ser a indústria de armamento norte-americana uma da principais fontes de rendimento do Estado e dos próprios candidatos à Casa Branca? Ligações (muito) perigosas, sem dúvida.

PS: Enquanto as atrocidades se passam noutros países e entre grupos guerrilheiros - os melhores clientes desta mesma indústria do armamento -, tudo parece bem aos olhos dos norte-americanos, a verificar pelo que nada é feito ou debatido! Agora, se o mal acaba por bater à porta, não deveria este servir para uma reflexão colectiva?

PS2: Como pelo lado Republicano pouco deverá ser feito no que esta matéria diz respeito - as pegadas da família Bush são para seguir -, esperemos valer (o mal menor) lado Democrático. Mas aqui apenas me surge uma alternativa. Se as teias dos Clinton já foram no passado mais do que escalpelizadas, veremos se a “Mudança” defendida por Obama é mesmo para levar avante; em caso de vitória, claro.

Adeus ao futebol?

O fenómeno Ronaldo volta a estar em maus lençóis. Nova lesão no joelho e mais uns meses de recuperação. Aos 31 anos, a interrogação é simples: Ronaldo acabou para a competição profissional? Parece-me que, à terceira, será difícil ao brasileiro atingir patamares de êxitos mostrados, por exemplo, com a camisola do Barcelona, altura em que encantou o Mundo com as deambulações e correrias até ao golo.
A passagem para Itália, ao serviço do Inter de Milão, acabaria por ditar a primeira contrariedade, o regresso a Espanha e ao Real Madrid deu-lhe novo alento, mas o novo ingresso a terras transalpinas, desta feita no AC Milan, revelou-se fatídico. Assim sendo, é caso para perguntar: será que é desta que o fenómeno diz adeus aos relvados dos palcos europeus? Vida difícil...

14 de fevereiro de 2008

Lusos na UEFA

Sorte e azar: estes são dois dos principais factores atribuídos a qualquer jogo, e o futebol não foge à regra. Só que no meio desta evidência também cabem outros factores, como o traquejo, a experiência, o jogar bem e a táctica, o escolher bem as peças, a ajuda do público, o grupo de trabalho, etc. Vem isto a propósito do Sporting de Braga e da última goleada sofrida no Werder Bremen para a Taça UEFA. Os arsenalistas cedo começaram a perder, de seguida falharam um penálti, consentiram o segundo, voltaram a desperdiçar uma grande penalidade e, a um minuto para terminar o tempo de compensação, fizeram falta dentro da área, que possibilitou ao Hugo Almeida marcar, pela primeira vez, a uma equipa portuguesa desde que emigrou. Noite de azar, dirão alguns. Falta de experiência e traquejo, dirão outros. Peças sem confiança. Público pelo lado do adversário. Certos atritos no grupo de trabalho… Enfim, tudo correu mal numa equipa que tinha todas as condições para dar mais luta e passar um dos colossos do futebol germânico.

Por cá tudo diferente. O Sporting superou o Basileia e o 2-0 final não é sinónimo do que se passou em Alvalade. Guiados por um imponente Vukcevic, os leões podiam aqui ter sentenciado a eliminatória, mas tal foi adiado para a Suiça.
Duas notas: fica de novo provado que o Sporting consegue melhores prestações em partidas europeias do que internas; uma palavra de conforto para Vukcevic, que não merecia ter saído lesionado depois das excelentes actuações que vinha fazendo e ainda por cima resultado de um esforço para apanhar uma bola mal endereçada por Liedson.

Tudo isto faz parte do futebol... E esta quarta-feira foi mesmo o verde que coloriu os jogos das equipas lusas. Três pontos amelhados em dois desafios. Veremos o que faz o Benfica contra os vermelhos do Nuremberga.


PS: lamentável o facto de o jogo do Sporting de Braga não ter sido transmitido pela televisão em canal aberto. Os bracarenses e todos os portugueses merecem melhor tratamento por parte dos media... Até quando prevalece esta mentalidade?

12 de fevereiro de 2008

Sorte grande...

O sorteio tem destas coisas. Às vezes proporciona finais antecipadas, mas por vezes também faz mossas às equipas mais pequenas. E foi precisamente isto que aconteceu na definição dos jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Sorte grande, poder-se-á dizer. Os ‘Davids’ vão mesmo a casa dos ‘Golias’. Gil Vicente, Moreirense e Estrela da Amadora têm a dura missão de ‘tombar’ FC Porto, Benfica e Sporting, respectivamente. Vale o desafio mais equilibrado entre a Naval e o Vitória de Setúbal, este último que quebrou a sorte de actuar sempre no Bonfim no que a eliminatórias diz respeito.
Pelo andar da carruagem, esta temporada estarão dois clubes grandes em Oeiras. Que ninguém tenha dúvidas disto, para gáudio da Federação Portuguesa de Futebol

11 de fevereiro de 2008

Bigodes a mais

Scolari volta a deixar avisos à navegação, aos novos 'Figos' e 'Pauletas'… Quando as coisas correm mal, lá aparece o homem a apontar o dedo; se for adversário, prefere mesmo apontar o punho! Com ou sem 'bundas grandes', em Portugal ainda há (aparecem) pessoas que se desassociam dos erros do grupo. O todo é menosprezado. O líder demarca-se. Os erros do mesmo assentuam-se...

Agora digo eu: há quase uma década que em Portugal os treinadores de bigode mudaram de figurino. Que o diga António Oliveira, Jesualdo Ferreira ou (claro!) Artur Jorge… No Brasil isto ainda não aconteceu!…

PS: imagens e momentos dos cinco anos de Scolari à frente da selecção nacional serão exibidos na SIC. O que de melhor foi feito pelo sargentão no Euro 2004 e Mundial 2006 estará em destaque, principalmente aquela equipa moldada à imagem de José Mourinho. Pena que este esteja desempregado e desta feita não possa fazer o trabalho de casa. Mais do que um condutor de homens, urge orientar as mais-valias também em futebol jogado.

Talentos em África

O Egipto venceu a CAN 2008. A festa em Accra (Gana) estendeu-se até ao Cairo. Futebol de alto nível no decorrer de toda a competição. Alerta dado à Europa de que, além da América do Sul, em África também há talentos por descobrir. Exemplo: é aqui que actuam quase todos os egípcios galardoados com o título.

Atletas campeões a reter: Ahmed Fathi (ala-direito do Al Ahly), Sayed Moawad (ala-esquerdo do Ismaily), Hosny (médio do Ismaily), Aboutrika (médio-ofensivo do Al Ahly) e Zaki (avançado do Zamalek).

Cara a cara

Mais uma eliminatória da Taça de Portugal sem grandes surpresas. Infelizmente, esta temporada ainda não apareceram os tomba-gigantes, mas ainda há tempo para contratempos de última hora…

Uma palavra para a personagem desta eliminatória: José Mota. Diz o treinador do Paços de Ferreira que foi prejudicado pelo árbitro e que foi mesmo Augusto Duarte o obreiro da derrota na Luz. Independentemente de estar certo ou errado e da vergonhosa nomeação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, fica o registo da pressão exercida sobre o juiz de Braga, devido à inclusão no processo Apito Dourado, e alguns lances mal descortinados no decorrer do jogo. No final, o cara a cara com os jornalistas: “Não vale a pena falar muito pois vocês só ligam ao que se passa no Benfica, no Porto e no Sporting”. Ora aqui está um homem directo e programático. José Mota nunca antes falou tão pouco e acertadamente.

8 de fevereiro de 2008

Diamantes por lapidar

Mais uma vez perdemos (1-3) com a Itália. Justificações? Fáceis! Linhas separadas, sem subidas e descidas em bloco, transições descontínuas, meio-campo totalmente atarantado (Petit sem pernas, Maniche sem dinâmica e Deco ofuscado), ataque individualista (ponta-de-lança preso à marcação). Quem paga? A defesa, claro. Talvez o sector mais normal no meio de tudo isto (tirando o guarda-redes, com é óbvio, que não consegue tocar, pelo menos, nas bolas cruzadas para a pequena área – onde é que os gregos já viram isto!).

Uma nota final para o nosso bom condutor psicológico de homens: quando é que chega o final do Euro 2008 para aparecer alguém que treine técnica e tacticamente estes diamantes por lapidar com as quinas ao peito?

6 de fevereiro de 2008

Prenda de Carnaval

Quase dois anos depois, o FC Porto voltou a abriu as portas do Olival para que os associados pudessem assistir ao treino da equipa principal. Uma autêntica prenda de Carnaval para cerca de 200 adeptos.

Será que os aprontos que sucedem aos jogos de fim-de-semana, os mesmos que servem para descomprimir com corrida ligeira e exercícios mais específicos para os atletas não utilizados, necessitam de segredos? Não poderiam estes servir para cimentar os laços entre os amantes do futebol, principalmente as crianças, e os ídolos? Para não falar noutras situações, algo não bate bem na política de comunicação azul e branca…
Como é Carnaval e ninguém leva a mal, voltaremos ao assunto em 2010!

Pequenos grandes

Enquanto somos massacrados com discussões e inquéritos das possíveis saídas de Camacho e Paulo Bento, da Luz e Alvalade, respectivamente, podemos chegar à conclusão que, a um terço para o final da temporada, há questões bem mais pertinentes de serem reportadas pelos agentes mediáticos do desporto-rei nacional. Por exemplo, onde cabem as constatações que dizem respeito aos pequenos grandes, aqueles que conseguem, cada vez mais, vergar a hegemonia dos clubes de maior poderio.

Exemplos: Quais foram os métodos tácticos encontrados por Jorge Jesus para fazer do Sporting um grupo de jogadores sem soluções? Sem direcção nem director desportivo, como conseguem os azuis do Restelo manter os bons resultados? Com as mexidas de Inverno, ainda conseguirá o Vitória de Setúbal incomodar no topo da tabela? E o Sporting de Braga, onde anda a equipa maravilha dos últimos anos? Por que razão aparece na Luz um Nacional de peito aberto? O europeu Paços de Ferreira vai acompanhar a União de Leiria rumo à Honra? Ajudado pelo FC Porto, conseguirá Domingos Paciência dar a necessária tranquilidade à Académica? Irá o Vitória de Guimarães agarrar a Champions? E, por fim, com tamanhas dores de cabeça de tesouraria, de administração e de jogadores titulares cedidos à CAN, não será obra o trabalho que tem sido concretizado este ano no Boavista? Querem mais dicas?! É só preciso puxar um pouco pela cabeça!…

Liga ao rubro

Enquanto o FC Porto soma e segue na Liga, com mais uma goleada (4-0) imposta à União de Leiria e com Farias na pele de goleador, os outros dois grandes de Lisboa voltaram a claudicar. Depois de uma jornada algo falsa no que a resultados diz respeito, a 18.ª ronda voltou a colocar a nu as fragilidades de Benfica e Sporting no campeonato: os encarnados empataram (0-0) em casa com o Nacional e os leões foram derrotados (1-0) no Belenenses. Perante os maus campeonatos destes dois clubes, salta à vista um emblema que há apenas um ano lutava por tentar subir de divisão. Falo do Vitória de Guimarães, da excelente prestação da equipa de Manuel Cajuda, coroada com mais uma vitória (2-1) frente ao Leixões, que faz com a formação minhota se intrometa na luta pelo acesso à Champions. Infelizmente, de fora desta batalha fica o Sporting de Braga, após novo empate (1-1), agora no Estrela da Amadora.
Todavia, os destaques desta jornada vão por inteiro para a Naval, que venceu (1-2) em Setúbal o Vitória local, e para o Boavista, que contou com o inspirado Laionel e levou de vencido (4-3) o Paços de Ferreira num emocionante encontro de futebol.
Uma palavra final para a vitória (1-0) da Académica ante o Marítimo, com os recentes reforços a serem determinantes, principalmente o avançado portista Edgar.
Volto a repetir: tirando o líder e o lanterna vermelha, o campeonato permanece disputado como poucas vezes se viu...


1 de fevereiro de 2008

Viva o Marinho!

Ora aqui está o mais recente Robin dos Bosques à portuguesa. Chama-se Marinho Pinto, é o novo bastonário da Ordem do Advogados e começou a ‘partir a louça’ no que a promiscuidades diz respeito! Os barões da nossa sociedade andam inquietos com tamanhas dissecações públicas; o povo contente por vir a público algumas das centenas de situações onde o poder económico/político mostra controlar tudo e todos. É caso para dizer: Deixem o homem falar! Viva o Marinho!

Novo homem do presidente...

Ponto final no reino de Mantorras na Luz. Quando passam 100 anos do regicídio em Portugal, o emblema da águia parece também disposto a substituir a grande mascote, que sempre foi apontada como o verdadeiro sucessor do Eusébio. Bem mais alto, mais possante e principalmente com os joelhos em condições, Makukula passou a ser o novo homem do presidente!... Veremos como respondem as massas...

Sign by Danasoft - Myspace Layouts and Signs